A oração Sacerdotal de Jesus

-Tema: ORAÇÃO   


João 17
-Introdução: Vivemos em um tempo em que a oração pessoal e íntima com Deus tem sido desvalorizada para uma religiosidade de holofotes e microfones. O autor James C. Hunter, no livro O monge e o executivo, enfatiza e importância de tirar tempo para oração retirando-se espiritualmente e afirma que atualmente existe grande necessidade de “três premissas - oração, trabalho e silêncio” [i].
Jesus tinha uma vida de oração pessoal com Deus. Antes de tudo Jesus orava e antes de ir para a cruz também orou. Nesta oração Jesus mostrou que é sacerdote e pediu por seus seguidores e por toda humanidade.
Como cristãos, temos muitos motivos de oração pessoais, familiares, pela igreja e sociedade. Na vida cristã, cada desafio ou problema que vivemos se torna motivo de oração, então potencialmente oportunidade para milagres de Deus.

Por que Jesus orou?

Vamos aprender alguns motivos de oração através da oração Sacerdotal de Jesus:

1- OROU porque precisava contemplar a glória de Deus: v.1-5

O primeiro motivo presente na oração sacerdotal de Jesus foi buscar a glória de Deus. Enquanto se colocou na condição humana, Jesus se viu necessitado de sua glória celestial. A única forma de reconquistar esta glória durante o tempo que estava na terra seria através da oração.
A oração nos leva a contemplar a glória de Deus. Quando oramos, deixamos de olhar para as circunstâncias ao redor para focar na presença de Deus. Se olharmos os problemas, ficamos abatidos e tristes, mas se fixamos em Jesus, recebemos ânimo.
Você gostaria de contemplar a glória de Deus?
Através da oração Deus se revela a você!

2- OROU para que seus discípulos estivessem firmados na sua Palavra: v.6-17

A pessoa do Senhor Jesus revela a Palavra de Deus (João 1.1 e 14). Por isso Jesus pede tanto a Deus que sua Palavra permaneça em seus discípulos. Sabia que o poder de suas palavras ecoariam no coração de seus seguidores por todas as gerações. Tinha a certeza de que se partisse de volta a sua glória celestial, suas palavras continuariam atuando na terra.
Certa vez ouvi que ‘quem não lê a Bíblia não tem assunto pra conversar com Deus’. Isso é verdade, pois quem gosta de futebol, conversa sobre futebol, quem gosta de política, sempre discute com pessoas deste meio e assim por diante, os assuntos determinam os grupos de pessoas.
Orar não é somente falar com Deus e sim conversar com Ele. Primeiro ouvimos sua voz e então falamos com Ele que nos responde em oração. Quem conversa com Deus em oração, sempre fala de suas Palavras. Quando lemos a Bíblia, conhecemos as promessas de Deus para nossas vidas e em oração pedimos a Deus estas bênçãos. A Escritura se torna “viva e eficaz” (Hebreus 4.12) quando falamos a Palavra do fundo de nosso coração “porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lucas 6.45).
A Palavra de Deus está gravada em seu coração?
Deixe a Palavra de Deus marcar sua vida para sempre!

3- OROU porque desejava nos enviar para sua obra: v.18-20

Uma preocupação de Jesus era a continuação de seu ministério na terra. Por isso orou para Deus enviasse também seus discípulos como ele foi enviado pelo Pai. Naqueles dias a presença de Deus no mundo estava marcada pela pessoa de Jesus, mas quando voltasse para os céus, seus discípulos continuariam sua obra através do Espírito Santo.
Um dos maiores motivos de oração da Igreja, que certamente é o clamor de todo pastor ou líder espiritual é por pessoas para ajudar na obra de Deus. Jesus mesmo ensinou que devemos “rogai ao Senhor da Seara que mande mais trabalhadores para sua Seara” (Mateus 9.38). Primeiramente devemos ter a consciência de que o dono da Igreja é Jesus, que a comprou com seu sangue e nós somos apenas seus servos.
Você está precisando de pessoas para te ajudar no ministério?
Ore ao Senhor que Ele levantará pessoas!

4- OROU para que fôssemos unidos: v.21-23

Um sério problema que Jesus percebeu foi a fragilidade de seus seguidores. Então orou a Deus pela unidade dos discípulos. Sabia que se estivessem unidos seriam fortes, mas separados fracassariam no seu chamado. A vida cristã é uma vida comunitária e não de solidão.
Este motivo de oração ainda é algo urgente para a igreja moderna. Existem milhares de denominações cristãs e cada uma se vê como única e verdadeira Igreja de Cristo. A consequência disso tem sido um cristianismo individualizado. As pessoas estão desacreditadas nas igrejas e tanto deixam suas comunidades de fé como trocam de igreja facilmente ou até ficam sem congregar tornando-se evangélicos nominais.
O diabo sabe como enfraquecer uma igreja, é somente desunir os seus membros que tudo que acontecer será confuso e o desânimo toma conta de todos. Quando os irmãos estão unidos em um só propósito, tudo se torna mais leve e dá certo.
Como está sua comunhão com os irmãos?
Jesus quer que você esteja em união e nunca separado!

5- OROU para revelar a vontade soberana de Deus: v.24-26

Uma dúvida pairava sobre as mentes dos discípulos: como seria a vida deles sem Jesus? O próprio Senhor também estava preocupado com isso porque não queria abandoná-los, embora precisasse partir. Então seus discípulos precisavam conhecer a vontade de Deus para suas vidas. Além de conhecer a vontade de Deus, os discípulos precisavam conhecer o poder do nome de Jesus que manifesta o poder de Deus (v.26).
Da mesma maneira que é difícil encontrar alguém sem ter o nome e o endereço, também seria difícil vier a fé cristã sem saber a vontade de Deus (endereço) ou sem o poder (nome de Jesus).
Antes de cada decisão que tomar em sua vida, primeiro ore pedindo orientação de Deus e então, quando tiver certeza da vontade de Deus, ore na autoridade do nome de Jesus e sua vida será direcionada pelo Senhor.
Você está precisando tomar uma decisão?
Deus não quer que estejamos confusos, mas deseja nos dar o seu melhor!

Jesus intercede por você!

CONCLUSÃO

Jesus é o “Mediador entre Deus e os homens” (I Timóteo 2.5) e sacerdote eterno de Deus (Hebreus 7.17), por isso fez esta oração nos ensinando que nossas dificuldades se tornam milagres quando estamos na presença de Deus.
Aprenda uma coisa, não diga mais ‘tenho um problema’ e sim que tem ‘um motivo de oração’ então o que antes era problema se tornará em solução. Gaste mais tempo orando do que reclamando e você terá tempo de sobra para festejar em gratidão a Deus pelas bênçãos em sua vida.
O texto de I Tessalonicenses 5.17 ensina “orai sem cessar”, mas parece que as pessoas interpretam como ‘orai quando precisar’ e assim as pessoas só lembram de orar quando as coisas estão difíceis. A oração não pode ser apenas como remédio para curar dores e sim deve ser uma vitamina que nos dá saúde e forças para viver felizes na presença de Deus.
Você tem a prática da oração?

Ore sempre, não somente quando precisar!



[i] HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2007. 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp