Nos passos de Jesus

-Tema: VIDA CRISTÃ
“aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”.
I João 2.6
-Introdução: Alguns homens de Deus como Noé (Gênesis 6.8) e Enoque (Gênesis 5.22) foram conhecidos por andar com Deus. Os discípulos também ficaram conhecidos por andar com Jesus. E você? Será que as pessoas te conhecem por andar com Jesus? Você pode andar com Cristo porque Ele anda com você por onde for.
O apóstolo João usou o verbo andar diversas vezes em suas três cartas que escreveu para sua igreja com o propósito de ensinar como suas ovelhas deveriam andar. João mesmo foi um dos discípulos que andou com Jesus e aprendeu a viver na presença Dele.

Como você tem andado?

Vamos refletir nas cartas pastorais do apóstolo João como ensinou que devemos andar:

1- Andar na luz: 

I João 1.6,7 “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”.
A primeira carta de João ensina que devemos andar na luz.
Andar na luz significa ter testemunho de vida, pois Jesus ensinou que devemos ser “luz do mundo” (Mateus 5.14). Também pode ser andar segundo a Palavra de Deus que é a “lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Salmo 119.105).
Um dos maiores testemunhos que um cristão pode dar é o perdão ao seu próximo, porque “aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos” (I João 2.11).
Ande na luz!
              

ASSISTA:

2- Andar em Amor: 

II João 1.6 “E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor”.
Na segunda carta pastoral, João ensina que devemos andar em amor. O apóstolo já tinha ensinado o amor aos seus discípulos e agora os lembra “não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros” (I João 1.5).
Jesus disse que o amor é o maior mandamento (Marcos 12.29-31) e que amar ao próximo é a melhor forma de obedecer a Deus (João 15.10). Andar em amor é andar com Deus porque “Deus é amor” (I João 4.8).
O amor não é apenas um sentimento que passa. Não se resume a uma emoção somente. O amor é algo Divino e sobrenatural. Deus se manifesta através do seu amor incondicional. Somente com Deus podemos amar verdadeiramente.
Ande em amor!

3- Andar na Verdade: 

III João 1.3,4 “Pois fiquei sobremodo alegre pela vinda de irmãos e pelo seu testemunho da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade”.
Em sua terceira carta pastoral, o apóstolo João enfatiza a necessidade de andar na verdade. Este é um motivo de alegria para o apóstolo que declara três vezes que ficou “sobremodo alegre em ter encontrado dentre os teus filhos os que andam na verdade” (II João 1.4).
Muitas pessoas têm medo de assumir a verdade pensando que podem não ser compreendidos. Mas a verdade produz alegria e não nos envergonha. Não precisamos temer a verdade porque um dia esta será revelada (Marcos 4.22).
Andar na verdade é não se conformar com este mundo de enganos (Romanos 12.2). Como filhos de Deus, somos libertos pela verdade (João 8.32) e não podemos acreditar no “pai da mentira” (João 8.44).
Ande na verdade!

Ande com Jesus!

-CONCLUSÃO:
Andar com Jesus é possível se você pensar antes de cada decisão: ‘se Jesus estivesse aqui, o que Ele faria?’. Então verá que Jesus está aí com você o tempo todo como prometeu “eis que estarei convosco todos os dias” (Mateus 28.20). Ele anda com você e através de você com seus pés porque nós somos o “corpo de Cristo” (I Coríntios 12.27).
Jesus veio para ser “o Caminho” (João 14.6). Cristo abriu este caminho para andarmos com Ele. Se não fosse assim, seria impossível seguir os seus passos. Mas Ele andou entre nós. O momento mais difícil de sua caminhada foi quando carregou a cruz pesada até a crucificação para que hoje possamos andar com Deus.

Siga os passos de Jesus!


______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

13 comentários:

  1. hoje muitos acham dificuldade em andar com jesus principalmente em andar na verdade! parabens!

    ResponderExcluir
  2. Que palavra abençoada, precisamos andar com Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom !!

    ResponderExcluir
  4. Uma bênção, preciso de vigilância e andar con Jesus. Muito obrigada pela palavra....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palavra abençoadaa .. maravilhoso estudo..

      Excluir
  5. É preciso estarmos alimentados diariamente com porções da palavra de Deus, para poder vencer todos os dardos inflamados do maligno! Bom estudo e que Deus o abençoe, rica e abundantemente!

    ResponderExcluir
  6. Não sei imenssurar o quanto foi edificante esta palavra. Estou simplesmente maravilhado. Glória à Deus !
    Ev. GLADSTON LIMA

    ResponderExcluir
  7. Que tenhamos ouvidos Espirituais para entendermos q devemos andar com jesus

    ResponderExcluir
  8. Muito bom este sermão. É sempre bom ler, compreender e pôr em prática o que a Bíblia nos diz. Embora eu não consiga manter um relacionamento agradável com o Senhor, reconheço que Sua palavra é fundamental para nós.

    ResponderExcluir
  9. Fiquei emocionada lindaa demais essa pregaçao .. Lindoo estudoo
    Que DEUS abençoe sua vida irmao ..

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.