Reverência no culto

-Tema: OBEDIÊNCIA
Eclesiastes 5.1 “Guarda o teu pé quando entrares na casa do teu Deus!”
-Introdução: Vivemos em um tempo que as pessoas procuram lazer, entretenimento e irreverência para se distrair e relacionar com pessoas interessantes. Mas quanto ao culto, até que ponto pode ser descontraído? Creio que o culto deve ser espontâneo e alegre sem perder o respeito que lhe é devido.
Quando você comparece diante de uma autoridade, se preocupa em como se comportar, não se atrasando, vestindo-se adequadamente, escolhendo palavras e cuidando do tom de voz. Será que diante do Rei dos reis não deveríamos ter ainda maior respeito? Claro que sim, pois Jesus merece sempre o melhor.
Como ser reverente no culto?
Vamos aprender algumas coisas que precisamos num culto:

1- ORAÇÃO: Mateus 21.13 “A minha casa será chamada Casa de Oração
A coisa mais importante num culto é a oração. Se não tiver oração é apenas uma reunião qualquer. A oração invoca a presença de Deus no culto e leva as pessoas a sentirem perto de Deus.
O propósito do culto é falar com Deus e ouvir sua voz. Quando outras atividades como apresentações e piadinhas começam a ocupar muito tempo do culto, em detrimento ao tempo necessário de oração, o culto começa a perder seu propósito.
A oração é prioridade em seu culto?
Um culto verdadeiro é cheio de oração!

2- SILÊNCIO: Habacuque 2.20 “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”
A segunda coisa importante no culto é o silêncio. A palavra de Deus diz que há “tempo de estar calado e tempo de falar” (Eclesiastes 3.7). Durante o culto é desnecessário conversar com qualquer outra pessoa que não Aquele a quem você está orando que é Deus.
Interessante que num cinema ou teatro, incentiva-se o silêncio e as pessoas obedecem em respeito umas às outras. Na Igreja precisa-se de um respeito ainda maior. Evite conversas durante o culto, desligue seu celular ou qualquer outro meio de comunicação. Avise quem está perto de você que precisa estar ligado em tudo que acontecer.
Você conversa durante o culto?
Dedique sua voz somente ao Senhor cultuando a Ele!
                              
3- CONCENTRAÇÃO: 2 Coríntios 10.5 “e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”
Outra coisa muito importante no culto é a concentração. Para melhor aproveitamento do culto é preciso que todos estejam atentos num foco para a mensagem. Cada um deve esquecer um pouco as coisas que estão lá fora para sentir a presença de Deus.
O ambiente da Igreja deve ser tal que evite distrações. Como aconteceu com Isaías que chegou ao templo e viu que “as abas de suas vestes enchiam o templo” e “a casa se encheu de fumaça(Isaías 6.1e 4), assim a presença de Deus deve preencher totalmente nossa atenção. É imprescindível que haja um clima de adoração.
Você consegue se concentrar no culto?
Dedique toda sua atenção durante o culto!

4- REFLEXÃO: Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional
Além da oração, do silêncio e da concentração também é importante a reflexão durante o culto. Quando vamos ao culto, devemos aprender alguma coisa útil para a vida. Muitas pessoas não conseguem lembrar o que o pregador falou mesmo após o culto. Isso é porque deixam sua mente adormecer durante a mensagem.
O psicólogo Augusto Cury argumenta que a geração moderna sobre de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. As pessoas são ativistas, mecânicas e não conseguem ficar paradas e refletir.
Você medita durante o culto?
Aproveite para refletir e ouvir a voz de Deus!

Seja reverente no culto!
-CONCLUSÃO: Abaixo deixo algumas dicas:
Ajude na reverência aos cultos:
1.    Chegue mais cedo à igreja e procure se assentar no melhor lugar.
2.    Não se esqueça de cumprimentar aos irmãos.
3.    Dobre seus joelhos e ore em antes de tudo.
4.    Esteja em oração e reflexão antes de começar o culto.
5.    Não ande no templo durante a oração ou leitura da Bíblia.
6.    Evite conversar durante o culto.
7.    Desligue o celular ou no mínimo coloque no silencioso [pressionando #]. Se realmente precisar atender, saia do templo.
8.    Não leia revista, jornal e nem mesmo a Bíblia enquanto o pregador ou dirigente estiver falando a menos que este peça para ler.
9.    Siga as orientações do dirigente, se levantando ou se ajoelhando quando for pedido. Se esforce para cantar mesmo que a música não seja conhecida.
10.     Evite sair antes de terminar. Peça aos familiares e amigos para não te chamar durante o culto.
11.     Ajude as crianças e entenderem a seriedade do que está sendo feito no culto.  Ensinando-as a prestar a devida atenção assentadas junto com os pais.
12.     Seja receptivo aos visitantes cumprimentando-os, se assentando junto e compartilhando a Bíblia e hinário.
Deus conta com você!!!


LIVRO: O Culto Cristão: Liturgia Bíblica, Histórica e Prática
Um estudo sobre a Liturgia cristã, começando pela Bíblia, passando pelo culto na história da Igreja até orientações práticas para os dias atuais.
Aqueles que adoram ao Único e verdadeiro Deus sabem que a adoração tem de ser a essência do culto “em espírito e em verdade" (João 4.23).
75 páginas. Formato: A5 148x210
Compre o livro aqui: Compre aqui o livro 'O Culto Cristão'




Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

12 comentários:

  1. esse ensinamento veio de Deus...
    vou dar esse ensinamento

    ResponderExcluir
  2. muito bom gostaria que os pastores e dirigentes lesse esse estudo.

    ResponderExcluir
  3. ótima pregação Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Pastor, hoje é difícil ter uma dedicação das Igrejas nos cultos, não tem dedicação a Deus, observo que a procura pelas Igrejas é para uma distração e não consagração. Estão invertendo os valores, indo aos cultos para ser servido e não servir a Deus, Que Deus lhe abençoe Pastor, o senhor e sua Família.

    ResponderExcluir
  5. Irei dar esse estudo com a sua permissão Pr.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente na igreja em que congrego, as pessoas comem, mexem no celular, mascam chicletes, fofocam e ficam analisando quem se veste bem. Tenho me entristecido demais com essa situação, não participo de nada na igreja por conta dessa situação, pois os que praticam tais atitudes são os " protegidos" dos pastores.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou a Néia gostaria de saber se é certo na hora da pregação o pregador praticamente querer obrigar o povo dá glória,ou teriamos q ficar em silécio pra ouvi a palavra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obviamente,muitos pregadores sem conhecimento de sua ministração,acabam nesta rotina de "forçar" os outros a falarem algo ate sem entendimento. Não concordo com tal atitude, no entanto, acredito piamente que os ouvintes da palavra, devem meditar e se sentirem vontade de dizer louvores a Deus,que assim o faça,mas que façam de coração e de expressão de gratidão, com conhecimento e convicção para quem realmente estao dando gloria.

      Excluir
  8. Excelente ensinamento em uma época ondes a maioria dos cristãos estão sendo amantes de si mesmo, sem amor ao próximo, sem respeito as lideranças, sem temor a Deus e sem mts coisas que agradam a Deus.

    Estamos vivendo os ultimos dias como se tivessemos vivends, onde mts de nós já esqueceu disso ou não acreditam mais, pois não dão mais créditos a Sagrada escritura.

    Temos a nosso favor as misericórdias de Deus, que é a causa de não sermos consumidos, mas não devemos jamais esquecer que, por amor a nós Ele nos corrige, e nem sempre é da maneira que gostariamos, pois Ele além de amor, tbm é justiça.

    Ev. Miguel...

    ResponderExcluir
  9. Amei o ensinamento preparei amanhã com a permissão de Deus sobre isso...Que Deus nos desperte!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.