Os três MUNDOS

“O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceuJoão 1.10
-Introdução: A palavra ‘mundo’, no original grego é o termo cosmo. O sentido original é “ordem, arranjo, ornamento, adorno”1. Certamente todos estes predicativos serviam para admirar a beleza de toda a criação de Deus.
A palavra cosmo, ou mundo é citada 74 vezes no evangelho de João. Isso mostra que havia conceitos importantes a respeito do mundo. A compreensão destes conceitos nos ajuda compreender melhor o plano de salvação, bem como o meio em que vivemos.
Em que mundo você está?
Vejamos os com três significados diferentes da palavra cosmo ou mundo:

1- UNIVERSO: João 1.9 “a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem”.
O cosmo pode ser entendido com tudo o que existe. Este é o mundo criado ou a natureza ao nosso redor. Este é o sentido prático ou literal da expressão mundo, referindo-se ao planeta terra e tudo que é visível2.
Jesus Cristo veio ao mundo, universo criado por Ele mesmo (Colossenses 1.16), para viver entre nós como “primogênito de toda a criação (Colossenses 1.15).
O cosmo físico é o ambiente em que vivemos. Contudo não podemos viver apenas num mundo material. Existe muito mais que isso tudo o que é visível. Quem vive apenas materialmente, está no cosmo físico apenas, sem perceber a realidade espiritual.
Jesus veio ao mundo terreno!

2- HUMANIDADE: João 3.16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
O cosmo também pode ser compreendido no sentido social, como o ser humano em geral. Este é o sentido principal do cosmo, quando enfatiza as vidas de pessoas criadas e amadas por Deus.
Jesus veio para ser a “luz do mundo” (João 9.5), ou seja, para iluminar a humanidade com a luz de Deus. Quem conhece a Jesus recebe esta luz e se torna como Cristo quando disse: “vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14).
O cosmo social ou humano é a vida que temos com sentimentos, relacionamentos e vontades. Ser humano é estar limitado, mas sempre querendo mais. Quem vive apenas no cosmo humano, muitas vezes sofre decepções (João 16.33). Precisamos despertar para entender que nosso mundo, ou vida terrena, foi redimida por Cristo na cruz.
Jesus salva o mundo humano!

3- SISTEMA: I João 2.15 “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.
O cosmo também pode ser interpretado no sentido ético, como um sistema do mundo, as influências que estão ao nosso redor. Este é o sentido pejorativo dado à palavra mundo e muito enfatizado pelo apóstolo João. As palavras: mundano e mundanismo vêm deste significado sobre o “mundo de iniquidade” (Tiago 3.6).
Em sua oração sacerdotal, Jesus orou ao Pai que “não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal (João 17.15). A partir do momento que aceitamos a Cristo, não somos mais deste mundo de pecado (João 17.16), embora tenhamos que conviver neste mundo temporal (João 17.11).
Quem vive apenas no cosmo temporal, está influenciado pelos valores éticos deste mundo que não tem paz (João 14.27), não tem amor (João 15.18,19), mas há trevas (João 3.19). Quando somos salvos deste mundo de perdição, logo somos enviados para pregar ao mundo a palavra de Salvação (João 17.18).
Jesus transforma o mundo perdido!
Jesus é o Salvador do mundo!
-Conclusão: João 3.17 “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo [universo], não para que julgasse o mundo [sistema], mas para que o mundo [humanidade] fosse salvo por ele”.
Os três sentidos da palavra cosmo, nos ensina sobre o plano salvador de Cristo, que abrange o cosmo por completo. Deus quer salvar sua criação, transformar a sociedade e resgatar a vida humana do pecado e perdição.
Não viva apenas neste mundo terreno, apenas existindo fisicamente. Nem pense que o mundo é tudo o que te encanta e te dá prazer. Saiba que no seu mundo, em seu viver, existe um Deus que ama e te salva.
Deus ama o mundo!

______________________________
1 VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine, tradução Luís Aron de Macedo, Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2006 – 7ª edição. 
2 STONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 2272.
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

3 comentários:

  1. Sim, importante entender o significado desta palavra e verificar sua firmas. Muito bom o estudo.

    ResponderExcluir
  2. Amei,uma bênção,vou continuar estudando com vc!! Vanuza Garcia

    ResponderExcluir
  3. Amei,uma bênção,vou continuar estudando com vc!! Vanuza Garcia

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.