Oração Progressiva

-Tema: ORAÇÃO


Mateus 7.7-11
-Introdução: conta-se a história de um homem que foi atingido por uma grande enchente e pediu a Deus que salvasse. Vieram várias pessoas tentando resgatá-lo com carros, barcos e até helicóptero quando ele já havia subido para o telhado da casa. Mas para todos que iam lhe buscar ele dizia que ‘não, Deus mesmo vem me salvar’. Quando este homem foi levado pelas águas e morreu, perguntou para Deus porque não o salvou e Deus lhe respondeu que tentou salvar sua vida de várias maneiras usando diversas pessoas, mas ele não quis. Assim como este homem muitas vezes pensamos que Deus não está respondendo nossas orações, contudo Ele sempre responde não da maneira que desejamos ou na hora que queremos.
João Wesley dizia que “Deus não faz nada que não seja em resposta à oração”. Deus age quando oramos. A oração é a ‘alavanca que move o braço de Deus’.

Como alcançar resposta às orações?

Vamos aprender um pouco sobre o ensinamento de Jesus sobre a oração:

1- Pedir e Receber

“Pedi, e dar-se-vos-á” v.7a “Pois todo o que pede recebe” v.8a
Pedir é com a boca. Quando falamos usamos os lábios para expressar nosso desejo.
A fé está sempre relacionada à expressão voluntária de quem acredita. Jesus ensinou que “se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele (Marcos 11.23). Jesus mesmo ao perceber que o cego precisava ver, perguntou primeiro a ele “que queres que eu te faça? (Marcos 10.51) para lhe dar oportunidade de declarar sua fé. A própria salvação depende do ato de afirmar sua fé com palavras “porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação (Romanos 10.9,10).
Muitas pessoas não conseguem o que querem porque não pedem corretamente "Pedi e não recebeis porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.3).
Você tem pedido com fé?
Peça e creia que receberá!
                              

2- Buscar – encontrar 

“buscai e achareis” v.7b “o que busca encontra” v.8b
Buscar é com os olhos, procurar é mais que pedir.
Neste momento em que a pessoa está procurando, a sua oração alcançou um nível mai intenso. Além de pedir está disposto a buscar. Sua vontade de vencer é fortalecida. Por isso a Palavra de Deus ensina a "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" (Isaías 55.6).
Gideão fez uma prova com seu povo para saber quantos homens estavam mesmo dispostos a lutar e somente trezentos mostraram que estavam preparados (Juízes 7.6-16). Muitas pessoas querem vencer, mas não estão dispostas a batalhar por sua vitória.
Muitos pedem para intercedermos por suas vidas, mas não vão orar por si próprios. Querem encontrar o que não estão procurando. Como uma pessoa que ora para conseguir um emprego, contudo ainda não saiu para procurar, nem mesmo entregou currículos. Esta pessoa não está querendo de verdade.
Você tem buscado a Deus?
Busque com fé que encontrará!

3- Bater - abrir 

“batei, e abrir-se-vos-á” v.7c “a quem bate, abrir-se-lhe-á” v.8c
Bater e abrir se faz com a mão. Já é algo mais intenso, significa pegar, tomar posse.
Depois de pedir e buscar, chegou a ora de fazer alguma coisa mais intensa ainda que é avançar em direção ao que desejamos. Quando você bate em uma porta significa que você acredita que ali dentro há o que você deseja.
O povo de Deus só viu o mar vermelho se abrir depois que deram o primeiro passo de fé sobre a água (Êxodo 14.15). As muralhas de Jericó só ruíram depois que o povo marchou e gritou (Josué 6.20).
Precisamos crer que Deus é o único que pode abrir portas (Apocalipse 3.8). Isso é ter fé. As portas não são abertas se ao batermos. Crer é agir “assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta(Tiago 2.17). Muitas vezes precisamos passar um longo tempo em oração até que nossa fé seja fortalecida para receber a vitória.
Você tem agido com fé, batendo nas portas?
Bata na porta com fé que se abrirá!

Prossiga orando!

CONCLUSÃO: v.8-11

O que acontece quando oramos?
O mínimo que pode acontecer é você ter uma resposta. Você tem direito de uma resposta (v.8). A resposta vem de acordo com o pedido: quem pede recebe, quem busca encontra, quem bate é aberta a porta. Deus faz sempre o melhor por seus filhos (v. 9-11).

Deus é soberano para responder como quer. Ele sempre responde o melhor:
SIM - aprovação
NÃO - reprovação
ESPERA - tempo de Deus

Precisamos aprender a buscar saber a vontade e Deus antes de pedir, para pedir com certeza da resposta "àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente, além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera" (Efésios 3.20).
Deus responde sempre! Às vezes nós é que não ouvimos.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp