Onisciente, Onipresente e Onipotente

Tema: ATRIBUTOS DE DEUS

 
Salmos 139

Introdução: O Salmo 139 traz palavras profundas de uma linda oração, mas, além disso, também fala um pouco sobre 3 atributos de Deus: o conhecimento, presença e poder. O prefixo ONI significa único ou total, de maneira que Deus é o único e totalmente Senhor.
Fazemos algumas perguntas: Já parou para pensar como Deus sabe todas as coisas? Como o Senhor pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo? Sabia que o poder de Deus é infinito?


Você conhece os atributos de Deus?

A resposta é simplesmente: TUDO! Vamos basear no Salmo 139 e refletir sobre três atributos principais de Deus:

 

1- ONISCIÊNCIA – Deus sabe todas as coisasSalmos 139.1-6 e 17,18

Deus é Onisciente!!! Ele sabe todas as coisas.

O salmista diz que Deus sabe todas as coisas, desde as mais simples como se assentar, andar deitar e levantar, até as mais difíceis como os pensamentos e as palavras antes que sejam ditas.

Deus nos conhece profundamente. Ele nos sonda e conhece. A sonda era uma espécie de corda com um peso na ponta que era usada para ‘sondar’ a profundidade de um rio, lago ou mar. Deste modo o salmista compara conosco dizendo que Deus sabe o que há no mais profundo de nosso ser.

O Senhor sabe todas as coisas sobre nós, até o que ninguém, nem mesmo nós sabemos, Deus sabe. Por isso ele diz: “Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.” (v.17,18).

Somente Deus pode saber todas as coisas. Todos os mistérios e coisas ainda não descobertas Deus já sabe. O Senhor sabe tudo o que já aconteceu no passado e o que haverá no futuro. Somente Ele pode saber isso. Também sabe o que todas as pessoas pensam e ninguém mais pode saber isso, somente Deus. Qualquer pessoa que diga adivinhar o futuro ou passado está mentindo, por que este conhecimento é reservado somente para Deus (Isaías 44.25Deuteronômio 18.10).

Talvez você pense ‘mas se Deus sabe que vai acontecer o mal, por que não impede?’. Saiba que Ele quer impedir, mas respeita as decisões e consequências dos atos humanos, por que nos ama.

O ser humano quer saber tudo. Estuda a história e faz previsões do tempo. Tudo isso por que Deus permite que use sua inteligência a seu favor. Contudo sempre haverá perguntas sem resposta. Há mistérios que pertencem somente a Deus, por que somente Ele é Onisciente.

Você sabia que Deus te conhece profundamente?

Deus tem sondado o íntimo de seu coração!         

 

2- ONIPRESENÇA – Deus está em todo lugarSalmos 139.7-12

Deus é Onipresente!!! Ele está em todos os lugares.

O salmista declara que Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Para Deus não há distância. Mesmo que se esconda no mais profundo ou mais alto lugar, “ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá” (v.10).

Pelo fato de estar presente em todo lugar ao mesmo tempo, Deus pode ver tudo. O salmista ainda diz que mesmo que se esconda no lugar mais escuro, Deus pode ver do mesmo jeito por que “até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa” (v.12).

Você pode se perguntar: ‘se Deus está em todo lugar, então estaria em locais onde está sendo cometido o pecado?’. Sim. Mas mesmo que Deus esteja presente, o que diferencia é como está presente. Certamente o Senhor está triste e não tem prazer naquele momento ali. Seria como quando você está em um lugar que não gostaria de estar, mas precisa ficar. Deus em todo tempo e lugar está bem acordado (Salmo 121.3,4).

O ser humano busca onipresença. Cria máquinas ágeis para estar em mais de um lugar num mesmo dia, envia sua imagem através da tecnologia querendo estar presente através de sua voz em lugares longínquos. Isso tudo só é possível por que Deus permite ao ser humano como seu semelhante (mas nunca igual). Contudo a Onipresença pertence somente a Deus.

Não há onde alguém possa fugir da presença de Deus, principalmente se você entregou sua vida pra Jesus, a mão de Deus te acompanhará onde estiver.

Você sabia que nunca está sozinho?

Deus sempre está contigo em qualquer lugar!

 

3- ONIPOTÊNCIA – Deus pode todas as coisasSalmos 139.13-16

Deus é Onipotente!!! Ele tem todo o poder.

O salmista declara o poder infinito de Deus ao dizer que Deus pode dar a vida. O maior milagre de todos é a vida. Você pode plantar uma semente, mas não pode fazê-la nascer se não for a vontade de Deus. Um cientista pode fazer uma inseminação artificial, mas o dom da vida pertence a Deus.

Quando paramos para pensar que Deus mesmo quando estávamos no ventre materno, lá ele já sabia tudo sobre nós (Onisciência), ali estava presente gerando a vida e formando nosso ser (Onipresença) e que o próprio Deus nos trouxe à existência (Onipotência), ficamos maravilhados com a grandeza deste Deus.

Mais uma vez você pode questionar ‘se Deus pode tudo por que não acaba com o mal de uma vez?’. Deus tem lutado contra o mal o tempo todo e tudo que não é Dele será destruído quando “a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo” (Apocalipse 20.14), mas até este momento final, Deus continuará lutando a favor da humanidade, à medida que esta reconheça o Seu poder.

O inimigo, antes chamado Lúcifer, caiu por querer ter maior poder que Deus. O ser humano também se esquece que há um limite para sua existência e pensa que pode tudo, por isso há tantos problemas. O poder é a causa da luta entre as pessoas quando um quer exercer força sobre seu próximo. A luta pelo poder tem gerado guerras. Esta não é a vontade de Deus.

Quando reconhecemos que todo poder pertence a Deus, tornamo-nos mais humildes e dependentes do Senhor com capacidade para amar o nosso próximo.

Quando encontramos algo impossível, há uma oportunidade para conhecer o poder de Deus “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1.37) e “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lucas 18.27). Mesmo que o ser humano faça grandes descobertas e alcance muito poder, Deus sempre reservará algo, um limite, para que a humanidade dependa do Senhor.

Você sabia que Deus pode todas as coisas?

Seja qual for dificuldade, Deus tem poder!

 

Deus sabe tudo, está em todo lugar e pode todas as coisas!

CONCLUSÃO

Salmos 139.23,24 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.

O ser humano quis pela ciência conhecer a terra, os mares e o ar (busca pela onisciência), também desejou andar por todo o planeta com seus veículos velozes, navegar como os peixes e voar como pássaros (busca pela onipresença), ou seja, quer dominar tudo exercendo poder sobre o mundo (busca pela onipotência). Mas somente Deus pode saber tudo, estar em todo lugar e tem todo o poder por que só Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente.

O salmista ao reconhecer a grandeza dos atributos de Deus também demonstra indignação pelas mazelas do ser humano nos versículos 19 a 22 onde deseja que Deus em seu conhecimento, presença e poder infinitos faça justiça dizendo “Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso” (v.19).

Não compete a nós julgar por que Deus tem todo conhecimento, presença e poder e não resolve como e quando queremos os problemas do mundo.

O que devemos fazer é permitir que a sonda de Deus penetre em nosso íntimo nos conhecendo, estando presente em nós e operando o impossível em nosso ser. Assim devemos também orar confiados que o Senhor nos conhece profundamente (Salmos 139.23,24).

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp