A Santa Ceia do Senhor

Tema: SANTA CEIA


Lucas 22.7-20
-Introdução: Celebramos a Ceia do Senhor todos os meses, mas não podemos nos acomodar a isso e deixar que este momento passe como uma atividade comum. É preciso refletir e entender o significado da Santa Ceia “pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si” (I Coríntios 11.29).
Jesus deixou a ordenança de celebrar a ceia e ele mesmo fez isso para ensinar aos seus discípulos como deveriam dar continuidade a este propósito. Podemos saber a maneira correta de ministrar ou participar da Ceia vendo o exemplo de como o Senhor Jesus fez.

Como participar da Ceia?

Vamos aprender sobre como Jesus ensinou a participar da Ceia:

1- PREPARAÇÃO > Jesus nos ordena preparar: v.8,9

Jesus mandou os discípulos prepararem a Ceia. Isso mostra que a Ceia deve ser preparada e de acordo com a vontade de Deus. Como discípulos de Jesus, o Senhor nos ordena preparar a Santa Ceia como Igreja e principalmente em nossa vida espiritual.
Não podemos participar da Santa Ceia sem nos preparar “por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor (I Coríntios 11.27). Por isso é indispensável refletir sobre a própria vida (I Coríntios 11.28 e 31), estar em comunhão com Deus, com sua Igreja e pedir perdão pelos pecados antes de cear (I João 1.9).
Antes da Santa Ceia, devemos nos preparar em oração, jejum e manter a comunhão com os irmãos. Também os oficiais da Igreja devem preparar os elementos com dedicação e respeito sempre orando pela Igreja.
Você tem se preparado para a Ceia do Senhor?
Prepare-se para participar da maior festa do mundo!

2- CONHECIMENTO > Deus sabe todas as coisas: v.10-12

Jesus mandou os discípulos entrarem na cidade e encontrariam um homem com um cântaro de água que deveriam seguir até a casa que entrasse, então deveriam procurar o dono da casa e pedir para celebrar a ceia ali. O homem mostraria o lugar adequado, mas os discípulos deveriam preparar tudo.
Jesus conhecia a cada um e sabia que Judas seria o traidor e mesmo assim partilhou a ceia com ele como um ato de compaixão por sua vida (Lucas 22.21-23). Ele mostrou sua Divindade e Onisciência. Jesus nos ama mesmo conhecendo nossos erros.

Com este fato aprendemos que:
- Jesus usa pessoas trabalhadoras: “um homem com um cântaro de água” (v.10);
- Tudo deve ser feito com obediência: “o Mestre manda perguntar-te” (v.11);
- Deus merece o melhor: “um espaçoso cenáculo mobiliado” (v.12).

Ao participarmos da Ceia do Senhor devemos entender que Jesus sabe de todas as coisas, conhece nossas fraquezas e dificuldades. Precisamos nos dedicar trabalhando para a obra de Deus, fazer tudo com respeito e obediência visando o melhor para o Reino de Deus.
Você tem feito o melhor para Jesus?
Trabalhe, obedeça e faça o melhor para o Senhor!

3- OBEDIÊNCIA > Quando obedecemos tudo dá certo: v.13

Os discípulos fizeram tudo como Jesus ordenou, por isso deu tudo certo. Entraram na cidade, viram um homem andando com um cântaro de água, o seguiram e bateram na porta onde entrou pedindo ao dono da casa autorização para cear ali e este lhes mostrou um cenáculo espaçoso e mobiliado.
Para que sejamos bem sucedidos é preciso obedecer a Jesus. Muitas coisas dão errado na igreja porque não obedecemos ao que Jesus manda. O que Jesus quer que façamos hoje como Igreja é amar nosso próximo e pregar o evangelho.
Muitas pessoas dizem que ‘se Deus abençoar farei isto ou aquilo’, mas na verdade Jesus mandou “buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça” e depois “todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33). Contudo, muitos buscam em primeiro lugar as demais coisas e depois querem que Deus acrescente o seu reino.
Tem algo dando errado em sua vida ou na Igreja?
Obedeça a Jesus e tudo dará certo!

4- PRESENÇA > Jesus deseja estar conosco: v.14,15

Ao iniciar a ceia, o Senhor Jesus disse que estava ansioso para estar junto com seus discípulos antes de sua morte. O desejo de Jesus era estar com seus discípulos ceando como sinal de comunhão.
A Santa Ceia é um momento em que Jesus se faz presente, não em corpo nem materializado no pão, como erradamente afirma o catolicismo, mas em Espírito. A Ceia não pode ser celebrada sem a presença de Jesus, ou seja, deve ser um momento cristocêntrico, onde Jesus seja o maioral e o principal em tudo.
Outra coisa importante é que Jesus quis celebrar “antes do meu sofrimento” ensinando que a Santa Ceia é um momento de preparação para vencer as lutas. Como um alimento espiritual que nos fortalece.
N a Ceia devemos invocar a presença de Jesus através do Espírito Santo e buscar forças para as dificuldades que enfrentamos no dia a dia.
Você tem desejado cear com Jesus?
Jesus quer estar com você e te fortalecer para a vitória!

5- SIGNIFICADO > A ceia é um momento profético: v.16 e 18

Duas vezes Jesus avisou que aquele seria seu último momento com seus discípulos e que nunca mais beberia daquele cálice até “que se cumpra” ou “venha o reino de Deus”.
Jesus ensinou que a Santa Ceia tem um caráter profético anunciando a morte sacrificial de Jesus, sua volta e o estabelecimento do Reino de Deus. Toda vez que ceamos devemos lembrar o sacrifício de Jesus na cruz para nos perdoar os pecados e também que Ele voltará “porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (I Coríntios 11.26).
A primeira que coisa que faremos ao chegar aos céus será cear junto com Jesus para cumprir sua palavra de que beberia do cálice novamente conosco em seu Reino (Apocalipse 19.9).
Como parte do corpo de Cristo devemos pregar que Jesus morreu por nossos pecados e voltará para nos buscar. A Santa Ceia deve anunciar estes dois momentos ordenados por Jesus: sua morte e seu retorno triunfal.
Na ceia você medita no sacrifício e na volta de Jesus?
Reafirme seu compromisso com Deus toda vez que cear!

6- PROPÓSITO > Santa Ceia é Comunhão: v.17

Jesus quis passar seus últimos momentos com seus discípulos, seria um tempo para concluir seu ministério e marcar definitivamente a vida daqueles homens. Sentaram-se juntos e comeram do mesmo pão bebendo do mesmo cálice.

A Santa Ceia é um momento de:
        Gratidão: “havendo dado graças”
         Comunhão: “reparti entre vós”

Quando ceamos devemos ter o coração grato a Deus pela salvação em Cristo e também de compartilhar o que Deus nos tem dado entre os irmãos. Cada um deve sentir-se parte do corpo de Cristo e estar unidos, porque “o cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? (I Coríntios 10.16). A Ceia não é um ritual qualquer, mas um símbolo de comunhão e amor entre os irmãos.
Você está em comunhão?
Seja grato e reconcilie-se com os irmãos!

7- OBJETIVO: Renovar a Aliança: v.19,20

O corpo e o sangue de Jesus foram vertidos por nós. Assim como Jesus entregou sua vida totalmente, também devemos nos entregar a Ele sem restrições. As últimas palavras do Senhor Jesus foram “Está consumado!” (João 19.30) mostrando que Ele já fez tudo por nós. Agora é tempo de nós fazermos a vontade de Deus.
Naquele momento Jesus estava comendo pão e bebendo vinho com seus discípulos e falando de seu corpo e sangue, mas só entenderam isso de fato depois de sua morte na cruz. Hoje, como discípulos de Jesus, podemos entender o objetivo da Santa Ceia.

Nas palavras de Jesus a Santa Ceia é uma:
         - LEMBRANÇA: “fazei isto em memória de mim”
         - ALIANÇA: “nova aliança no meu sangue”

Quando ceamos lembramos o que Jesus fez por nós e reafirmamos nosso compromisso com Deus. A Aliança de Jesus conosco é eterna e imutável (Hebreus 13.20), mas nós precisamos sempre renovar nosso compromisso com Deus a cada dia.
Você falhou em seu compromisso com Deus?
A Santa Ceia é uma oportunidade de renovar sua Aliança com Jesus!

Se prepare para Cear!

CONCLUSÃO

Devemos nos preparar para a Santa Ceia. O apóstolo Paulo lamentou que em Corinto, as pessoas não se preparavam para o momento da comunhão e por isso havia “muitos fracos e doentes e não poucos que dormem (I Coríntios 11.27). Então quem não se prepara para cear está doente, fraco ou dormindo espiritualmente.
Ao participar da Santa Ceia devemos saber precisamos nos preparar para este momento como Jesus ordenou, saber que Ele nos conhece como somos, obedecer ao mandato de Jesus, invocar a presença do Senhor em nossas vidas, entender o significado profético da Santa Ceia, saber que o propósito é estar em comunhão com os irmãos e o objetivo de renovar nossa Aliança com Deus.
Não deixe que a Ceia seja um momento qualquer em sua vida, aproveite este privilégio e responsabilidade que Jesus nos deixou preparando-se para este momento.

A Santa Ceia é bênção de Deus pra sua vida!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp