A oração de Jabez

Tema: ORAÇÃO

sombra homem mãos levantadas

I Crônicas 4.9-10

Introdução: A oração tem poder de transformar todas as coisas. Embora não sabemos muito sobre a vida de Jabez, que é citado somente aqui neste texto, a Escritura abriu um parêntese para citar um homem que teve sua vida marcada pela oração.

Baseado nas palavras deste texto pode-se entender a vida de Jabez em três momentos:
-INÍCIO: “sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz”. Jabez começou sua vida com dores e dificuldade, por isso seu próprio nome significa dor, aflição e pesar. Jabez, no hebraico Ya‘bets , procede de uma raiz que significa “afligir”, “pesar” ou “aquele que causa dor”.
-MEIO: “Jabez invocou o Deus de Israel”. Houve um momento na vida de Jabez em que conheceu o poder da oração. A partir de então tudo mudou em sua vida e aprendeu a buscar a Deus.
-FIM: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos”. Por fim a vida de Jabez foi transformada e deu a volta por cima. Embora tenha causado dores a sua mãe quando nasceu, depois lhe deu mais orgulho que os outros filhos.

Mesmo que você tenha tido um bom começo em sua vida, trabalho, casamentou ou qualquer área, saiba que mais importante é como vai continuar.


Está cansado de sofrer?

Vamos refletir os pedidos de Jabez nesta oração:

1- PROSPERIDADE 

v.10ª “Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras”

Primeiro Jabez pede a Deus que prospere sua vida com a sua bênção e alargue suas fronteiras lhe dando mais terras ou lugares para viver.
Prosperidade não significa apenas riqueza financeira. Ser próspero é não sentir falta de nada, pois “o Senhor é o meu pastor e nada me faltará” (Salmos 23.1). Prosperar é estar satisfeito e feliz.
Quando Deus prospera sua vida, você é abençoado e vai a lugares que nunca imaginou confiando que “Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4.19). Então peça a Deus que te abençoe em tudo que fizer em sua vida abrindo caminhos para você passar.
Deus quer alargar suas fronteiras!

2- CUIDADO 

v.10b “seja comigo a tua mão”

O segundo pedido de Jabez foi que a mão de Deus cuidasse dele por onde fosse. Jabez não confiava em sua própria mão e sabia que onde Deus coloca sua mão tudo se torna possível.
A mão de Deus é forte e poderosa capaz de “na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos” (Isaías 40.12), de tão grande que é a sua mão. Quando Deus pega alguém para cuidar com sua mão protetora, então não solta, pois “nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13). Por isso confie que “o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo” (Isaías 41.13).
Confie sua vida nas mãos de Deus!

3- PROTEÇÃO 

v.10c me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”

O terceiro pedido de Jabez foi de proteção para sua vida. Estava cansado de sofrer e sabia que teria que enfrentar muitos perigos.
Jesus também ensinou a orar pedindo livramento do mal (Mateus 6.13). Mas o mal que precisamos ser livres além de algo ruim que fizerem contra nós também é o mal que nós mesmos fazemos. Tudo que é mal traz consequências malditas assim como “toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus” (Mateus 7.17).
Vivemos uma crise de segurança no mundo. Quanto mais as pessoas têm, mais precisam de proteção. Uma das consequências da necessidade de proteção é a vigilância ou perca da privacidade. Pessoas que se dizem protegidas estão sendo vigiadas dia e noite por câmeras e seguranças armados. Da mesma forma muitas pessoas acham difícil confiar na proteção de Deus porque perderão sua individualidade e passarão a ser vigiados dia e noite pelo Senhor.
Se você tiver medo de algo peça a proteção de Deus e confie que “Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma” (Salmos 121.3-7).
Deixe Deus proteger a sua vida!

Deus ouve a sua oração e muda sua história!

CONCLUSÃO 

Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido
A história de Jabez foi resumida em uma vida de oração. Mesmo que tenha começado tão mal, conseguiu terminar muito bem. Se você não teve um bom começo, peça a Deus que te dê um final feliz. Faça como Jabez e transforme sua vida em uma oração ao Senhor de todo o seu coração.
Deus pode mudar sua história!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


e-book kindle oração

E-book: ESCOLA DE ORAÇÃO

A oração é uma das principais disciplinas espirituais e aprender a orar é essencial para todo cristão. Contudo esse é um desafio muito grande. Em um mundo agitado e com as pessoas cada vez mais sobrecarregadas, se torna difícil tirar tempo para oração. Mas o propósito de Deus é que voltemos para a Sua presença e a melhor forma de fazer isso é orando.
Neste livro vamos fazer um propósito de oração de 21 dias aprendendo a orar. Cada aula traz um texto bíblico baseado no profeta Daniel como homem de oração e ensina de forma prática uma lição, uma mensagem, uma aplicação e uma tarefa. Depois uma breve oração, que servirá para te motivar a falar com suas próprias palavras.
Vamos orar!



Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp