Tomografia Espiritual

Tema: MOTIVACIONAL   


Êxodo 3.1-6
Introdução: A Tomografia é um dos exames mais minuciosos que existe atualmente, capaz de visualizar o interior do corpo humano de maneira precisa. Contudo existem coisas na alma e no espírito da pessoa que nem mesmo a Tomografia pode mostrar. Somente Deus conhece profundamente cada parte do nosso ser e sabe onde está o nosso problema. Por isso, precisamos passar por um exame espiritual na presença do Senhor.
Moisés havia saído do Egito e pastoreando os rebanhos de um lado para outro, certa vez se achou no Monte de Deus, em Horebe. Ali sentiu uma presença diferente, pois o Anjo do Senhor, ou seja, a própria manifestação da presença de Deus veio estar com ele. Deus queria examinar a vida de Moisés para curar totalmente. Quando estamos na presença do Senhor, somos totalmente examinados por Ele para sermos curados.

Você que fazer um exame espiritual?

Vamos ver cada passo do encontro de Moisés com Deus e comparar com um exame de partes principais do corpo:

1- CORAÇÃO em Chamas 

v.2 “eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia

A vegetação seca do deserto apresenta muitas ervas secas e espinhosas que são chamadas de sarça. É muito comum ver uma sarça queimar no deserto. Porém Moisés percebeu que aquela sarça estava diferente porque embora sendo frágil, ela não se desfazia pelo poder do fogo. Isso mostra que Deus usa o que é simples para realizar o extraordinário.
O Senhor estava chamando a atenção de Moisés através daquela sarça para mostrar que embora fosse tão fraco e pequeno, o poder de Deus estava em sua vida. O coração de Moisés se incendiou como aquela planta e se despertou espiritualmente.
A sarça representa nossas vidas. Somos fracos e pequeninos. Mesmo assim Deus quer queimar em nosso coração continuamente. Não precisamos temer porque este fogo não irá nos consumir, mas sim aquecer e iluminar nossos corações. No mundo, o calor das provações queima as pessoas facilmente, mas na presença de Deus somos aquecidos com seu poder.
Como está seu coração?
Deixe o amor de Deus arder em seu coração!

2- PENSAMENTO em Deus

v.3 “então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha”

Moisés estava distraído ou quem sabe com a mente cheia de preocupações até que Deus usou a sarça para chamar sua atenção e abrir sua mente para novas possibilidades. Este pensamento ou desejo que lhe deu de ir mais perto da sarça foi um despertar para o novo.
O pensamento dirige nossa vida. Fazemos aquilo que acreditamos estar certo. Quando estamos com a mente muito sobrecarregada, ficamos com a inteligência limitada. Parece que a mente bloqueia e nem conseguimos pensar. Somente quando algo novo acontece é que nos abrimos novamente. Uma mente brilhante é de alguém que consegue perceber o novo.
Ninguém sabe o que pensamos. Somente Deus. Mesmo que Satanás tente nos incitar com suas tentações, ele nunca pode visitar nosso pensamento, graças a Deus. Mas o Senhor vê o que pensamos e quer despertar nossa vida para voltarmos nossas mentes a Ele. Se formos pensar nos problemas e dificuldades, ficamos muito limitados. Mas se pensarmos em Deus e em Seu infinito poder, ficamos fortalecidos.
O que você está pensando?
Fixe sua mente em Deus!

3- VISÃO de Fé

v.4ª  “vendo o SENHOR que ele se voltava para ver

Moisés se interessou em ver a sarça. Certamente já tinha visto muitas sarças queimando, mas queria ver aquela que era diferente. Mesmo que seus olhos estivessem cansados pelo calor do deserto, agora estavam apercebidos para qualquer detalhe que acontecesse. Sua visão estava mais clara e atenta para tudo ao seu redor.
A fé nos faz ver o invisível. Embora não andemos pelo que vemos (II Coríntios 5.7), podemos ver aquilo que cremos, pois “se creres, verás a glória de Deus (João 11.40). Isso acontece quando temos um encontro com Deus e passamos por este exame espiritual onde somos curados pelo Senhor.
Antes de tudo somos visto por Deus e depois passamos a enxergar o que Ele mostra para nós. Ele é que lá do alto nos aponta o que tem para nossas vidas. Saiba que o Senhor está te olhando e na hora certa te mostrará o propósito que tem pra você.
O que você está vendo?
Creia e veja pela fé!

4- OUVIR a Voz de Deus 

v.4b “Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés!

Moisés estava sozinho ouvindo somente o som do vento e o balido das ovelhas. Até que ouviu a voz de Deus chamando seu nome como um som poderoso que penetrava no mais íntimo de seu ser.
Percebo na Bíblia que quando Deus chama o nome de alguém, comumente repete o nome mais de uma vez. Penso que Deus gosta de falar nosso nome. O Senhor tem prazer em chamar você pelo nome (Isaías 43.1).
Deus sempre fala conosco. Nós é que às vezes não ouvimos sua voz. Infelizmente às vezes estamos tão desatentos que não percebemos.
Você tem ouvido a voz de Deus?
O Senhor te chama pelo nome!

5- FALAR com Deus 

v.4c “Ele respondeu: Eis-me aqui!

Moisés respondeu a Deus prontamente da segunda vez que chamou seu nome. Se não tivesse respondido, talvez o Senhor continuasse falando: ‘Moisés, Moisés, Moisés, Moisés, Moisés...’ até que respondesse.
Moisés nunca tinha falado com Deus antes, mas a partir desta primeira conversa, passou a ter uma vida de diálogo intenso com o Senhor. Quando temos este encontro com Deus e somos examinados por Ele, recebemos a capacidade de falar com Deus em oração.
Como um aluno que deve atender à chamada de seu professor dizendo ‘presente’ para não receber falta, também precisamos responder ao Senhor quando nos chama pelo nome. Será que Deus tem te chamado e você ainda não atendeu? Quantas vezes o Senhor precisa falar para que você responda? Antes de falarmos com Deus em oração, Deus sempre fala conosco e nos chama para estar com Ele.
Você tem falado com Deus?
O Senhor está ouvindo você!

6- ANDAR na Presença do Senhor 

v.5 “tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa

Moisés já tinha andado muito do Egito até Midiã. Andava pelo rumo de sua vontade própria ou até mesmo sem saber para onde ir. Deus mandou Moisés tirar as sandálias dos pés para pisar no chão em terra santa, pois estava no monte de Deus. A partir daquele ato, o andar de Moisés seria totalmente transformado.

Tirar as sandálias significa:

 -contato com a presença de Deus;
-deixar o passado, pois talvez fossem sandálias egípcias;
-descer do status para se humilhar diante de Deus;
-se tornar escravo, pois somente os livres tinham sandálias;

Ao tirar suas sandálias Moisés aceitou ter contato com Deus, deixar seu passado no Egito, se humilhar diante de um Deus poderoso e aceitar servir a Deus como Senhor e dono de sua vida.
Quem sabe você está buscando a Deus com reservas, usando sandálias do passado. Você busca a Deus, mas anda da mesma maneira que antes vivia no mundo. Aceite ter contato intenso com Deus e desça do status de aparência para se humilhar diante de Deus. Servir a Deus é melhor do que ter a falsa liberdade que o mundo oferece.
Como você tem andado?
Ande na presença de Deus!

3- SENTIMENTO de Temor de Deus 

v.6 “Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus

Moisés estava acostumado a lidar com perigos do deserto, desde as feras até a escuridão da noite. Não temia nada nem ninguém. Quando percebeu que tivera um encontro com Deus, um temor muito grande tomou conta de Moisés. Ele tampou seu rosto porque reconheceu que é pecador e não merecia estar diante do Senhor.
Temor de Deus é respeito e reconhecimento de nossa pequenez diante do Senhor. Também é ter medo de pecar ou aborrecer a este Deus maravilhoso. Quando a pessoa teme a Deus se torna mais sábia (Salmos 11.10) porque tem medo de errar.
O ato de esconder o rosto significa vergonha. Neste mundo as pessoas que não temem a Deus não tem vergonha de se prostituir, brigar, usar vícios ou tantas coisas. Quando temos um encontro com Deus nossos sentimentos são transformados e passamos a temer a Deus. Sentimos vergonha de nossos pecados e escondemos o rosto porque não queremos nem olhar mais para tudo que entristece ao Senhor.
O que te faz sentir vergonha?
Sinta o temor de Deus em sua vida!

Deus examina e cura sua vida!

CONCLUSÃO
Neste encontro com Deus, Moisés foi completamente examinado e seu coração estava ardente de amor, seu pensamento em Deus, sua visão de fé, seu ouvir atento à voz do Senhor, passando a falar com Deus em oração, andar na presença de Deus e foi cheio de um sentimento de temor de Deus para dirigir toda sua vida.
Venha ao monte de Deus onde você terá um encontro com o Senhor. Mesmo que você esteja frágil como aquela sarça, peça a Deus que “examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos(Salmos 26.2) e você será totalmente curado.

Deus quer examinar e curar você!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp