A plenitude dos tempos - Pregações e Estudos Bíblicos

A plenitude dos tempos

-Tema: ESCATOLOGIA


II Pedro 3.8-13
-Introdução: A plenitude dos tempos significa o tempo (kairós) de Deus para o mundo desde Jesus Cristo até o fim de tudo.
Este é um tema de grande importância para o povo de Deus, mas que por vezes se encontra esquecido. Essa doutrina alimenta a esperança do povo de Deus (embora inspire terror para quem não tem ainda esta confiança).
Não é possível tratar o assunto todo de uma só vez, então, para começar é preciso deixar alguns detalhes e estudar de forma simples. A solução para alcançarmos o pleno conhecimento escatológico é falar mais e mais vezes sobre o assunto através de estudos individuais e coletivos.
Também não entraremos em muitos detalhes por falta de espaço. Nem mesmo nos preocupamos agora com a ordem dos fatos. O propósito é compreender os fatos que acontecerão e aprofundar no assunto mais tarde à medida do interesse de cada um.

O que acontecerá no fim?

De forma simples veremos 12 (doze) fatos importantes com relação à plenitude dos tempos:

1) JESUS CRISTO: Hebreus 1.1-4

O evento mais importante de nossa história é a vinda de Jesus. Da mesma forma que foi tudo previsto em detalhes sobre toda a vida de Jesus e os espectadores da época não perceberam, pode estar acontecendo conosco sobre a Sua segunda vinda. Subindo ao céu a última coisa que Jesus falou é que voltaria do modo como subiu (Atos 1.1-9).

2) IGREJA (tempo da Graça): II Coríntios 5.17-6.2

Vivemos hoje no tempo em que temos acesso direto à presença de Deus por meio da fé. Sabemos que é tempo de "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Isaías 55.6).
Este é o tempo de anunciar o evangelho e fazer parte do corpo de Cristo.

3) SINAIS DO FIM: Mateus 24.4-14 

Muitos eventos que acontecem hoje são cumprimento de profecias Bíblicas que servem para anunciar a proximidade da volta de Jesus (Marcos 13.3-13). Quanto mais se aproxima a vinda do Senhor, mais coisas acontecem e com maior frequência.
Exemplos: pregação do evangelho em todo o mundo seguido de catástrofes, terrorismo, apostasia, imoralidade...

4) GRANDE TRIBULAÇÃO: Mateus 24.21-27

Este é um tempo em que haverá muita perseguição e frequentes desastres (Marcos 13.14-23), quando se manifestará o anti-cristo e lutará contra o povo de Deus (II Tessalonicenses 2.1-12; Daniel 9.25-27; 7.25-27; 8.23-26 e 11.32-39).
A grande Tribulação culminará com a grande batalha do Armagedom, quando o anti-cristo reunirá todas as forças contra Cristo e Seu povo até ser derrotado (Apocalipse 16.12-19 e 19.19-21).

5)  A 1ª RESSURREIÇÃO (dos salvos): Apocalipse 20.1-6

Repentinamente, os servos de Deus de todos os tempos ressuscitarão com corpos restaurados (I Coríntios 15.50-58) para receberem sua herança nos céus. Serão os primeiros a ser recompensados.
Segundo Daniel 12.1-3,10 e 11, isso será depois da grande tribulação.

6) ARREBATAMENTO (dos crentes): I Tessalonicenses 4.15-17

Logo em seguida à ressurreição, os servos de Deus que estiverem vivos, desaparecerão (Lucas 17.30-36) e seus corpos serão transformados em corpos celestiais. Estarão de uma vez na glória com Cristo.

7) VOLTA DE JESUS: Mateus 24.29-31

Então o Senhor virá e vencerá o mal, ressuscitará os mortos e arrebatará a Igreja, implantando o Seu Reino milenar aqui na terra (Apocalipse 19.11-21). O Senhor vem para lutar no Armagedom e levar seus servos.
OBS.: A primeira ressurreição, o arrebatamento e a volta de Jesus são coisas que poderão acontecer simultaneamente em um período muito pequeno de tempo, embora esta seja a ordem dada na Bíblia.

8) MILÊNIO: I Coríntios 15.24-28

Durante mil anos o Senhor manterá o diabo preso (Apocalipse 20.7-10) e governará o seu Reino de paz na terra até destruir definitivamente a morte e o inferno.
OBS: o milênio começa com a primeira ressurreição e termina com a segunda ressurreição.

9) 2a RESSURREIÇÃO (ímpios) Apocalipse 20.13

A segunda ressurreição é quando os mortos sem Cristo serão levantados para prestar contas (João 5.24-29; Daniel 12.1-3).

10) JUÍZO FINAL: Apocalipse 20.11-12

Todos foram julgados e receberam sua recompensa, quem foi para a glória recebeu seu galardão e quem foi pro inferno recebeu o castigo eterno (Mateus 25.31-46).

11) LAGO DE FOGO: Apocalipse 20.14,15

O diabo, seus anjos, a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo: a segunda morte, deixando de existir para sempre.

12) NOVOS CÉUS E NOVA TERRA: Apocalipse 21.1-8

Após o Juízo final, os servos do Senhor estarão na glória eternamente com Ele.

-CONCLUSÃO: Eclesiastes 12.13,14

Este estudo, tanto quanto esclarece, gera novas curiosidades sobre outros detalhes escatológicos.
De forma simples e objetiva pudemos ver o propósito eterno de Deus em salvar a humanidade. A conclusão que podemos tirar é sempre vigiar e orar porque não sabemos o dia nem a hora (Mateus 25.13).
Este assunto traz um grande contraste: para quem conhece a Jesus é esperança e para quem não está com Cristo traz medo e pavor de saber seu terrível final se não tomar uma decisão.

Tecnologia do Blogger.