O Mapa da Alma

Tema: MITIVACIONAL

homem olhando jornal com um buraco

Salmos 42.1-6

Introdução: A humanidade alcançou os quatro cantos da terra, bem como os oceanos e até mesmo o espaço longínquo dos céus. Existem mapas e registros detalhados de tudo isso como uma tentativa humana de controlar tudo que há ao seu redor. Contudo ainda não conseguiu conquistar a si mesmo ou conhecer o próprio íntimo.
O Salmo 42 é uma conversa com a própria Alma. O título do texto diz que é um ‘salmo didático’, o que demonstra que os filhos de Coré escreveram este hino para ensinar o povo a conhecer a si mesmo.
A alma é o ‘eu’ ou personalidade e tudo que diz respeito ao seu ser. Os cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato são capacidades sentidas pela alma. Deus criou o homem do pó da terra formando seu corpo e “lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente (Gênesis 2.7). Então a alma vem de Deus para nos dar a vida.
A sociedade moderna mecanizou o ser humano ao ponto de perder a sensibilidade de coisas que não são visíveis. As pessoas estão tão cercadas de tecnologia que não conseguem entender o seu próximo nem a si próprio.

Você conhece a si mesmo?

Vamos aprender quais são as três entradas ou portas da alma humana:

1- VONTADE 

v.1,2 "Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus?"

A Vontade é a primeira porta da Alma. Toda disposição ou interesse por algo é o que nos move a conhecer e aprender mais. Esta força vem de dentro da Alma.
Certa vez alguém disse que ‘vontade é algo que dá e passa’. Verdade. Contudo, a vontade se baseia nas necessidades íntimas da alma. Não podemos deixar ser dominados pela vontade, como Deus avisou para Caim “o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo (Gênesis 4.7). A raiva, o medo, até mesmo a fome ou o sono são exemplos de vontades que precisamos administrar bem para não nos prejudicar.
Os versículos 1 e 2 falam da alma que ‘suspira’ e tem ‘sede’ de Deus. Esta é a melhor de todas as vontades que podemos ter. O desejo de buscar a presença do Senhor é a maior de todas as satisfações que a alma humana precisa. Quando a pessoa não satisfaz sua alma com Deus, nada mais pode suprir suas vontades. Então surge um vazio que muitos tentam preencher com vícios, prazeres e tantas coisas que o mundo oferece.
Você tem vontade de buscar a Deus?
Que o seu maior desejo seja pela presença do Senhor!

2- MEMÓRIA 

v.3,4 "As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: “E o seu Deus, onde está?” Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se derrama a minha alma —, de como eu passava com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa"

A Memória é a segunda porta da Alma. Os registros de tudo que acontece ou vemos são armazenados em nossa mente. A memória é tão rápida, que traz à lembrança em fração de segundos.

Segundo a psicologia, as lembranças são guardadas em três camadas[I]:
-Consciente: o que acontece aqui e agora, tendo conhecimento sobre o que sente e pensa. Comparado à ponta de um Iceberg, menor parte visível;
-Subconsciente: o que aconteceu no passado e pode ser trazida a memória com facilidade. Comparado à parte submersa de um Iceberg, como maior parte invisível;
-Inconsciente: fatos que não conseguimos lembrar mais, contudo estão registrados profundamente.

Os versículos 3 e 4 falam de lembranças ruins e boas. O salmista expressa sua tristeza pelos que desprezam ao Senhor e se alegra em recordar de suas experiências em adoração a Deus no meio de seu povo. Estas boas lembranças estavam transbordando em seu coração ao ponto de dizer que “dentro de mim se me derrama a alma”.
Muitas pessoas dizem que têm um caderninho onde anotam tudo de ruim que alguém faz para não esquecer. Isso é muito ruim. Se você for guardar tudo de mal em seu coração você vai ficar contaminado e doente.
Aprendi que o cristão deve andar com duas sacolas, uma rasgada para colocar o que não é bom para perder pelo caminho e outra bem segura para reservar tudo que edifica sua vida. Por isso, “quero trazer à memória o que me pode dar esperança (Lamentações 3.21). Então procure se lembrar das maravilhas de Deus e concentre-se em adorar ao Senhor enchendo sua alma de louvor e alegria.
O quem tem preenchido sua memória?
Lembre-se de coisas que edificam sua vida!

3- EMOÇÃO 

v.5,6 "Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu. Sinto abatida dentro de mim a minha alma; lembro-me, portanto, de ti, nas terras do Jordão, no Hermom, e no monte Mizar."

A terceira entrada da alma é a Emoção. Tudo o que sentimos trazendo alegria ou tristeza, prazer ou dor, formam nossas emoções.
Muitas pessoas são movidas por suas emoções, guiando suas vidas pelo que sentem. Isso causa um desequilíbrio entre seus pensamentos e emoções. Precisamos tomar cuidado para não ser dominados por emoções apenas porque “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas (Jeremias 17.9).
Os versículos 5 e 6 falam de emoções que abatem a alma. Sentimentos que superlotam o coração acabam pesando sua alma para abatê-la. O salmista compreende a sua alma e conversa consigo mesmo como se falasse diante de um espelho. Aconselha sua própria alma a esperar e duvida de suas incertezas.
Esta capacidade de refletir e questionar o motivo de seus sentimentos é ensinada pelo escritor Augusto Cury ensina no livro Código da Inteligência[II] par ajudar pessoas que estão com sua alma abatida a não se conformarem com este sofrimento.
Faça como o salmista e questione suas emoções. Pergunte a si mesmo porque está sentindo tal sofrimento. Duvide de tudo que tenta te abater. Converse com seus pensamentos e “espera em Deus” entregando tudo nas mãos do Senhor.
Está sentindo sua alma abatida?
Entregue suas emoções na presença do Senhor!

Deus conhece sua alma!

CONCLUSÃO

A Alma é a sede de nossas vontades, memória e emoções. Conhecer a si mesmo é como entrar em um labirinto e sair sem se perder. Pela falta deste conhecimento próprio, muitas pessoas têm se confundido perdendo o controle de sua vida.
Muito mais que conhecer pessoas, lugares e coisas, precisamos conhecer nossa própria vida. O domínio próprio é uma das características do fruto do Espírito (Gálatas 5.23). Não fomos criados para viver como ‘animais’ movidos por instintos. Deus quer que seus filhos sejam autônomos e capazes de decidir o melhor por suas vidas.  Existem coisas que não compreendemos em nós mesmos e somente com ajuda do nosso Criador é que podemos vencer.
Você conhece a si mesmo?

Deus te conhece muito melhor!



______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

[I] https://pt.wikipedia.org/wiki/Inconsciente

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp