Quando a glória de Deus volta

Tema: RESTAURAÇÃO

mão levantada aberta para o céu

Ageu 2.1-9

Introdução: A glória de Deus se manifestou pela primeira vez no templo quando este foi inaugurado. Enquanto os levitas adoravam, uma fumaça encheu o templo “de maneira que os sacerdotes não podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR encheu a Casa de Deus” (II Crônicas 5.13,14).
A palavra para glória é SHEKINAH que significa a manifestação da presença de Deus em sua glória. Durante toda a caminhada do povo de Deus pelo deserto esta nuvem de glória nunca os desamparou (Êxodo 13.21,22).
Houve um tempo em que, por causa do pecado, esta Shekinah se retirou do meio do povo. Os inimigos filisteus levaram a arca da Aliança onde a glória de Deus se manifestava. Então uma mulher declarou “Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel” (I Samuel 4.21,22). Depois o povo foi levado como escravos para a Babilônia e por 70 anos não viram esta glória. As pessoas pediam que cantassem e não conseguiam porque estavam longe da presença de Deus (Salmos 137.1-6).
Foi neste período que Ageu viveu e profetizou a restauração do templo, bem como a volta da glória de Deus. Quando o templo foi restaurado por Esdras, a Glória de Deus se manifestou enquanto uns choravam de saudades do templo antigo e outros gritavam de alegria “de maneira que não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo; pois o povo jubilava com tão grandes gritos, que as vozes se ouviam de mui longe” (Esdras 3.13).
Toda esta história ensina que há esperança para quem já sentiu a glória de Deus, mas desanimou. Hoje nós somos o templo e habitação do Espírito Santo (I Coríntios 3.16). Mas por causa do pecado, fomos “destituídos da glória de Deus” (Romanos 3.23). Por isso, não podemos deixar de aproveitar cada oportunidade de buscar a presença do Senhor “enquanto se pode achar” (Isaías 55.6). Pela graça de Jesus, mesmo que você tenha enfraquecido, pode receber novamente a presença de Deus em sua vida.



Como receber novamente a Glória de Deus?

Vamos aprender com as palavras do profeta Ageu, o que acontece quando nosso templo é restaurado e a glória de Deus retorna para nossas vidas:

1- Força e Coragem: v.4

Quando recebemos a Glória de Deus em nossas vidas, ficamos fortes como nunca.
Ageu diz enfaticamente para cada líder do povo para serem fortes. Este incentivo foi necessário para animar a restauração do templo. Todo o povo esteve motivado a ajudar na reconstrução (Ageu 1.14).
A Palavra de Deus declara que Deus é nossa fonte de energia e vigor, pois “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13) e que “a alegria do Senhor é a nossa força” (Neemias 8.10). Uma pessoa triste Não tem forças para lutar, mas com alegria tem disposição para vencer.
Os discípulos também estavam fracos e desanimados pensando que estavam sozinhos sem Jesus, mas quando receberam o Espírito Santo foram fortalecidos e saíram pregando o evangelho com autoridade (Atos 2.5-11).
O crente sem a glória de Deus é fraco, mas quando recebe a força do Senhor, mesmo que seja em meio às dificuldades sabe que “quando sou fraco é que sou forte” (II Coríntios 12.10).
Você está precisando de forças?
Busque a glória de Deus te fortalece!

2- Renovação do compromisso: v.5

Quando a Glória de Deus vem sobre nós, renovamos nosso compromisso com Deus.
O templo foi abandonado porque o povo pecou contra Deus rompendo sua Aliança. Ageu lembrou ao povo que Deus tinha feito uma aliança com eles quando saíram do Egito. Embora o povo tivesse quebrado esta aliança, Deus manteve sua palavra de pé. O Senhor não abandonou seus filhos. O Espírito Santo estava sobre eles e não precisavam ter medo.
Deus nos chama para renovar nossa aliança com Ele. Talvez você tenha abandonado um ministério ou desanimado no trabalho da Igreja e precisa voltar. Não há o que temer quando obedecemos a Deus.
Você está falhando em seu compromisso com Deus?
Renove sua aliança com o Senhor!

3- Deus move céus e terra: v.6,7

Deus move céus e terra a nosso favor quando sua glória está à frente de nós.
O Senhor prometeu para seu povo que se reconstruíssem o templo Ele seria o provedor de tudo o que precisassem. Deus garantiu que moveria os céus e a terra levantando pessoas para ajudar nesta reconstrução.
Muitas vezes as coisas estão dando tudo errado porque não estamos sob a Glória de Deus. Há momentos em que tudo parece estar parado e não conseguimos prosseguir. Mas quando obedecemos à vontade de Deus tudo prospera. Deus envia pessoas para abençoar nossa vida. É mais provável que o céu e a terra saiam do lugar do que a promessa de Deus venha a falhar.
Está precisando de uma ajuda?
Deus vai mover céus e terra a seu favor!

4- Deus é o provedor: v.8

Quando a glória de Deus vem sobre nós, o Senhor é quem nos sustenta.
Deus garantiu para Ageu que Ele mesmo sustentaria a sua obra porque é o “dono do ouro e da prata”. Ageu perguntou ao povo quem tinha visto o templo em sua primeira glória, pois depois de restaurado estava menor. Entretanto, declarou que embora estivesse menor a Glória de Deus seria maior (Ageu 2.3,9). A glória de Deus vem acompanhada com toda a sua formosura e riqueza.
Deus quer nos mostrar que seu poder não tem limites e que a glória do homem não tem valor algum. Muitos projetos humanos fracassam porque são feitos para dar glória ao homem, mas Deus não divide sua glória com ninguém (Isaías 42.8). Então Deus permite que nossos planos sejam frustrados para aprendermos a depender Dele.
Você tem feito algo para glorificar a si mesmo?
Aprenda a depender de Deus e fazer tudo para Sua Glória!

5- Recebemos a Paz de Deus: v.9

Quando a glória de Deus vem sobre nós, recebemos a paz de Deus em nosso coração.
O templo foi declarado com lugar da glória de Deus, mas também com um lugar de paz. Jesus disse “no mundo passais por aflições” (João 16.33) e não ‘na Igreja’ porque deve ser um lugar de paz.
Se a presença de Deus está em nossas vidas, tudo o mais pode sair do lugar que temos em nosso coração “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Filipenses 4.7). Esta paz não foi dada pelo homem ou pelo mundo e sim pelo próprio Jesus (João 14.27). Isso não significa isenção de problemas ou dificuldades, mas tranquilidade acima de tudo que aconteça.
Muitas pessoas perguntam como saber se algo é de Deus, como um sonho ou situação qualquer. Certamente o que vem de Deus tem suas características como amor, alegria e paz.
Você tem sentido a paz de Deus?
A glória de Deus te garante sua paz!

Deixe a Glória de Deus voltar em sua vida!


CONCLUSÃO

Assim como Ageu exortou o povo para restaurar o Templo a fim de que a glória de Deus volte, também é tempo de restauração para a Igreja do Senhor. Deus quer manifestar sua glória em nossas vidas, bem como em sua Igreja, mas para isso precisa que busquemos a sua glória e não a nossa própria.
Quando Jesus apareceu aos seus discípulos após sua ressurreição “soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo (João 20.22), mas não aconteceu nada aparente naquele momento. Somente após alguns dias de oração eles “estavam todos reunidos no mesmo lugar (Atos 2.1) e “todos ficaram cheios do Espírito Santo (Atos 2.4). Isso nos ensina que precisamos ser perseverantes em oração e que mesmo que não vejamos nada acontecer não significa que Deus não esteja agindo.
Se você não tem mais sentido a presença de Deus em sua vida e parece que a glória de Deus foi embora da sua vida, não diga ‘icabô: foi-se a glória de Deus’, mas busque a ‘SHEKINAH’. Se em sua igreja local está faltando a presença da glória de Deus, não busque a glória do homem e trabalhe pela restauração da Igreja do Senhor.
Quando a glória de Deus volta para sua vida você recebe força e coragem, tendo oportunidade de renovar o compromisso com Deus. Então Deus move céus e terra, como nosso provedor e sustentador mostrando seu cuidado por nós. Além disso, recebemos a Paz de Deus que nos conserva em sua presença.
Está sentindo que Deus está distante?

A Glória de Deus vai voltar!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp