Receba sua Promessa

-Tema:

Gênesis 15.1-11
-Introdução: Deus tem promessas para cada um de nós. Suas promessas são garantidas para nossas vidas e não deixarão de se cumprir. Quando você sabe que tem algo para receber, você procura seus direitos. Na vida espiritual devemos fazer o mesmo, buscando receber as promessas de Deus.
Abrão tinha uma promessa para sua vida de ter um filho. Além disso, recebeu a garantia do Senhor para sua vida de que seria abençoado. Mas até então Abrão se mostrava duvidoso por não ter tido sinal ainda do que viria. Por isso apresentou suas dúvidas e temores ao Senhor lamentando de que um empregado seria seu herdeiro (v.2,3).

Você tem recebido as promessas de Deus?

Vamos aprender com o exemplo de Abrão, como receber nossas promessas:

1- Ouça a voz de Deus

v.1 e 4 “veio a palavra do Senhor a Abrão, numa visão” ... “respondeu logo o Senhor”
Para receber as promessas do Senhor é preciso ouvir a Deus. Seria impossível receber algo de que você não conhece, não ouve ou não confia. 

No primeiro versículo deste texto o Senhor garantiu:
-Segurança “não temas”
-Proteção “eu sou o teu escudo”
-Recompensa “teu galardão será sobremodo grande”

Quando Abrão sentiu esta confiança de que receberia sua promessa, sua vida mudou e passou a viver seguro de que Deus o protegia e que receberia a recompensa por crer. Abrão tinha uma vida de intimidade com Deus tão intensa que além de ouvir a Deus também falava com Ele o que sentia em seu coração e Deus lhe respondia prontamente (v.4).
Certa vez ouvi que ‘Deus tem muitas maneiras de falar conosco, mas nós só temos uma forma de falar com Ele que é a oração’ e isso é verdade. Precisamos orar mais para então começar a entender o que Deus quer nos falar.
Você tem ouvido a voz do Senhor?
Ouça a voz de Deus porque Ele tem promessas pra você!

2- Saia da tenda

v.5ª “então conduziu-o até fora”
Quando Deus ainda estava falando com Abrão, o Senhor o conduziu para fora de sua tenda para continuar o diálogo. Abrão precisava espairecer a cabeça e respirar um pouco porque estava muito ansioso.
A tenda representa o meio que vivemos. Do mesmo modo que Abrão, nós também precisamos sair de nossas tendas, deixar o comodismo ou isolamento para contemplar nossas possibilidades.  Quando uma pessoa se fecha dentro de seu mundinho, não consegue mais sonhar porque fica sufocada com seus próprios problemas.
Sair da tenda também é ir em direção ao próximo para ver como existem pessoas com muito mais dificuldades do que nós. Quando você visita um hospital, asilo, cadeia, creche ou qualquer outro lugar onde percebe pessoas muito mais necessitadas, consegue compreender como tem sido abençoado por Deus.
Você está trancado dentro de uma tenda?
Saia de si mesmo e busque sua promessa!

3- Olhe para o céu

v.15b “olha para os céus”
Deus mandou Abrão olhar para cima e contemplar o céu. Ele precisava parar de olhar apenas para sua própria vida e seus problemas e começar a ver oportunidades que Deus lhe dava.
Ao olhar para o céu, vemos o que parece um imenso pano azul bem esticado, mas não é só isso. Sabemos que o céu é infinito, por isso representa claramente o que Deus tem para nossas vidas. Quando Jesus disse que podemos “tudo quando pedirdes em oração crendo, recebereis” (Mateus 21.22) significa que tudo o que precisamos Deus tem pra nos dar. Não existem limites para o poder de Deus.
Não adianta olhar para os lados e ver as circunstâncias nem para traz e lembrar do passado. Comece a olhar para cima e ver Deus agindo em sua vida.
Você tem olhado para baixo?
Levante a cabeça e veja o que Deus tem pra você!

4- Conte as estrelas

v.15c “conta as estrelas, se é que podes”
Parece que Deus estava fazendo uma brincadeira com Abrão. Mesmo naquele tempo ele já sabia que não poderia contar as estrelas. Contudo isso não impediria uma tentativa de contar pelo menos um tanto que conseguisse.
Você já tentou contar estrelas? É uma experiência muito interessante. Às vezes precisamos fazer isso para ver nossa limitação diante da grandeza de Deus. O que o Senhor tem para nós sempre será maior do que podemos imaginar porque é “poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos” (Efésios 3.20).
Contar as estrelas significa sonhar. Deus nos deu mente e imaginação com capacidade de ir além do que vemos de concreto para que possamos sair de onde estamos fisicamente e ainda que de forma subjetiva enxergar novos horizontes através de nossos sonhos.
Como podemos contar as estrelas? Fechando seus olhos e imaginando o que sonha. Veja o que deseja como se estivesse se realizando. Esta é uma capacidade que Deus nos deu para ajudar em nossa fé. Ao ver uma pessoa enferma, Jesus não ficava com sua condição, mas partia para o propósito que Deus tinha para suas vidas.
Você tem contado estrelas?
Comece a sonhar com o que Deus tem para sua vida!

5- Creia na promessa

v.6 “ele creu no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça”
Quando Abrão começou a ouvir a voz de Deus, saiu de si mesmo (sua tenda), começou a olhar para o céu e contar as estrelas, ele começou a crer no poder de Deus sobre sua vida.
Crer não é apenas saber. A fé não pode ser um consentimento mental apenas. Precisa ser muito mais que isso. Crer é um verbo e expressa ação. Então a fé precisa ter atitudes porque a “fé sem obras é morta” (Tiago 2.26). Por isso Abrão começou a viver pela fé.
Se você quer receber as promessas que Deus tem para sua vida, precisa começar a agir pela fé “visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (II Coríntios 5.7). Tenha atitudes que concordem com o que sua fé declara. Às vezes ficamos tão sufocados que sentimos dificuldades de enxergar uma possibilidade de solução, mas pela fé tudo é possível.
Você crê na promessa de Deus para sua vida?
Viva o que acredita e tome atitudes de fé!

6- Ofereça o seu melhor

v.8-10 “Perguntou-lhe Abrão: SENHOR Deus, como saberei que hei de possuí-la? Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos, uma rola e um pombinho. Ele, tomando todos estes animais, partiu-os pelo meio e lhes pôs em ordem as metades, umas defronte das outras; e não partiu as aves”
Quando Abrão pediu a Deus um sinal de que receberia a promessa, Deus lhe garantiu que aceitaria uma oferta de suas mãos. Então Abrão ofereceu um sacrifício ao Senhor de acordo com o que Deus pediu. Ele foi obediente e não achou difícil oferecer seu melhor para Deus.
Muitas pessoas querem receber de Deus e não estão dispostas a oferecer nada ao Senhor. A mão que não abre para doar não está aberta para ganhar.  Então é preciso aprender a entregar nosso melhor para o Senhor como confiança de que recebemos sua promessa.
Um sacrifício geralmente caracteriza algo difícil, mas quando é feito com amor, passa a ser um prazer. A obediência é a melhor forma de servir a Deus (II Samuel 15.22). Às vezes a pessoa pede a Deus um emprego, mas não está disposta a ser dizimista, quer uma cura, mas não está disposta a orar, então é preciso oferecer o melhor para o Senhor.
Você tem oferecido seu melhor para Deus?
Deus merece sempre o melhor!

7- Espante os urubus

v.11 “Aves de rapina desciam sobre os cadáveres, porém Abrão as enxotava”
Quando tudo já estava pronto, aves de rapina começaram a atrapalhar a oferta de Abrão ao Senhor. Mas Abrão não aceitou a e expulsava as aves de rapina que estavam impedindo que oferecesse sua oferta e recebesse sua promessa.
Muitas vezes estamos oferecendo algo a Deus e acontecem coisas para atrapalhar ou alguém tenta interferir. O inimigo de nossas almas sabe que será derrotado, mas tenta impedir que sejamos abençoados. Por isso é importante vigiar e orar para não perder nossa bênção.
Espantar os urubus (corujas, gaviões ou qualquer ave de rapina) significa não aceitar que nada atrapalhe receber a promessa. O inimigo fica de olho grande e usa situações para ‘bicar’ nossa bênção. Uma palavra dita na hora imprópria ou de maneira errada serve de empecilho para que alguém seja abençoado. Mas a Palavra de Deus nos ensina que devemos “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).
Você tem espantado os urubus?
Não aceite nada de mal em sua vida!

Receba as promessas de Deus pra você!

CONCLUSÃO

“não haverá impossíveis em todas as suas promessas” Lucas 1.37
Se você crê que Deus tem promessas para sua vida, não duvide nem fique questionando ao Senhor. Apenas ouça a voz do Senhor, saia de sua tenda, olhe para o céu, comece a contar as estrelas, creia no impossível, ofereça o seu melhor para Deus e se algo te atrapalhar, espante tudo o que te impedir de receber a promessa.
Se você não tiver nada, mas tiver uma promessa de Deus então você pode confiar que “nada te faltará” (Salmos 23.1) e dirá “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Confie em Deus porque Ele cumpre o que promete (Números 23.19).
Você tem buscado as promessas de Deus?

O que Deus te prometeu Ele cumprirá!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp