Carta à Igreja de Laodiceia no Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

carta à igreja de Laodiceia

Apocalipse 3.14-22
Introdução: Laodiceia é uma igreja morna, indecisa e que não se posiciona espiritualmente. Representa as igrejas atuais onde o valor material é considerado mais importante que as vidas.
Laodiceia já havia recebido mensagens pastorais através do apóstolo Paulo, que estendeu a carta aos Colossenses também para os irmãos de Laodiceia (Colossenses 4.13-16).


Qual a mensagem de Jesus para Laodiceia?

Vamos analisar a carta à Igreja de Laodiceia pelo método literal, histórico e moral:

1- Interpretação LITERAL

Análise literária

PASTOR: possivelmente Epafras1 tenha sido o fundador ou pregador (Colossenses 4.12,13).
LAODICEIA = justiça do povo2.
ELOGIO: Não há elogios.
INSTRUÇÃO: Se arrepender e voltar ao zelo.
PROMESSA: Compartilhar o Trono de Deus.

Laodiceia não recebeu elogios, mas foi severamente exortada a mudar de conduta.
O nome Laodiceia deriva-se do grego: laos = povo + dikaios = justiça. É a igreja da democracia, o ‘direito que emana do povo’, fazendo frente à Teocracia, o domínio Divino. O nome também pode ter sido dado em homenagem à Laodice, esposa do imperador Antíoco II3. Por este motivo, parece que havia mais de um lugar com o mesmo nome (Colossenses 4.16).

Palavras-chave do texto

-o AMÉM (v.14): Jesus é Aquele que confirma nossas orações (I João 5.13,14).
-TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA (v.14): Jesus é a própria verdade (João 6.14).
-PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS (v.14): Jesus estava presente na Criação de tudo (Colossenses 1.16).
-NEM ÉS FRIO NEM QUENTE (v.15) e MORNO (v.16): sobre sua indiferença espiritual. A água da cidade vinha de aquedutos das fontes termais de Hierápolis há cerca de 10km. Até chegar em Laodiceia, a água ficava morna4.
-VOMITAR-TE (v.16): referência à água morna que bebiam e sentiam mal.
-ESTOU RICO E ABASTADO (v.17): a cidade sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi reedificada com recursos próprios.
-INFELIZ, MISERÁVEL (v.16): situação espiritual.
-POBRE, CEGO E NU (v.17): situação espiritual oposta à realidade aparente.

Laodiceia tinha progresso industrial e força econômica com um forte sistema bancário e desenvolvimento financeiro. Havia muitas indústrias de tecido. Havia laboratórios, com produção especial de um famoso colírio. Também tinham uma escola de medicina5.

Jesus oferece (v.18):
OURO: riqueza;
VESTIDURAS BRANCAS: santificação;
COLÍRIO: cura.
-ESTOU À PORTA E BATO (v.20): Jesus estava do lado de fora da Igreja e queria entrar.
-CEAREI COM ELE E ELE COMIGO (v.20): Comunhão com Deus.
-ASSENTAR NO TRONO (v.21): reinar com Jesus (Apocalipse 20.6 e 22.5).

2- Interpretação HISTÓRICA

O tempo de Laodiceia é a apostasia dos últimos dias (I Tessalonicenses 2.3), quando muitos tem se desviado da fé verdadeira e pura seguindo falsas doutrinas (I Timóteo 4.1).
Infelizmente os dias atuais tem revelado muitas igrejas e cristãos como Laodiceia, que estão mornos espiritualmente. Sua prosperidade tem feito se acomodarem e não realizar a missão que fomos chamados.
Muitas denominações estão ricas e se dedicam a construir seu próprio império, sem contudo cumprir o desafio missionário. A Igreja moderna precisa se posicionar diante de Deus e a respeito do pecado, não pode ser morna e precisa de um verdadeiro avivamento.
Infelizmente a Teologia da Prosperidade tem feito as igrejas se tornarem como Laodiceia, arrogantes e valorizando mais o dinheiro que as vidas preciosas para Deus.
A única coisa que tirou Jesus do sério, ou seja, o fez ficar nervoso mesmo, foi ver o comércio religioso no templo (João 2.12-17). Com certeza hoje Jesus fica com nojo de ver igrejas mornas que dizem ser avivadas mas estão indecisas.

3- Interpretação MORAL

Laodiceia representa uma igreja morna, indecisa ou indiferente, que serve ao mundo e a Deus ao mesmo tempo (Mateus 6.24). Não se posiciona espiritualmente.
Vários cristãos recebem o fogo do Espírito Santo e com o tempo vão se esfriando, mas não se decidem em buscar o renovo, então ficam mornos.
Uma igreja que não vê o sofrimento do seu próximo está cega. Se a igreja só valoriza o dinheiro, está pobre espiritualmente. Se a Igreja não prega santidade, está nua diante de Deus. Jesus está batendo na porta das igrejas porque ficou do lado de fora porque estava sentindo vontade de vomitar.
Deus quer abrir os nossos olhos, nos enriquecer de bênçãos espirituais e nos vestir com santidade (Eclesiastes 9.8). Deixe o Espírito Santo incendiar o seu coração com seu poder.


Não seja um crente morno!

CONCLUSÃO

Deixe Jesus entrar em sua vida e em sua igreja. Não deixe Jesus do lado de fora. Tome uma posição espiritual. Não fique em cima do muro.

Seja fervoroso!

livro sete igrejas do apocalipse

E-book: As 7 Igrejas do Apocalipse

As sete cartas às igrejas no Apocalipse trazem mensagens reveladoras à igreja atual. Neste livro apresentamos três tipos de interpretação para cada uma das cartas: 1) Interpretação LITERAL; 2) Interpretação HISTÓRICA; 3) Interpretação MORAL. Certamente a mensagem deste texto trará revelações importantes para sua vida como igreja de Cristo. As cartas às sete igrejas formam uma mensagem completa para toda a cristandade. Estas cartas foram escritas para você também e será bem-aventurado se ler e ouvir (Apocalipse 1.3).


Veja mais estudos sobre as 7 igrejas em:

______________________________
4 IDEM,Página 551.
5 SUMMERS, Ray. Digno é o Cordeiro: Uma interpretação do Apocalipse. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1972. Páginas 171, 172.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp