A Fé de Abraão

-Tema:

Romanos 4.3


-Introdução: Sabemos que Abraão é o pai da fé. Mas que fé era esta? A palavra de Deus nos diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.17). Abraão ouvia a voz de Deus e as palavras do Senhor eram a base de sua fé. Confiado nas promessas de Deus ele direcionou toda sua vida. À medida que o Senhor falava com ele sua fé era alimentada e mais confiante se tornava.

Gostaria de ter fé como Abraão?

Vamos refletir sobre sete palavras que Deus deu a Abraão, sobre as quais firmou sua fé:


1- Fé para RENUNCIAR

“sai de tua terra” Gênesis 12.1

A primeira Palavra de Deus para Abrão foi sobre Renúncia. O Senhor o mandou sair de sua terra e do meio de sua parentela. Isso significava deixar sua área de conforto e partir para um lugar incerto aos olhos humanos, mas sob a certeza da dependência de Deus.
Foi assim que Abrão deixou a terra de Ur em busca da sua promessa. Foi preciso fé para fazer uma longa caminhada por lugares desconhecidos. A cada horizonte que olhava meditando onde seria a terra da promessa até que o Senhor lhe mostrou. Mas para ganhar uma terra que fosse de Deus, pela fé, precisou deixar sua própria terra.
Muitas pessoas querem ter mais fé, porém não estão dispostas a renunciar. Prazeres, pecados e até mesmo direitos naturais como estar entre família, no caso de Abrão, podem ser requisitados pelo Senhor para renunciarmos.
Para ter mais fé você estaria disposto a renunciar?
Renuncie o que for preciso para ter mais fé!

2- Fé para mudar o CARÁTER

“sê tu uma bênção” Gênesis 12.2

A segunda Palavra de Deus para Abrão foi sobre seu caráter. Enquanto caminhava em busca da promessa, sua personalidade precisou ser moldada. Duas vezes Abrão errou dizendo que sua esposa seria sua irmã (Gênesis 12.13-19 e 20.1-16). Por isso seu caráter precisava ser transformado por Deus.
O Senhor definiu que o caráter de Abrão deveria simplesmente ser uma bênção. Ou seja, tudo o que falar ou fizer teria que ser abençoado. Para isso deveria fugir de tudo o que não fosse bom ou proveniente do Senhor.
Para ter mais fé é preciso deixar o Senhor modificar o nosso caráter. Precisamos procurar ser imitadores de Cristo (I Coríntios 11.1) para ter um caráter abençoado
até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4.13).
Para ter mais fé você está disposto a deixar o Senhor moldar o seu caráter?
O caráter precisa ser transformado para receber mais fé!

3- Fé para receber a PROMESSA: 

“em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gênesis 12.3

A terceira Palavra de Deus para Abrão foi uma promessa. Ele já havia renunciado sua terra em prol da que o Senhor lhe daria. Seu caráter já estava sendo forjado pelo Senhor. Agora ele já podia receber uma promessa de Deus.
O Senhor prometeu a Abrão que teria filhos e uma família abençoada. Além disso, também abençoaria todas as famílias da terra através de sua fé. Sua fé seria tão grande o suficiente para sua família e todas as outras.
Muitas vezes buscamos fé para abençoar nossas famílias apenas. Deus quis dar a Abrão a fé para abençoar todas as famílias da terra. Tales seja por querermos bênção somente para nossas casas é que não recebemos a fé necessária para vencer.
Há uma promessa do Senhor para nossas famílias, mas isso precisa ser compartilhado com outras pessoas também.
Para ter mais fé você estaria disposto a compartilhar a promessa com outras pessoas?
Receba a promessa do Senhor e abençoe todas as famílias também!

4- Fé para SONHAR

“conta as estrelas” Gênesis 15.5

A quarta Palavra de Deus para Abrão foi para que sonhasse. Embora estivesse bem acordado, Deus o conduziu até fora de sua tenda e lhe mandou contar as estrelas. Enquanto contemplava o céu estrelado, os olhos espirituais de Abrão foram abertos e começou a sonhar. Imaginou uma multidão de pessoas inumerável como as constelações.
A partir daquele momento a vida de Abrão mudou muito. Um velho de noventa anos, com olhos já cansados agora, mesmo na escuridão da noite, tinha o brilho de um sonho no olhar. Foi este sonho que motivou a vida de Abrão pelo resto de sua vida.
Certa vez aprendi que ‘um homem sem um sonho é um homem morto’. Os sonhos dinamizam a vida de qualquer pessoa. Uma pessoa frustrada não consegue mais sonhar.
Se a fé é
é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem” (Hebreus 11.1) e se também devemos andar por fé, e não por vista” (II Coríntios 5.7), então precisamos aprender a sonhar. Deus nos deu a mente com capacidade para imaginação para criar pensamentos e sonhos abençoados. Esta é uma maneira de alimentar a fé.
Faça como Abrão, conte estrelas. Imagine você recebendo o milagre que tanto sonha. Feche seus olhos e veja seu ente querido recebendo Jesus. A pessoa que tanto ama sendo curada ou liberta pelo poder de Deus. Enquanto oramos devemos imaginar somente isso par fortalecer nossa fé.
Para ter mais fé você tem sonhado com o que pede ao Senhor?
Sonhe a cada momento com o que você crê!

5- Fé para viver em SANTIDADE: 

“anda na minha presença e sê perfeito” Gênesis 17.1

A quinta Palavra de Deus para Abrão foi sobre Santidade. Para que Deus realizasse seu propósito em sua vida, precisaria santificar sua vida totalmente ao Senhor. Sarai sua esposa não havia entendido a promessa sobrenatural de Deus e quis ajudar ao Senhor cumprir sua promessa dando filho a Abrão através de sua empregada (Gênesis 16.1-15).
Com este ato, pararam de sonhar espiritualmente para agir carnalmente. Por isso Deus precisava santificar a vida de Abrão preparando-o para receber o propósito Deus para sua vida. Esta situação embaraçosa entre Sarai e Agar era um empecilho para que a família de Abrão fosse abençoada por Deus.
Em nossas vidas também precisamos nos santificar antes de receber o milagre de Deus. Como o Senhor ordenou a Josué “santificai-vos hoje porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3.5). Deus já nos deu “toda sorte de bênçãos nas regiões celestiais” (Efésios 1.3) só falta estarmos prontos para receber. Por isso Deus quer santificar nossas vidas nos preparando para ser abençoados.
Para ter mais fé você está disposto a santificar sua vida?
Santifique-se hoje para que sua fé aumente e receba o milagre amanhã!

6- Fé para ter uma ALIANÇA com Deus

“será contigo a minha aliança” Gênesis 17.4

A sexta Palavra de Deus para Abrão é uma Aliança. Aliança é um compromisso, pacto ou contrato. Deus garantiu para Abraão que lhe daria sua promessa. Da mesma forma que Deus garantia a Abrão, ele também deveria ter compromisso com Deus.
A partir de agora o nome de Abrão foi mudado para Abraão que significa “pai de numerosas nações” (Gênesis 17.5). Para não esquecer, Deus lhe deu um novo nome e todas as vezes que seu nome Abraão fosse dito, estaria lembrando-se da promessa.
Muitas pessoas querem ser abençoadas, mas não estão dispostas a assumir o compromisso de uma Aliança com Deus. Ao nos convertermos, passamos a ter um novo nome, fazemos tudo não em nosso nome, mas no nome de Jesus. Cada cristão deve carregar neste nome a promessa de ser um servo de Cristo.
Para aumentar sua fé é preciso ter uma Aliança de compromisso com Deus e usar a autoridade do nome de Jesus como garantia da promessa (Atos 4.12).
Para ter mais fé, você está disposto a fazer uma aliança com Deus?
Deus já tem um pacto com você, basta assumir compromisso com ele!

7- Fé para ENTREGAR tudo: 

“toma teu filho, teu único filho” Gênesis 22.2

A sétima palavra de Deus para Abraão foi sobre Abnegação. Abnegação significa negar-se a si mesmo (Lucas 9.23), deixando vontade e prazeres em prol da soberania do Senhor.
Deus já havia dado um filho a Abraão. Isaque significa sorriso e alegria (Gênesis 21.6). De fato este filho era o maior prazer para Abraão. Deus lhe fez uma prova de fé e abnegação porque a promessa que havia feito não era de lhe dar um filho apenas, mas multidões.
Até aqui o sonho de Abraão já estava cumprido. Mas a promessa de Deus era muito maior. Para saber se Abraão estava pronto para fazer parte do propósito Divino, precisava ser provado em sua fé. Se abrisse mão de seu sonho em prol do propósito de Deus, receberia muito além do que imaginava. Abraão aceitou o desafio. Abriu mão de sua alegria (Isaque) e recebeu a felicidade completa.
Quantas vezes queremos que Deus realize apenas nosso querer, sendo que se aceitássemos a sua vontade tudo seria muito maior e melhor. Por isso Jesus disse que
se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8.34). É preciso abnegação para receber o que Deus tem para nossas vidas. Uma mão fechada não está pronta para doar e nem para receber.
Para aumentar sua fé, você estaria disposto a abrir mão de sua alegria?
A abnegação é a maior prova de fé que alguém pode enfrentar!

Aumente sua fé!

-CONCLUSÃO:

Jesus é o “autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2). Por isso devemos pedir a Ele que nos dê a fé que precisamos, “aumenta-nos a fé” (Lucas 17.5).
Como fez Abraão, precisamos basear nossa fé nas palavras de Deus para nossos corações. Deus pode usar pessoas para falar conosco. Pode falar diretamente em cada coração. Mas fala principalmente pela leitura da Bíblia e pela Pregação do Evangelho. Quem deseja crescer na fé precisa estar sempre atento e 
sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” (Tiago 1.22).
Você tem recebido palavras do Senhor para sua vida?

Baseie sua fé nas Palavras de Deus para sua vida!

Veja o slide do estudo: A fé de Abraão

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

41 comentários:

  1. A fé não vem de Deus. foi mal interpretado o versículo acima, pois quando os apóstolos pediram fé à Jesus este lhe deu resposta negativa e disse que era um trabalho nosso, termine de ler a passagem e vai ver que Jesus não acrescentou a fé pedida, mas deu uma lição de como alcançá-la por si. "Aquele faz somente o que é mandado é um servo inútil". Assim se a fé fosse um gatilho acionado por Deus, e se Deus amou o mundo todo, e ainda, se a salvação é pela graça, logo, todo o mundo já estaria salvo e servindo a Deus, do contrário Deus seria muito ruim e excludente. Porém isso ainda não aconteceu porque a fé não vem de Deus e sim dos homens é o instrumento pelo qual o homem encontra a graça. se fores estudioso e confiante na palavra do Senhor busque esse conhecimento e terás prosperidade diante do Senhor, não confie no que lhe falam escute apenas a voz de Deus. (Ellison Costa Cereja, seu irmão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Pastor, parece-me que o irmão Ellison esta redondamente enganado, a palavra de Deus em Efésios capitulo 2 verso 8 fala de forma contundente que a fé não vem de nós mas e dom de Deus, mais adiante afirma que tal ocorre para que ninguem se glorie.
      Deus seja conigo abençoado

      Excluir
    2. A fé é um dom de Deus!!!! ta na biblia!!!

      Excluir
    3. A mensagem foi tremenda Pastor, que Deus continue abençoando o senhor!!! fica na paz.

      Excluir
    4. Ellison Cereja, a Fé vem sim de Deus. o Senhor Jesus é a terceira pessoa da trindade, Ele disse: Eu e o Pai somos um. Eles tem o mesmo Espírito. O Espírito Santo. O Senhor Jesus Cristo é o Autor e consumador da Fé. Ele Criou a Fé, Ele usou a Fé aqui na terra até a morte e morte de cruz, para nos salvar e disse ESTÁ CONSUMADO. A Fé é dada por Jesus Cristo aos que creem no seu nome e recebem a sua palavra, cumprindo o que o próprio Deus Criador falou: ESTE É O MEU FILHO AMADO EM QUEM ME COMPRAZO, A ELE OUVI. Tudo é por meio de Jesus Cristo, nele , por ele, e para ele.

      Excluir
    5. OH Abençoados Ellison e Andre Santos vcs estão equivocados quanto a isso a Fé só vem de Deus o que Jesus quer dizer é que para terem Fé é necessario obedecer alem daquilo que lhe foi mandado ou seja eles estavam tratando do perdão. então se ouvir a plavra e obedecer mais do que lhe é mandado isso gera Fé, pois, a Fé vem pelo ouvir, e o ouvir da Palavra de Deus. e não existe Fé pra isso , ou Fé pra aquilo Fé é Fé e Fé só vem de Deus. observem esse versículo e tirem suas próprias conclusões.O texto sagrado afirma em Fl. 2:13 - "... porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."e mais Jeremias 33-2

      Excluir
    6. Em efésios 2:8 diz: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Então o amado irmão Ellison está equivocado.

      Excluir
    7. A biblia fala q o homem nao pode receber nada se do alto nao lhe for dado.Sendo assim creio q DEUS deu a cada 1 a fe basta exercitala na caminhada com JESUS CRISTO .AMEM

      Excluir
    8. Enfim, a fé é dom de Deus, precisamos dia a dia exercita-la. quanto a mensagem, maravilhosa, a cada um pode-se interpretar, de maneira diferente, mas o propósito é único, saber desenvolver cda vez mais, a fé, a fé sem obras é morta.
      Que Deus abençoe a todos, e devemos pedir sabedoria e discernimento na palavra de Deus, somos guiados pelo Espirito Santo.

      Excluir
  2. Gostei muito do estudo! Que Deus continue lhe abençoando sua mente e lhe dando sabedoria!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por essas palavras, porque mim ajudaro aprender mas sobre a fé.A fe vem pelo ouvir.

    ResponderExcluir
  4. Creio muito em Deus, Sei que a todo momento de minha vida . Ele se fáz Presente. Pois ele me Devolveu minha vida por três veses,. todas por tentativa de suicidio, e dá ultima vez eu senti a presença dele, me dizendo que eu ainda tenho muito a cumprir nesse mundo. E Graças ao Meu Deus O Agradeço a cada minuto e segundo de minha vida. AMÈM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai varoa!DEUS É CONTIGO!

      Excluir
    2. A paz do Senhor querida...
      A palavra do Senior diz:`muitos Sao os planos do coraçao do homem,mas o que prevalece é o propósito do Senhor.(proverbios19:21)
      Faça como Abraao seja obediente ao chamado do Senhor pois ele quer te usar para abençoar vidas atraves do seu testemunho
      EU passei por al go parecido, arias vezes pensei, ja peguei o carro de madrugada pra poder me jogar da ponte, drogado deprecivo ...
      O inimigo planejou Contra minha VI a assim como a sua,
      Mas o nosso Deus, Deus de poder,soberano...tem um Plano maravilhoso para nossas vidas!
      Sejamos corajosos,obedientes,tementes e vigilantes!
      Medite
      1 Pedro 5:8
      Que a Santa e gloriosa paz do Semhor esteja sempre contigo



      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. IRMÃOS PALAVRA DE DEUS NÃO CAI PÓ TERRA TUDO ÉS DON DE DEUS PÓ AMOR ELE NÓS DAR ESSE AMOR TUDO ÉS DE DEUS E PARA ELE ÉS TODAS AS COISAS AMÉM !!! AMEI MUITO A PALAVRA EU ESTOU APRENDENDO MUITO PASTOR WELFANY QUE DEUS ABENÇOA TUA FAMILIA AMEM UM ABRAÇO NO TEU CORAÇÃO AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  6. QUASE TODOS OS DIAS EU DOU UMA OLHADINHA ,E GUANDO EU COMEÇO A LER A MENSAGEM , EU SINTO A UNÇAO DE DEUS INSPIRADA EM TODAS AS PALAVRAS QUE ESTÃO ESCRITA ,E ISSO ME FORTALEÇE ,QUANDO ESTOU FRACO,DEUS ME RENOVA ATRAVES DAS SUAS PALAVRA!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a mensagem
    quero aprender mais com as promessas de Deus

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a mensagem
    quero aprender mais com as promessas de Deus

    ResponderExcluir
  9. Muito maravilhoso, ´pois a fé vem de Deus sim! Ele nos fortalece e nos ama, portanto só Ele poderá nos completar d força e fé!!!

    ResponderExcluir
  10. Amados, primeiramente boa tarde!

    Só uma observação, e a mesma faço com intuito de nosso crescimento.
    O amigo lá em cima, o Ellison Cereja, ele está certo.
    O versículo acima, usado no texto central desta postagem esta com a interpretação errada, pois quando os apóstolos pediram fé à Jesus este lhe deu resposta negativa. Depois foram feitas alguns adendos sobre o texto de Efesios capitulo 2 verso 8, que também foi interpretado de maneira errada, pois, a fé que é tratada neste texto é bem especificada por Paulo como a fé para Salvação, inclusive é dos textos que nos comprova a Eleição, mas, não quero mexer com a teologia de ninguém, e nem devo, mas se pudermos conhecer, e entender melhor as escrituras, poderemos viver de fato, a liberdade que jesus fala em João 8:32. Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  11. A postagem está muito boa, graças a Deus pela vida do Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

    ResponderExcluir
  12. Aprendi muito ,palavra de benção e Fe.

    ResponderExcluir
  13. Queridos, boa tarde.
    O texto de Ef 2:8 refere-se que a GRAÇA é dom de Deus, não a fé.
    Somente pela graça de Deus é que somos salvos, aceitos, perdoados.
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Deus o abençoe muito Pastor. Tremendo foi esse estudo. Graças a Deus que lhe deu esse entendimento e sabedoria.
    Que Deus nos dê coração humilde para recebermos a Palavra que tão gentilmente foi trazida e certamente inspirada pelo Espírito Santo de Deus. E creia-me veio no momento exato em que eu desta palavra precisava, além de iluminar meus pensamentos, me trouxe esperança e fé, foi resposta de Deus. Esta última noite eu clamei tanto a Deus por direção e resposta. E hoje logo cedo, eu me lembrei de Abraão e me ocorreu pesquisar no google o que era a fé de Abraão e assim que digitei essa mensagem era a primeira da lista de pesquisa. Cliquei e fui abençoada! Minha oração respondida. Essa é a beleza e o mistério das coisas de nosso Deus. Em algum momento o Espírito Santo lhe inspirou exatamente nos pontos onde eu precisava enxergar, e não só eu, mas muitos foram abençoados p esta mensagem.
    Deus seja louvado!!
    Eu estou como Abraão e Sara estiveram um dia. Mas vou voltar a sonhar contando as estrelas do céu. Vou crer e não vou desistir.
    Belo exemplo de humildade Pastor o senhor nos deu.

    ResponderExcluir
  15. eita DEUS tremendo eu quero essa fé!

    ResponderExcluir
  16. A paz eu também creio que a fé é como um pulso que nos leva a alcançarmos mais a Deus é que a fé é algo que nós geramos a cada dia mais e mais ao nos aproximarmos de Deus pois creio que Ele é esse purso que acrescenta fé mais e mais em nós para alcançarmos o seus sonhos em nossas vidas sendo assim eu creio quando a bíblia diz que caminhamos de fé em fé para a glória de Deus e que sendo assim a fé é algo que Deus geram em nossos corações para nos aproximarmos mais DEle pois por nós mesmos jamais teríamos fé a amado pastor e irmão em Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Graça e paz pr. Welfany Nolasco.

    Mensagem de Deus! Louvo a Deus pela sua vida. Gostaria de aproveitar o assunto em pauta e convidá-lo para conhecer uma série de Mensagens sobre A FÉ DE ABRAÃO

    Será um prazer receber sua visita.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado pela explicação, me ajudou muito.
    Usei algumas coisas em minha pregação. amém que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  19. a mensagem foi edificante mim ajudou muito

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, me chamo, Patrícia Palheta, de Belém-Pará, Da igreja do Evangelho Quadrangular- Tabernáculo do Providência. Gente, gostei muito do estudo, pois essa palavra foi ministrada no culto de domingo passado e foi tremendo, como tenho uma célula e usamos o mesmo texto da pregacão de domingo, vir buscar mais informacoes e me senti totalmente edificada, fortalecida, cheia da uncao e contando as horas para quarta-feira expor a célula este estudo abencoado. Muito obrigada, que Deus continue lhe usando como vaso tremendo transbordante.

    ResponderExcluir
  21. A paz a todos amei o estudo , muito bom que o senhor continue abençoando vcs..

    ResponderExcluir
  22. A paz a todos amei o estudo , muito bom que o senhor continue abençoando vcs..

    ResponderExcluir
  23. parabéns muito bom o estudo ! que Deus venha continua de abençoando e ti dando sabedoria ! apaz do sonhor ! irmã stephany

    ResponderExcluir
  24. Ev.Daniel C.Teixeira7 de maio de 2016 22:11

    PR. WELFANY NOLASCO RODRIGUES, parabéns pela postagem. Muito edificante e esclarecedor. Quanto ao irmão ELLISON CEREJA penso que talvez não tenha entendido o teor da mensagem. A fé é dada por Deus sim. Observe o que diz o apostolo Judas. JUDAS. 1· 3.
    3 "Amados, enquanto eu empregava toda a diligência para escrever-vos acerca da salvação que nos é comum, senti a necessidade de vos escrever, exortando-vos a pelejar pela fé que de uma vez para sempre FOI ENTREGUE AOS SANTO", Não foi cultivado, sim entregue e se foi entre aos santos somente Deus poderia entregar.
    Segundo o apostolo Paulo, tudo que temos é porque recebemos de Deus. "Pois, quem te diferença? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido? ICorintios.4.7.
    Não quero julgar e muito menos critica-lo, apenas ajuda-lo.
    Um abração!!!!

    ResponderExcluir
  25. Judas 3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

    porque o justo viverá pela fé.
    Gálatas 3:11 fe modo de vida do cristao nao se trata de mais ou menos fe e sim de fe genuina

    ResponderExcluir
  26. a letra mata , mais o espirito vivifica. tem certos pastores que entende so a letra nao concegue enchergar a revelacao de DEUS . vamos buscar mais a DEUS.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.