EL ELOÉ: O Deus pessoal

nome de Deus El Eloé


Gênesis 33.20 "E levantou ali um altar e lhe chamou Deus, o Deus de Israel".
 
O termo derivado de ELOHIM, semelhante ao JEOVÁ ELOAI, o nome EL ELOÉ* ou ELOAH (אֵלִ֣י)* aparece 348 vezes na Bíblia, fala de um Deus pessoal, um Deus próximo, por isso Jacó disse que o Senhor era seu Deus, era o Deus de Israel, associando o seu nome ao nome de Deus (Gênesis 33.20). Quando ouvimos dizer: “O Deus de Abraão, Isaque e Jacó” este é ELOAH, o Deus que nos conhece pelo nome (Isaías 43.1).
Ao intercedermos por um irmão em Cristo  podemos chamar o Senhor de ELOAH, dizendo que o Senhor é o Deus pessoal daquela pessoa. Seria como se eu dissesse: ‘O Deus da minha vida’ ou ‘O Deus de ________’ (seu nome). Associando o próprio nome ao nome Divino.
Quando o rei Dario foi à cova dos leões chamar Daniel ele disse: “Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso de que o teu Deus (ELOAH) a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te?” (Daniel 6.20). Daniel conhecia ao Senhor pessoalmente.
Você já recebeu a Jesus como seu Salvador pessoal?
Diga ao Senhor que Ele é o seu Deus pessoal!

_________________
STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 1522.

Veja mais sobre: Os nomes de Deus


livro os nomes de Deus

E-book: Os Nomes de Deus 

Os nomes de Deus são expressões usadas pelo povo de Israel para se referir ao Senhor através de seus atributos e obras maravilhosas. Em cada fase da história do povo de Deus, aprenderam um pouco mais sobre a glória do Senhor e o chamavam por nomes que marcavam esse momento. Este estudo é um convite a se relacionar cada vez mais com um Deus que é tudo que precisamos e sempre se revela a nós com amor.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp