Providência Divina

Tema: FIDELIDADE  

pregação sobre a providência divina

II Reis 8.1-6

-Introdução: Às vezes não entendemos o propósito de Deus para nossas vidas. Mas quando vivemos a vontade do Senhor, recebemos sua provisão e sustento em cada momento.
A mulher citada neste texto é a mesma mulher que veio a ter seu filho como uma bênção de Deus em retribuição à sua fidelidade e prestatividade para com o profeta Eliseu (II Reis 4.8-37). Aquela mulher que já tinha visto o poder de Deus lhe dando um filho sendo que ela era estéril e depois tendo seu filho ressuscitado. Contudo, depois de um tempo de provação e seca parecia que o propósito de Deus para sua família havia findado.

 

Você tem recebido a provisão do Senhor?

Vamos aprender com a história desta mulher sobre como podemos buscar a provisão de Deus para nossas vidas:

1- Ouvir a voz de Deus

II Reis 8.1 "Levanta-te, vai com os de tua casa e mora onde puderes; porque o SENHOR chamou a fome, a qual virá sobre a terra por sete anos".

O profeta avisou que aconteceria uma grande fome naquele tempo. Este aviso tinha o propósito de livrar aquela família. A mulher saiu de sua casa a mando de Deus, então não havia o que temer , pois “certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas” (Amós 3.7).
Deus sempre fala conosco. Nós é que às vezes não paramos para ouvir. Mas como ovelhas, devemos ouvir a voz do Bom Pastor (João 10.27). Obedecer a voz de Deus nem sempre é fácil principalmente quando o Senhor diz algo que não queremos. Contudo é preciso saber que a vontade de Deus é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2) e a vontade do homem nem sempre é boa, é imperfeita e às vezes desagradável.
Você tem ouvido a voz de Deus?
Preste atenção para ouvir a voz do Senhor!
                              

2- Obedecer a Deus

II Reis 8.2 "Levantou-se a mulher e fez segundo a palavra do homem de Deus: saiu com os de sua casa e habitou por sete anos na terra dos filisteus".

A mulher obedeceu a Deus e foi para a terra dos Filisteus que era visinha de Israel. Os filisteus nunca foram amigos do povo de Deus e para ela não deve ter sido nada fácil ficar ali. Contudo se foi Deus que mandou, ali era o melhor lugar que ela poderia viver.
A palavra de Deus diz que “obedecer é melhor do que sacrificar” (I Samuel 15.22) e quantas vezes vemos pessoas que estão vivendo uma vida de sofrimento e estão sacrificando-se por não ter obedecido a Deus. A Palavra ensina a “confia no Senhor e faz o bem” (Salmos 37.3) então não adianta só confiar e continuar fazendo tudo errado.
Quando obedecemos a Deus não há o que temer porque Ele cuida de nós. A obediência é a condição para que Deus tenha liberdade de prover em nossas vidas. O Senhor só vai te sustentar de fato quando você realmente depender Dele.
Você tem obedecido a Deus?
Obedeça a Deus e Ele te sustentará!

3- Esperar em Deus

II Reis 8.3 "Ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras".

Somente quando terminaram os sete anos é que a mulher voltou para sua terra. Imagino que para isso ela deve ter contado exatamente o tempo.
Quando estamos esperando parece que o tempo demora passar. Mas no momento certo Deus intervém para agir  e podemos declarar “esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”  (Salmos 40.1).
Aguardar o tempo de Deus não é fácil porque vivemos em um tempo cronometrado, tudo é marcado e programado. Mas o tempo de Deus não é o cronos humano e sim o Kairós, tempo da eternidade.
Esperança é ter fé e ficar esperando. Quando temos fé devemos continuar crendo e esperar até acontecer o milagre de Deus em nossas vidas.
Você tem esperado em Deus?
Confie no Senhor e espera nele!

4- Deixar Deus agir

II Reis 8.4,5 "Contava ele ao rei como Eliseu restaurara à vida a um morto, quando a mulher cujo filho ele havia restaurado à vida clamou ao rei pela sua casa e pelas suas terras; então, disse Geazi: Ó rei, meu senhor, esta é a mulher, e este, o seu filho, a quem Eliseu restaurou à vida".

Quando a mulher voltou para sua terra e viu que suas terras e casa estavam ocupadas, foi ao rei para reivindicar de volta. Ela sabia que poderia ouvir um não do rei por ter abandonado seu povo. Mas ela chegou no palácio justamente no momento em que Geazi contava para o rei sobre a ressurreição de seu filho. Por isso o rei atendeu a mulher imediatamente.
A mulher chegou na hora certa no lugar certo. Coincidência? Não! Mas é uma providência. Deus estava preparando aquilo tudo para engrandecer o Nome Dele. Quando Deus está à nossa frente tudo dá certo, “pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14).
Quantas vezes tentamos reivindicar direitos nossos e não conseguimos. Precisamos pedir a Deus a direção para não ir ao lugar errado na hora errada. Se você ama a Deus creia que Ele está dirigindo sua vida, porque “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8.28). Então nunca tente fazer por si mesmo o que só Deus pode fazer por você.
Você tem deixado Deus agir em sua vida ou tem resolvido por si mesmo?
Coloque Deus à frente de sua vida e deixe-o agir por você!

Receba a provisão de Deus!

CONCLUSÃO

II Reis 8.6 “Interrogou o rei a mulher, e ela lhe contou tudo. Então, o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze restituir-se-lhe tudo quanto era seu e todas as rendas do campo desde o dia em que deixou a terra até agora"

A mulher recebeu tudo o que tinha de volta com o lucro dos sete anos que nem teria lucro porque foi um tempo de fome. Isso é impressionante. O rei deve ter mandado calcular o quanto aquelas terras dariam de lucro em sete anos e ela recebeu tudo. A mulher deve ter ficado rica.
Deus tem um propósito para sua vida não importa o que esteja acontecendo. Como é bom saber disso! Mas para receber a provisão do Senhor é preciso ouvir a voz de Deus, obedecer, esperar no Senhor e Deixar Deus agir em sua vida.
Você tem dependido de Deus como seu provedor?
Deixe Deus ser o seu provedor e sustentador!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp