Carta à Igreja de Laodiceia no Apocalipse

-Tema: APOCALIPSE
Apocalipse 3.14-22
-Introdução: Laodiceia é uma igreja morna, indecisa e que não se posiciona espiritualmente. Representa as igrejas atuais onde o valor material é considerado mais importante que as vidas.
Laodiceia já havia recebido mensagens pastorais através do apóstolo Paulo, que estendeu a carta aos Colossenses também para os irmãos de Laodiceia (Colossenses 4.13-16).

Qual a mensagem de Jesus para Laodiceia?

Vamos analisar a carta à Igreja de Laodiceia pelo método literal, histórico e moral:

1- Interpretação LITERAL:

Análise literária:
PASTOR: possivelmente Epafras1 tenha sido o fundador ou pregador (Colossenses 4.12,13).
LAODICEIA = justiça do povo2.
ELOGIO: Não há elogios.
INSTRUÇÃO: Se arrepender e voltar ao zelo.
PROMESSA: Compartilhar o Trono de Deus.
Laodiceia não recebeu elogios, mas foi severamente exortada a mudar de conduta.
O nome Laodiceia deriva-se do grego: laos = povo + dikaios = justiça. É a igreja da democracia, o ‘direito que emana do povo’, fazendo frente à Teocracia, o domínio Divino. O nome também pode ter sido dado em homenagem à Laodice, esposa do imperador Antíoco II3. Por este motivo, parece que havia mais de um lugar com o mesmo nome (Colossenses 4.16).
Palavras-chave do texto:
-o AMÉM (v.14): Jesus é Aquele que confirma nossas orações (I João 5.13,14).
-TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA (v.14): Jesus é a própria verdade (João 6.14).
-PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS (v.14): Jesus estava presente na Criação de tudo (Colossenses 1.16).
-NEM ÉS FRIO NEM QUENTE (v.15) e MORNO (v.16): sobre sua indiferença espiritual. A água da cidade vinha de aquedutos das fontes termais de Hierápolis há cerca de 10km. Até chegar em Laodiceia, a água ficava morna4.
-VOMITAR-TE (v.16): referência à água morna que bebiam e sentiam mal.
-ESTOU RICO E ABASTADO (v.17): a cidade sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi reedificada com recursos próprios.
-INFELIZ, MISERÁVEL (v.16): situação espiritual.
-POBRE, CEGO E NU (v.17): situação espiritual oposta à realidade aparente.
Laodiceia tinha progresso industrial e força econômica com um forte sistema bancário e desenvolvimento financeiro. Havia muitas indústrias de tecido. Havia laboratórios, com produção especial de um famoso colírio. Também tinham uma escola de medicina5.
Jesus oferece (v.18):
OURO: riqueza;
VESTIDURAS BRANCAS: santificação;
COLÍRIO: cura.
-ESTOU À PORTA E BATO (v.20): Jesus estava do lado de fora da Igreja e queria entrar.
-CEAREI COM ELE E ELE COMIGO (v.20): Comunhão com Deus.
-ASSENTAR NO TRONO (v.21): reinar com Jesus (Apocalipse 20.6 e 22.5).

ASSISTA:

2- Interpretação HISTÓRICA:

O tempo de Laodiceia é a apostasia dos últimos dias (I Tessalonicenses 2.3), quando muitos tem se desviado da fé verdadeira e pura seguindo falsas doutrinas (I Timóteo 4.1).
Infelizmente os dias atuais tem revelado muitas igrejas e cristãos como Laodiceia, que estão mornos espiritualmente. Sua prosperidade tem feito se acomodarem e não realizar a missão que fomos chamados.
Muitas denominações estão ricas e se dedicam a construir seu próprio império, sem contudo cumprir o desafio missionário. A Igreja moderna precisa se posicionar diante de Deus e a respeito do pecado, não pode ser morna e precisa de um verdadeiro avivamento.
Infelizmente a Teologia da Prosperidade tem feito as igrejas se tornarem como Laodiceia, arrogantes e valorizando mais o dinheiro que as vidas preciosas para Deus.
A única coisa que tirou Jesus do sério, ou seja, o fez ficar nervoso mesmo, foi ver o comércio religioso no templo (João 2.12-17). Com certeza hoje Jesus fica com nojo de ver igrejas mornas que dizem ser avivadas mas estão indecisas.

3- Interpretação MORAL:

Laodiceia representa uma igreja morna, indecisa ou indiferente, que serve ao mundo e a Deus ao mesmo tempo (Mateus 6.24). Não se posiciona espiritualmente.
Vários cristãos recebem o fogo do Espírito Santo e com o tempo vão se esfriando, mas não se decidem em buscar o renovo, então ficam mornos.
Uma igreja que não vê o sofrimento do seu próximo está cega. Se a igreja só valoriza o dinheiro, está pobre espiritualmente. Se a Igreja não prega santidade, está nua diante de Deus. Jesus está batendo na porta das igrejas porque ficou do lado de fora porque estava sentindo vontade de vomitar.
Deus quer abrir os nossos olhos, nos enriquecer de bênçãos espirituais e nos vestir com santidade (Eclesiastes 9.8). Deixe o Espírito Santo incendiar o seu coração com seu poder.

Não seja um crente morno!

-CONCLUSÃO:
Deixe Jesus entrar em sua vida e em sua igreja. Não deixe Jesus do lado de fora. Tome uma posição espiritual. Não fique em cima do muro.

Seja fervoroso!

______________________________
1 GARDNER, Paul, Quem é quem na Bíblia Sagrada.  São Paulo: Editora Vida, 2005. Página 181.
2 MACDONALD, William. Comentário Bíblico Popular – Antigo e Novo Testamento. São Paulo: Mundo Cristão, 2011. Página 1000.
3 CHAMPLIN, R. N. Ph. D. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2014. Volume VI. Página 549.
4 IDEM,Página 551.
5 SUMMERS, Ray. Digno é o Cordeiro: Uma interpretação do Apocalipse. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1972. Páginas 171, 172.

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. muito bom esse estudo parabens!

    ResponderExcluir
  2. Paz do Senhor
    Gostaria de tirar uma dúvida em relação a origem do povo Muçulmano e Árabes porque eles usam o Alcorão e seguem o profeta Maomé.
    A Bíblia conta, em Gênesis 16, que Abraão não podia ter filhos com sua esposa, Sara. Esta, recorrendo a uma espécie de prática moderna da "barriga de aluguel" pede ao marido que tenha um filho com a escrava Agar. Nasce então Ismael. Mais tarde também Sara conseguirá ter um filho com Abraão, Isaac (Gn 18,13ss). O texto de Gênesis conta que houve conflitos entre Agar e Sara e por causa disso Abraão teve de mandar embora Agar, contra sua vontade, com o filho Ismael (Gn 21). Os dois vão então para o deserto, porém diz o autor sagrado, que serão sempre ajudados por um anjo enviado por Deus. E além disso, coisa muito importante, um anjo conforta Agar dizendo que também Isamael vai dar origem a um grande povo. Isso que dizer que temos duas alianças, uma feita com Abraão e sua descendência (Isaac, Jacó...) e a uma com Isamael e seus descendentes (Gn 21,18), os muçulmanos.

    Por isso tenho a duvida porque Ismael sendo filho de Abrãao não segui os mesmos costumes do Pai.

    Obrigado. Adriana Correa.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.