O cego Bartimeu

Tema: SALVAÇÃO  

mãos de Jesus tocando nos olhos do cego Bartimeu

Marcos 10.46-52

Introdução: Existem situações em que não enxergamos uma saída. Passamos por uma cegueira emocional ou espiritual, sem saber o que fazer ou para onde ir. Mas quando encontramos com Jesus, nossos olhos são abertos e podemos ver a saída.
A história de Bartimeu fala um pouco para cada um de nós. Como se este personagem representasse cada um de nós e também vivemos um pouco de sua história. Talvez você se identifique com Bartimeu e encontre semelhanças com seu exemplo.

Você não consegue ver uma solução?

Vamos aprender com o exemplo de Bartimeu:

1- Situação de Bartimeu: v.46

A realidade de Bartimeu era muito difícil e nos trazem grandes lições para nossas vidas, quando nos sentimos nesta mesma condição.

Algumas características da situação de Bartimeu:

a) Jericó: um lugar marcado pela história do pecado e de inimigos do povo de Deus (Josué 6.1-27). A cidade chegou a ser amaldiçoada (Josué 6.26).
Jericó aqui pode simbolizar estar no meio de perseguições e do pecado. Quando estamos num lugar muito difícil.
b) Cego: Não se sabe se nasceu sem enxergar ou se ficou cego. Possivelmente seria um cego de nascença, embora naquele tempo havia muitas doenças devido à falta de condições de higiene, que provocassem a cegueira.
A cegueira significa que não visualizamos uma alternativa ou saída para a situação.
c) Mendigo: Estava mendigando porque não havia apoio às pessoas deficientes, sem condições de trabalhar, discriminado pela família que provavelmente também era pobre.
Pedir esmolas representa a falta do que é essencial e ter que se humilhar pedindo socorro.
d) Assentado: Sua condição era estática, não havendo muito o que fazer. Estava acostumado e sujeito a ficar ali na entrada da cidade onde as pessoas poderiam vê-lo e ajudar. Havia uma tradição de não receber cegos nas casas (II Samuel 5.8).
Assentar-se significa uma acomodação, quando ficamos inertes sem saber o que fazer.
e) Beira do caminho: Bartimeu nem entrava nem saía da cidade de Jericó, ficando à beira do caminho. Este era o estado de indecisão que vivia.
Estar na beira do caminho nos traz a lição de que precisamos tomar uma decisão e sair ‘de cima do muro’.

Se você está vivendo situações de perseguição (Jericó), não vê uma saída para seus problemas (cego), tem implorado por uma ajuda (mendigo), está parado sem saber o que fazer (assentado) e precisa tomar uma decisão (beira do caminho), então você está como Bartimeu.
Jesus sabe de sua situação!

2- Atitudes de Bartimeu: v.47, 48 e 50

O milagre na vida de Bartimeu foi marcado por algumas atitudes suas diferentes de outras pessoas que foram curadas por Jesus.

Algumas atitudes marcantes de Bartimeu:

a) Ouviu (v.47ª): o evangelista Lucas narra o detalhe que Bartimeu ouviu o barulho da multidão, perguntou o que estava acontecendo e soube que Jesus estava passando (Lucas 18.36,37).
A primeira coisa que precisamos fazer é ouvir sobre Jesus porque “a fé vem pelo ouvir” (Romanos 10.17).
b) Clamou (v.47b): Bartimeu era cego, mas tinha forças para gritar, por isso no meio do barulho da multidão ele clamava ao Senhor Jesus chamando-o pelo nome profético de “filho de Davi” (v.47,48) e pedindo: “tem compaixão de mim” (v.47) ou “tem misericórdia de mim” (v.48).
A oração é a forma de falarmos com Deus e apresentarmos nossos pedidos (Mateus 7.7-9). Cada um de nós tem um pedido em seu coração e Jesus tem sim compaixão e misericórdia de cada um de nós.
A palavra compaixão significa paixão junto e misericórdia é sentir a miséria do coração. Isso significa que Jesus sabe o que sentimos e compartilha de nossa dor.
c) Perseverou (v.48): As pessoas mandavam Bartimeu parar de gritar, seu barulho incomodava. Mas ele continuou insistente e sem parar.
Quando temos um sonho precisamos lutar até conseguir e nunca desistir porque Deus vê e na hora certa vai nos atender.
d) Deixou a capa (v.50ª): A capa de Bartimeu era tudo o que tinha. Servia como um cobertor para o proteger do frio da noite e do sol do dia quente. Quando soltou sua capa, abandonou sua situação e seu passado.
Precisamos deixar as capas das aparências para seguir somente Jesus, abandonando o nosso passado para ser uma nova vida (II Coríntios 5.17).
e) Levantou-se (v.50b): Bartimeu saiu de sua inércia na beira do caminho e tomou a decisão de ir até Jesus. O ato de se levantar e procurar o Meste, ainda cego, foi uma atitude de fé.
É preciso se levantar para ver Deus agir em nossas vidas. Primeiro é necessário crer para então ver (João 11.40). Deus tem uma porta aberta para nós, mas precisamos dar o primeiro passo (Êxodo 14.15).

Como Bartimeu você pode ouvir a Palavra de Deus que te fortalece para ter fé, precisa clamar ao Senhor de todo o seu coração, perseverar na presença de Jesus, deixar as capas que te enganam muitas vezes e se levantar para um novo tempo.
Tome uma atitude na presença de Jesus!

3- O que Jesus fez: v. 49, 51, 52

Muitas multidões já haviam passado por aquele lugar e muitos pregadores talvez também tenha passado, mas aquele dia foi diferente, porque Jesus fez o que ninguém nunca tinha feito.

O que Jesus fez com Bartimeu:

a) Parou (v.49ª): Jesus parou no meio da multidão que provavelmente também teve que parar. Todos devem ter estranhado o que estaria acontecendo.
Não importa o tumulto da multidão, quando estamos sofrendo Jesus para os céus e a terra para nos atender e também cessa todo sofrimento em nossas vidas.
b) Chamou (v.49b): Jesus ouviu os gritos de Bartimeu e mandou chamar ele. As mesmas pessoas que mandaram ele calar a boca tiveram que dar o recado de Jesus: “tem bom ânimo; levanta-te ele te chama” (v.49).
No meio das lutas, quando ninguém te vê Jesus manda te chamar e avisa que chegou a sua vez. Deus nos chama pelo nome porque nos conhece (Isaías 43.1).
c) Perguntou (v.51): A pergunta de Jesus era clássica para ouvir da própria pessoa o que precisa. Foi a oportunidade de Bartimeu pedir para voltar a enxergar.
Jesus sabe tudo o que precisamos, mas quer ouvir de nossa boca o nosso pedido para nos atender com amor (João 14.16).
d) Salvou (v.52ª): A declaração de Jesus para Bartimeu foi que a fé dele o salvou. Muito mais do que apenas uma cura, Jesus salvou a vida de Bartimeu.
Através da fé somos salvos pela graça de Deus (Efésios 2.8,9). Esta é a maior de todas as bênçãos.
e) Curou (v.52 b): Conforme o pedido de Bartimeu ele foi curado por Jesus e passou a enxergar. Melhor ainda que a primeira visão que teve foi contemplar o rosto de Jesus.
Jesus nos cura e tira todo mal de nossas vidas, restaurando nossa saúde física, emocional e espiritual (II Tessalonicenses 5.23).

Assim como Jesus fez com Bartimeu também faz com nossas vidas. Diante dos tumultos Jesus para tudo para nos atender, nos chama pelo nome com amor, nos pergunta o que precisamos, nos salva e nos cura com seu poder.
Jesus faz maravilhas em sua vida!

Jesus é a solução que você precisa!

CONCLUSÃO

A situação de Bartimeu exemplifica nossas vidas, mas suas atitudes nos ensinam como proceder para buscar uma solução. Jesus faz tudo para nos encontrar e abençoar. Depois que encontramos com Jesus nossos olhos se abrem e podemos ver sua face gloriosa que nos enche de esperança. Quando olhamos para o mundo e as coisas ao nosso redor ficamos cegos espiritualmente e não enxergamos uma saída, mas se fixarmos somente em Jesus podemos ver pelos olhos da fé.

Olhe somente para Jesus!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp