As Três tendas do Comodismo

-Tema: MISSÃO


 “Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias Mateus 17.1-8

-Introdução: Nunca as igrejas tiveram tantos recursos para anunciar o evangelho. Contudo a evangelização está muito aquém do que é necessário. Parece que a maioria das igrejas começa bem o seu propósito e depois se acomodam.
Quando Jesus subiu ao monte com seus três companheiros Pedro, Tiago e João, certamente desejava proporcionar-lhes uma experiência com Deus que os levasse a descer para a cidade e cumprir sua missão. Entretanto Pedro achou que estava ‘tão bom’ ali que propôs fazer três tendas para ficarem mais. Felizmente sua proposta não teve atenção e Jesus continuou seu ministério firmemente.
A tenda serve de abrigo e conforto. Muitos cristãos e suas igrejas estão vivendo momentos de contemplação da glória de Deus. Ficam somente nisto, construindo ‘tendas’ que os levam ao comodismo ao invés do desafio missionário.

O que te impede de fazer Missão?

Vamos comparar as três tendas com três coisas que impedem as igrejas de cumprir sua obra missionária:

1- Tenda de Moisés > LEI

A tenda de Moisés é comparada com a Lei, porque foi um legislador do povo de Deus.
Moisés organizou o povo como nação dando-lhes estatutos que antes não tinham como escravos. Esta lei tinha direitos e deveres, bem como consequências dos mesmos. Com o tempo os seguidores de Moisés começaram a ser cada vez mais rígidos com seus ensinamentos de maneira que a lei se tornou pesada demais. Quando Jesus veio, cumpriu toda lei e nos trouxe um novo tempo “pois não estais debaixo da lei, e sim da graça (Romanos 6.14).
O legalismo é representado pela tenda de Moisés, onde se acomodam aqueles que dizem fazer tudo certinho, mas não estão cumprindo o IDE do Mestre. As igrejas criam regras e estatutos tão rígidos que impedem a entrada de novas vidas. Muitos desafios missionários não podem ser atingidos porque primeiro devem cumprir uma série de exigências. O legalismo é cômodo porque traz o conforto de sentir que tudo está certo, mesmo se o propósito de ganhar vidas não estiver sendo cumprido.
Você está escondido na tenda da Lei?
Deixe o legalismo e faça a obra de Deus!

2- Tenda de Elias > PROFECIA

A tenda de Elias é comparada com a Profecia, porque ele foi um dos primeiros e principais profetas bíblicos.
O profeta Elias foi o precursor de um tempo em que Deus levantou vários profetas, um após o outro. Contudo, poucos homens de Deus foram tão cheios de autoridade como Elias. Muitos milagres foram realizados em seu ministério e ele foi arrebatado ao céu sem passar pela morte (II Reis 2.1-4). Desde seu sucessor Eliseu e o restante dos profetas que se levantaram até João Batista, todos se espelharam no ministério de Elias como voz profética para o povo de Deus que esperava seu retorno (Mateus 11.14 e 17.11).
A profecia é representada pela tenda de Elias que traz aos crentes o comodismo de ouvir uma revelação para sua vida ao invés de buscar pessoalmente a direção de Deus. Realmente muitos cristãos estão buscando revelação do que devem fazer. Mas isso é muito fácil e não conduz a um compromisso com Deus.
Quem busca adivinhação está sempre procurando um profeta diferente para lhe anunciar o futuro e não constrói um relacionamento de intimidade com Deus suficiente para ouvir a voz do Senhor. Esta pratica excessiva acomoda a Igreja dentro de quatro paredes ou em montes e ‘casas de profeta’ ao invés de anunciar que a Salvação já foi revelada por Deus ao mundo através do Senhor Jesus (Hebreus 1.1-3).
Você está acomodado na tenda da Profecia?
Você deve revelar ao mundo que Jesus é o Senhor!

3- Tenda de Jesus > SINAIS

A tenda de Jesus é comparada com os Sinais porque o Mestre operou grandes maravilhas e ordenou que fizéssemos coisas maiores também (João 14.12). Os milagres de Jesus foram tantos que o apóstolo João deixa claro que não seria possível descrever tudo (João 20.20,21 e 21.25). Principalmente porque Jesus prometeu que “sinais hão de acompanhar aqueles que creem” (Marcos 16.17) tornando-se algo natural na vida dos cristãos.
O misticismo em torno de Sinais e milagres é representado pela tenda de Jesus, que foi o fundador deste movimento chamado Igreja. Hoje grandes Igrejas são inauguradas todos os dias prometendo realizar milagres, contudo ‘insistindo’ em pedir ofertas e contribuições como prova de fé para então ser abençoado.
Por outro lado podemos testemunhar que o Espírito Santo tem realmente operado maravilhas no meio do seu povo e por isso o evangelho tem crescido a cada dia mais. Contudo, percebemos em muitas igrejas que elas se fecham em si mesmas, embora divulguem massivamente suas obras para que as multidões venham encher seus templos. Este também é um sintoma de comodismo que faz a igreja deixar de ir para que as almas venham em sua direção. Existem muitas vidas que nunca irão a uma igreja e precisam que o povo de Deus os encontre pelas ruas, hospitais, cadeias, escolas, etc.
Você está acomodado na tenda dos Sinais?
Saia em busca daqueles que estão precisando de um milagre!

Não se acomode!

CONCLUSÃO 

“Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.  Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus” v. 5-8

Após a proposta de Pedro para fazer as três tendas, sua fala foi interrompida pela nuvem da glória de Deus, em seguida pela voz do Senhor ordenando que ouvissem a Jesus e depois pelo toque de Jesus dizendo para não terem medo. Quando se despertaram de tudo que aconteceu parecendo um sonho, “a ninguém viram, senão Jesus (v.8). Foi então que voltaram para a realidade que era continuar o seu ministério em busca de vidas olhando não para a lei [Moisés], profecias [Elias] ou mesmo para as maravilhas que contemplaram no monte ao redor de Jesus.
Quantas vezes em nossas reuniões de liderança da igreja propomos fazer tendas que nos levem ao comodismo. Estabelecemos leis, profetizamos e até realizamos maravilhas, mas não podemos deixar de descer o monte para ganhar almas para o Senhor. Organize sua Igreja, busque revelação e milagres de Deus, mas nunca se acomode parando de pregar o evangelho.

Em qual tenda você tem se acomodado?
Olhe somente para Jesus e anuncie o evangelho!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp