Ponto de Vista da FÉ

-Tema: CONVERSÃO


João 1.43-51
-Introdução: ‘Cada ponto de vista é visto de um ponto diferente’. Para ver o que é espiritual é preciso estar em uma posição de fé, pois “se creres verás a glória de Deus” (João 11.40). Mas existem situações em que a pessoa é envolta em tantas dificuldades que não consegue visualizar a esperança que se aproxima até que alguém lhe aponte a direção para abrir seus olhos, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Coríntios 2.14).
Natanael era um homem de bem, mas estava em um momento difícil de sua vida. Suas palavras de desânimo (v.46) e sua postura ao abrigar-se debaixo da figueira demonstram que estava desanimado (v.48). Este texto da Palavra de Deus destaca várias vezes o verbo ‘ver’, no passado, presente e futuro. Parece que o autor [evangelista João] se preocupou em mostrar a necessidade da visão espiritual.

Você consegue ver espiritualmente?

A partir dos tempos verbais aprendemos como é a visão espiritual na vida de uma pessoa antes, durante e depois que conhece a Jesus:


1- Visão do Passado: “Jesus viu Natanael” v.47 “eu te vi” v.48 e 50

Antes de conhecer a Jesus, a visão do passado de uma pessoa é cheia de dúvidas e escuridão. Não se consegue ver esperanças ou possibilidades. Para ver espiritualmente é preciso olhar avante e para o alto, nunca para baixo ou para traz. Por isso Jesus disse que “ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus (Lucas 9.62).
Jesus viu Natanael antes de Filipe lhe chamar. Isso é confirmado três vezes (v.47, 48 e 50) mostrando que Jesus estava mesmo olhando para Natanael. O amor de Jesus é tão grande que Ele “não dormita, nem dorme (Salmos 121.4) para cuidar de nós. Antes de você encontrar Jesus ele já estava olhando para você então não olhe para seu passado e sim para a nova vida que Jesus tem pra você.
Quem não conhece a Jesus, revive seu passado o tempo todo não conseguindo se livras de lembranças que perturbam suas memórias. Somente quanto tem um encontro com Jesus é que seus pecados são perdoados e “tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).
Seu passado te persegue?
Siga em frente e não olhe para traz!

2 – Visão do Presente: “achamos” v.45 “vem e vê” v.46

A partir do momento que alguém se encontra com Jesus, passa a ver tudo de modo diferente. A luz de Deus brilha no coração e os olhos espirituais são abertos. Até então não conseguia ver o que acontecia ‘debaixo de seu nariz’ sendo enganado pelas ilusões do mundo.
Filipe disse para Natanael que achou Jesus e o convidou para ver quem era. Como o grande filósofo que gritou ‘eureka’ quando descobriu o que procurava, esta é a alegria de quem se encontra com Jesus Cristo e passa a viver “por fé e não por vista” (II Coríntios 5.7).
Certamente você já ouviu alguém que diz que ‘não sei o que está acontecendo comigo’, isso porque não consegue ter uma visão do presente. Somente quando Jesus entra na vida da pessoa, então consegue viver cada momento cheio de paz e alegria na presença de Deus. Tudo o que acontece não é mais motivo de desespero, pois percebe a companhia do Senhor sabendo que não está sozinho.
Você consegue ver o que está acontecendo com você?
Procure Jesus que Ele vai te abrir os olhos!

3- Visão do Futuro: “maiores coisas verás” v.50 e 51 “vereis o céu aberto”

O futuro é cheio de possibilidades. Basta acreditar. Mas para quem não conhece a Jesus, o futuro é cheio de dúvidas e medo. Contudo a esperança enche sua vida e “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória (Efésios 1.18). Pela fé é possível imaginar o futuro e sonhar na presença de Deus.
Jesus disse para Natanael que ele ainda veria muitas coisas através de sua fé, tanto na vida terrena como nos céus. A vida de Natanael mudou a partir daquele encontro. A tristeza deu lugar à esperança. Agora confiava na promessa de Jesus. Nem parecia mais aquele homem que não queria ver quem era Jesus. Passou a acreditar e ‘pagar para ver’ através de sua fé.
Olhe para o futuro com esperança e peça a Jesus que te mostre a sua vontade porque “nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (I Coríntios 2.9). Sonhe, planeje e veja o que Deus tem para você através da fé.
Como você vê o seu futuro?
Deus tem coisas grandes para sua vida!

Visualize pela fé!

CONCLUSÃO

Até encontrar com Jesus, Natanael tinha um ponto de vista obscuro, sem conseguir visualizar a esperança. As decepções do passado pesavam em sua mente, os problemas do presente ofuscavam sua visão e nem conseguia pensar no futuro. Depois de seu encontro com Jesus, seu passado foi perdoado, o presente abençoado e o futuro cheio de promessas de Deus.
   Deus tem a eternidade para sua vida, então você não é refém do passado, nem dos problemas presentes ou dúvidas quanto ao futuro. Se você não consegue nem olhar para si mesmo, olhe para Jesus que te contempla com amor e te abre os olhos da fé.
O seu passado é apagado pelo sangue de Jesus.
Seu presente é abençoado pela presença do Senhor.
O futuro é de muita paz para quem tem fé!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp