A oração de Jabez

-Tema: ORAÇÃO
I Crônicas 4.9-10
-Introdução: A oração tem poder de transformar todas as coisas. Embora não sabemos muito sobre a vida de Jabez, que é citado somente aqui neste texto, a Escritura abriu um parêntese para citar um homem que teve sua vida marcada pela oração.
Baseado nas palavras deste texto pode-se entender a vida de Jabez em três momentos:
-INÍCIO: “sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz”. Jabez começou sua vida com dores e dificuldade, por isso seu próprio nome significa dor, aflição e pesar. Jabez, no hebraico Ya‘bets , procede de uma raiz que significa “afligir”, “pesar” ou “aquele que causa dor”.
-MEIO: “Jabez invocou o Deus de Israel”. Houve um momento na vida de Jabez em que conheceu o poder da oração. A partir de então tudo mudou em sua vida e aprendeu a buscar a Deus.
-FIM: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos”. Por fim a vida de Jabez foi transformada e deu a volta por cima. Embora tenha causado dores a sua mãe quando nasceu, depois lhe deu mais orgulho que os outros filhos.
Mesmo que você tenha tido um bom começo em sua vida, trabalho, casamentou ou qualquer área, saiba que mais importante é como vai continuar.
Está cansado de sofrer?
Vamos refletir os pedidos de Jabez nesta oração:

1- PROSPERIDADE: v.10ª “Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras”
Primeiro Jabez pede a Deus que prospere sua vida com a sua bênção e alargue suas fronteiras lhe dando mais terras ou lugares para viver.
Prosperidade não significa apenas riqueza financeira. Ser próspero é não sentir falta de nada, pois “o Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Salmos 23.1). Prosperar é estar satisfeito e feliz.
Quando Deus prospera sua vida, você é abençoado e vai a lugares que nunca imaginou confiando que “Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19). Então peça a Deus que te abençoe em tudo que fizer em sua vida abrindo caminhos para você passar.
Deus quer alargar suas fronteiras!
                              

ASSISTA:
2- CUIDADO: v.10b “seja comigo a tua mão”
O segundo pedido de Jabez foi que a mão de Deus cuidasse dele por onde fosse. Jabez não confiava em sua própria mão e sabia que onde Deus coloca sua mão tudo se torna possível.
A mão de Deus é forte e poderosa capaz de “na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos” (Isaías 40.12), de tão grande que é a sua mão. Quando Deus pega alguém para cuidar com sua mão protetora, então não solta, pois “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13). Por isso confie que “o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo” (Isaías 41.13).
Confie sua vida nas mãos de Deus!

3- PROTEÇÃO: v.10c me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”
O terceiro pedido de Jabez foi de proteção para sua vida. Estava cansado de sofrer e sabia que teria que enfrentar muitos perigos.
Jesus também ensinou a orar pedindo livramento do mal (Mateus 6.13). Mas o mal que precisamos ser livres além de algo ruim que fizerem contra nós também é o mal que nós mesmos fazemos. Tudo que é mal traz consequências malditas assim como “toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus” (Mateus 7.17).
Vivemos uma crise de segurança no mundo. Quanto mais as pessoas têm, mais precisam de proteção. Uma das consequências da necessidade de proteção é a vigilância ou perca da privacidade. Pessoas que se dizem protegidas estão sendo vigiadas dia e noite por câmeras e seguranças armados. Da mesma forma muitas pessoas acham difícil confiar na proteção de Deus porque perderão sua individualidade e passarão a ser vigiados dia e noite pelo Senhor.
Se você tiver medo de algo peça a proteção de Deus e confie que “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma” (Salmos 121.3-7).
Deixe Deus proteger a sua vida!

Deus ouve a sua oração e muda sua história!
-CONCLUSÃO: Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido
A história de Jabez foi resumida em uma vida de oração. Mesmo que tenha começado tão mal, conseguiu terminar muito bem.
Se você não teve um bom começo, peça a Deus que te dê um final feliz. Faça como Jabez e transforme sua vida em uma oração ao Senhor de todo o seu coração.
Deus pode mudar sua história!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

12 comentários:

  1. Conhecimento sem Discernimento é porta de entrada para heresias. Obrigado pelo artigo esclarecedor.
    J.VALDERIO DOS SANTOS | Editor de www.diarioministerial.net

    ResponderExcluir
  2. Linda a história dele, uma vida em oração!

    ResponderExcluir
  3. muito edificante,obrigado, me levantou muito.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito dessa história eu vou pregar na igreja em nome de Jesus!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Socorro
    A história de Jabez me serviu de estímulo para prosseguir..

    ResponderExcluir
  6. Excelente! Ótima exegese!

    Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
    Daniel 12:3

    GRAÇA E PAZ

    ResponderExcluir
  7. Eata história ou estes três pedidos nos revela que a fé é realmente algo muito importante na vida do ser humano, assim chegámos a conclusão que o senhor o magnífico Deus de Abraão, Isac e Jacó esta sempre pronto para agi em nossa defesa.

    Que a paz do a Senhor eteja com todos.

    ResponderExcluir
  8. Edificante,sou apaixonado com essa passagem, que lindo e que tristeza passa por esse relax, não se abate e vai enfrente e conquista sua grande Vitória. Não deixou o seu passado influenciar no seu futuro amei.

    ResponderExcluir
  9. Estou iniciando hoje esta oracao . Que apatir de hoje a minha vida seja cheia de alegria , fartura e muita felicidades, enfim muita abundancia em todas as areas de minha vida e de todos aqui e no mundo. amem

    ResponderExcluir
  10. Ilustre Irmão em Cristo, realmente Jabez é uma incógnita, pois não declinada sua descendência, tampouco, existe algo mais sobe ele na palavra de DEUS. Lendo as escrituras, me sobreveio o seguinte pensamento: Quando suam mãe diz textualmente que:sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz” Ora, me sobreveio o seguinte pensamento quando lia essa passagem na Bíblia. Que ela o deu à LUZ com muitas dores. Ao contrário de Ana que deu Samuel com alegria à LUZ, pois havia concebido.Tanto que a LUZ lhe abençoou com mais filhos. Ademais, sabemos que as mães tem dificuldades em dar seus filhos até a JESUS - vide exemplo de Isaque e Abrahão -, no entanto, a LUZ deu o FILHO DO SEU AMOR para nos resgatar para Ele. Sabemos também que todo aquele que consegue se converte à LUZ e, persevera nela, terá batalhas memoráveis para sobreviver, pois a perseguição será feroz e. somente sua FÉ popderá ajudá-lo a vencer o mundo.

    ResponderExcluir
  11. Lindo, MARAVILHOSO.A palavra de DEUS nos dá Vida

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.