Mapeamento Espiritual

-Tema: BATALHA ESPIRITUAL


"Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus" Efésios 3.10
-Introdução: Toda guerra primeiro deve ser planejada. Um bom soldado sabe a estratégia para a batalha e luta corajosamente. Deus já nos preparou a armadura (Efésios 6.10-18) e nos ensinou como batalhar espiritualmente “porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Efésios 6.12).
Muitos afirmam que não querem se envolver com batalha espiritual, mas isso não é opção. Todos já vivemos nesta luta entre as trevas e a luz. Como soldados do exército de Deus e embaixadores do Reino celestial, precisamos aprender a lutar espiritualmente "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas" (II Coríntios 10.4). Quem não enfrenta o inimigo está se rendendo à derrota e acaba combatendo carnalmente.

Como fazer o mapeamento espiritual?

Vamos aprender um pouco sobre como fazer um mapeamento espiritual:

1- O Mapeamento Espiritual

Jeremias 29.7 “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz” 
Deus mandou Ezequiel ilustrar num mapa a batalha espiritual vivida pelo povo dizendo “Tu, pois, ó filho do homem, toma um tijolo, põe-no diante de ti e grava nele a cidade de Jerusalém” (Ezequiel 4.1). Josué primeiro rodeou a cidade de Jericó para então tocar as trombetas e derrubar as muralhas (Josué 6.20). Neemias primeiro contemplou os muros de Jerusalém para depois reconstruir (Neemias 2.13) e quando ficou pronto, o povo marchou sobre os muros da cidade louvando a Deus (Neemias 12.31-38).
Este é um método de batalha espiritual que nos leva a contemplar a situação do local que estamos intercedendo.

No mapa detectamos lugares que são:
- tronos de Deus (igrejas evangélicas ou lares de evangélicos);
-quartéis de satanás (bares, seitas, locais de vícios, etc.);
- locais neutros (estabelecimentos, escolas, postos e instituições) que são disputados pelos demônios para dominá-los e lares de pessoas não cristãs que precisam de nossa intercessão.

No Reino Celestial, Deus vê além da divisão política de um local, a divisão de áreas de trevas ou de luz. Onde estão seus servos ou onde estão os demônios agindo de acordo com a permissão do homem sobre a terra.

Você tem orado por seu bairro ou cidade?
Interceda por cada lugar de sua cidade e bairro!
                              

2- Como utilizar o mapa 

Daniel 10.13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia 
Daniel orava por Jerusalém e jejuou por vinte e um dias, mas não sabia que enquanto isso acontecia uma guerra nas regiões celestiais. Isso também acontece conosco enquanto oramos por nossa terra.
Existem espíritos territoriais que dominam cada lugar como ‘padroeiros’ fazendo com que o local seja marcado por determinado mal. Por exemplo, um lugar predomina o vício, outros a prostituição, já outra cidade prevalece a idolatria, em outra o suicídio, divórcio, homossexualismo, desemprego, etc.

Faça com Deus um propósito de oração podendo jejuar e orar na madrugada.
1) Ore e jejue consagrando a sua vida. Peça a Deus discernimento espiritual quando estiver orando.
2) CONTEMPLE O MAPA, visualize o território onde está intercedendo.
3) Ore pelo fortalecimento dos altares de Deus no local: primeiro pelas Igrejas e liderança cristã. Depois ore pelos cristãos e suas famílias (você pode citar os nomes dos irmãos).
4) Ore pela derrubada dos quartéis de satanás: instituições e estabelecimentos (pedindo que Deus prospere as famílias que dependem deles e o fechamento de locais que propagam vícios). Então ore pelas famílias não cristãs pedindo ao Senhor a conversão de almas.

Você é convidado a se unir conosco e lutar espiritualmente contra as potestades que atuam sobre a cidade, através da oração.

Você tem batalhado por sua cidade?
A oração derruba principados e potestades!

Interceda por sua cidade!

CONCLUSÃO

I João 3.8"Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo" 
Uma coisa é certa: Deus dá a vitória ao seu povo! Mas para isso sempre levanta pessoas para lutar. Como Igreja somos chamados a defender nossa terra em oração ‘amarrando o valente’ (Marcos 3.27).
Satanás fica contente quando percebe que o crente não consegue discernir seus projetos. Tenta por todos os meios enganar e distrair o povo de Deus para que não lutem contra seu verdadeiro inimigo.
Faça um mapa de sua cidade ou rua. Escreva uma lista de problemas que precisam de oração. Marque os nomes de pessoas e locais que precisam de intercessão. Faça um propósito de orar por sua terra. O Espírito Santo te ensinará como interceder (Romanos 8.26).


Você está disposto a entrar nesta batalha?
Creia que o Senhor nos dará vitória!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp