Vencendo a Inveja

-Tema: INVEJA
Gênesis 26.12-19
-Introdução: A inveja mata. Principalmente o invejoso, que é contaminado pela maldade. Já a pessoa invejada (que é alvo da inveja) deve ter muito cuidado para não ser atingido também. Ninguém tem inveja de quem está lutando. O invejoso não vê o quanto você trabalha, mas somente o que você conquistou.
Isaque estava prosperando e recebendo a promessa de Deus para sua vida, por isso os filisteus tiveram inveja dele e para tentar atrapalhar sua colheita, entulharam os poços de onde tirava água para seu sustento. A reação de Isaque parece ter sido ignorar o que fizeram e continuar sua vida prosperando cada vez mais.
O poço representa as fontes de nossa alma. Você é um poço inesgotável de possibilidades. Mas quando as pessoas vêm sua competência tentam te entulhar jogando ‘terra’ nos seus sonhos. Nesta situação é preciso ter sabedoria para vencer a inveja.
Você é alvo de invejosos?
O exemplo de Isaque nos ensina como vencer a inveja:

1- Não pare de lutar: v.12-14 Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja
A primeira reação de Isaque foi continuar trabalhando. Não tinha tempo para os invejosos porque tinha muitas bênçãos para semear e colher. E por isso colheu tantos frutos.
A primeira coisa que o inimigo quer é fazer você parar de semear para impedir sua colheita. Não perca tempo olhando para o que os invejosos dizem, continue lutando porque sua vitória vai chegar. Enquanto estão falando, trabalhe. Os incompetentes não conseguem reagir positivamente ao ver seu sucesso. Então não se rebaixe ao nível dos invejosos, mas tenha atitudes positivas focando seus objetivos ao invés de parar.
Você está parando por causa dos invejosos?
Não pare de semear porque sua colheita será grandiosa!

2 – Não se conforme: v.18 e 19 “E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.”
A segunda reação de Isaque foi desentulhar os poços que os inimigos tinham enchido de pedras e terra. Ele restaurou aqueles poços e lhes deu os mesmos nomes que Abraão seu pai tinha dado. Com esta atitude Isaque estava requerendo a restituição de seus direitos. Quando fez isso, foi surpreendido com um poço diferente porque brotava água nascente. Até então os poços de Isaque eram de água parada. Foi graças a este problema que Isaque precisou cavar seus poços mais profundamente. Se tivesse se conformado, não teria encontrado tanta abundância de água.
Não se conforme com as coisas que as pessoas falam e fazem para te prejudicar. Não ajunte entulhos de mágoas, boatos e desaforos de invejosos. Estas coisas atrapalham o fluir de Deus em sua vida. Então continue cavando mais profundo onde você encontrará uma fonte de água viva.
Você está conformado com poços de água parada?
Não se conforme com o pouco, continue buscando!

3- Abra-se para o novo: v.17 “Então, Isaque saiu daliv.21 “cavaram outro poço” v.22 “Partindo dali, cavou ainda outro poçov.25 “abriram ali um poço
Outra atitude de Isaque foi continuar cavando outros poços. Os inimigos ainda insistiam em ter inveja dele tentando roubar seus novos poços, mas Isaque partia para mais adiante e perfurava outros poços. Todo lugar que chegava conseguia encontrar água. Já os invejosos não tinham êxito e por isso ficavam irritados com a ‘sorte’ dele.
Os invejosos dizem que você tem muito, mas na verdade você ainda pode conseguir muito mais. Então, como já foi dito, não pare de trabalhar, não se conforme com pouco e procure novas possibilidades. Talvez você pode ir para um novo lugar e começar tudo de novo, mesmo assim os invejosos te perseguirão. O que nunca vão conseguir é impedir o seu sucesso. Continue cavando poços por onde você for e encontrará novas fontes de bênçãos para sua vida.
Está precisando de algo novo em sua vida?
Jesus é a fonte de água da vida!
Você pode superar a inveja!

-CONCLUSÃO: v.25 “Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço
Isaque conseguiu vencer a inveja trabalhando, não se conformando com o que faziam com ele e se abrindo para novas oportunidades.
Para estar sempre bem e livre de toda inveja, havia três prioridades na vida de Isaque:
-O altar, lugar de adoração a Deus: Isaque não deixava de buscar a presença do Senhor e alimentar a sua vida espiritual para estar sempre protegido contra a inveja. Cuide bem de sua vida de oração, mantendo-se sempre no altar de Deus.
-A tenda, lugar de mordia para a família: Isaque cuidava de seus familiares, protegendo seu lar contra a inveja. Assim também devemos priorizar nossa família não deixando entrar ressentimentos em nossa casa.
-O poço, lugar de se refrescar: Isaque cuidava para preservar sua fonte de alimento e refrigério. Preserve o seu poço, não deixe entulhar seus sonhos, nem absorva este mau sentimento que é a inveja.
Tenha como prioridade em sua vida o altar de oração, sua família e seu poço que é fonte de seus sentimentos  para estar bem na presença de Deus e de quem você ama. Vivendo assim, você não terá tempo para ficar olhando o que os outros dizem ou invejam de você.
Qual é prioridade em sua vida?
Cuide primeiro da sua comunhão com Deus, sua família e seu coração!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

8 comentários:

  1. é verdade, A INVEJA MATA!

    ResponderExcluir
  2. Muito,bom para reflexção dos crentes e dos invejosos

    ResponderExcluir
  3. cris 20 de julho de 2013 17:41

    não,sinta inveja do próximo trabalhe e conquiste o que é seu.

    ResponderExcluir
  4. Esboço muito bom adorei

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Senhor Jesus por usar teu vaso dessa forma eu necessitava desta palavra,

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.