Bênção de Manassés e Efraim

-Tema: CURA INTERIOR
Gênesis 41.50-52
-Introdução: José do Egito é um grande exemplo de vida para todos nós, pois José aprendeu a vencer as dificuldades. Foi jogado numa cova pelos próprios irmãos, vendido como escravo, preso por uma armadilha da mulher de Potifar, traído pelo copeiro chefe que se esqueceu de ajudá-lo a sair da prisão. Se José fosse contar com problemas viveria uma vida amargurada e não conseguiria ir adiante.
José sempre se lembrava dos sonhos de Deus para sua vida e para alcançar este sonho, precisou tomar uma decisão em sua vida de libertar-se de seu passado. Quando José chegou ao governo do Egito, antes de vir a fome (v.50). Quando José decidiu passar por uma mudança, resolveu usar os nomes de seus dois filhos para representar a obra de restauração em sua vida.
Como ser liberto do passado?
Vamos aprender como José conseguiu alcançar o sonho de Deus para sua vida e marcou sua libertação através dos nomes de seus filhos:

1- Manassés > ESQUECIMENTO: v.51 “ao primogênito chamou Manassés, pois disse: Deus me fez esquecer de todos os meus trabalhos e de toda a casa de meu pai”
Quando nasceu o primeiro filho de José, sua vida estava tão abençoada que ele percebeu que havia se esquecido de todo sofrimento que viveu e das dores que sentiu. Por isso José chamou seu filho primogênito de Manassés com o sentido de ‘esquecimento’. Se José ficasse pensando no passado não conseguiria ir adiante.
Nossas vidas são marcadas muitas vezes por lutas e dificuldades que vão formando cicatrizes em nossa alma. Precisamos nos libertar do passado e saber que “aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17). É necessário renovar a mente (Romanos 12.2), acreditar que Deus pode fazer “novas todas as coisas” (Apocalipse 21.5).
Sua vida só vai melhorar quando você se esquecer de tudo que ficou para trás. Creia Deus pode apagar seu passado, pois o Senhor “lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7.19).
O que você precisa esquecer?
Deixe Deus apagar seu passado!
                              


2- Efraim > PROSPERIDADE: v.52 “ao segundo chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição”
Quando nasceu o segundo filho de José, colocou-lhe o nome de Efraim que significa ‘duplamente frutífero’. Com isso estava profetizando que chegou o tempo para realizar o sonho de Deus em sua vida.
A vida José havia prosperado grandemente depois que interpretou o sonho de Faraó e ensinou a estratégia de guardar mantimentos em celeiros para o tempo da fome, ao ponto de faraó dar a José o seu próprio anel de autoridade (v.42). Deus prosperou tanto o governo de José que “havia fome em todas as terras, mas em toda a terra do Egito havia pão” (v.54). José tornou-se tão poderoso que quando o povo procurou Faraó para pedir alimento, este mandou que fossem a José e fizessem o que ele mandasse (v.55).
Deus quer prosperar sua vida e realizar todos os seus sonhos, mas você precisa se apropriar do que Deus tem para você (Salmos 37.4). Creia na promessa do Senhor que “em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria” (Isaías 61.7).
Não aceite nada menos do que aquilo que Deus prepara para sua vida que é a “vida e vida em abundância” (João 10.10), pois quem tem a vida abundante, não passa falta do Pão da Vida que é Jesus (João 6.35). Assim como José tinha uma unção de prosperidade, Deus quer abrir portas e confirmar o trabalho de suas mãos (Salmos 90.17).
Você precisa de uma bênção?
Deus vai te abençoar em dobro!
Esqueça o passado e prospere!
-CONCLUSÃO: Gênesis 48.20 “Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés” 
Quando José foi pedir a bênção de seu pai para seus filhos, colocou os dois rapazes diante do idoso Jacó em ordem de idade, o mais velho à direita para receber a bênção da primogenitura e o mais moço à esquerda para receber apenas a bênção paternal. Contudo Jacó cruzou as mãos e colocou a mão direita na cabeça de Efraim e a esquerda em Manassés. José corrigiu seu pai e Jacó lhe disse que fez de propósito, pois Efraim representava a prosperidade e Manassés o esquecimento do passado de tristeza. Então José aceitou a bênção com Deus mostrara (Gênesis 48.12-22).
É preciso passar por estas duas bênçãos para encontrar o sonho de Deus. A bênção de Manassés foi “esquecendo-me das coisas que para trás ficam” e a bênção de Efraim “avançando para as que diante de mim estão” (Filipenses 3.13). Esquecer significa não sentir dor mesmo que as marcas ainda estejam presentes. Prosperidade significa avançar e crescer. É isso que Deus quer para você, que se esqueça das dores do passado que te paralisam e prossiga adiante com seus sonhos.
Quer se libertar do passado e prosperar?
Declare: Manassés ficou pra trás,
     Efraim é o que Deus tem pra mim!

LIVRO: Diário de um Sonhador
Você tem sonhos? Se tiver, então você é um sonhador.
Este livro descreve a jornada de quem sonha. Um diário que relata doze dias de um sonhador. Baseado na vida de José do Egito. Uma verdadeira viagem pela história marcante deste personagem, entrando pela vida de qualquer leitor que tenha sonhos. Talvez você esteja vivendo um dos dias de José. Sua história também está escrita neste diário.
Adquira o eBook: 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

22 comentários:

  1. Aceitei Jesus faz 3 anos, tenho 40 anos agora, antes vivia em muito pecado. Jesus me deu seu perdão, mas as vezes me lembro do que fiz e fico muito triste. Davi não pode construir o templo por que foi homem de muito sangue derramado, as vezes penso, sera que Jesus pode e quer me usar mesmo com meu passado? uma coisa eu sei, nao saio mais nunca dos pés de Jesus. Rodrigo-TO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode e quer, a Jesus foi dado poder sobre todas as coisas ele pode tudo Mt 28:18 , ele quer sim te usar a biblia diz que de maneira nenhuma Jesus despreza aquele que se achega a ele . Sabe o que Deus faz com o seus pecados passados?Leia em Hebreus 8:12 e Jeremias 31:34

      Excluir
    2. GLORIA DEUS POR SUA VIDA ,EU QUERIDO. DEUS QUER UM RELACIONAMENTO SERIO, NAO SO UM NAMORO E SIM CASAR CONOSCO, ELE QUER QUE SEJAMOS PROSPERO E FRUTIFERO ELE QUER QUE SEJA EFRAIM E NAO MANASSES QUE LEMBRA DO SOFRIMENTO QUE OUTRORA FIO NO PASADO.

      Excluir
    3. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. Quando há arrependimento sincero, o que fizemos na época da escuridão é perdoado e precisamos seguir em frente "deixando para trás as coisas que para trás ficam" sempre mirando no alvo que é um dua nos encontrarmos com o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

      Excluir
  2. muito boa as mensagens e estudo que são postada em seu site, parabens....

    ResponderExcluir
  3. ESTOU PASSANDO POR MOMENTOS MUITO DIFÍCEIS QUERO TANTO ESQUECER TUDO QUE ESTA ME ENTRISTECENDO MAIS ESTOU SEMPRE COM AS LEMBRANÇAS E A DOR NO CORAÇÃO
    PEÇO A DEUS PRA ME AJUDA A ESQUECER. ESSA PALAVRA ME ENSINOU MUITO ESTOU MAIS CONFORTADA, OBRIGADA .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU AMADO, QDO VC NAO PERDOA VC FICA ATRELADO AQUELA PESSOA PRO RESTO DA SUA VIDA, QDO LEMBRAR DELA SEMPRE VEM A LEMBRANCA DO QUE ELA FEZ, AI SIM FICA PESADO O SEU FARDO, POR ISSO QUE DEUS NOS FALA QUE NAO SERA PESADO NOSSO FARDO, EU DIGO QUE SE VC NAO PERDOAR ELE SERA BEM PESADO PELO FATO DE NAO ESQUECER E FICAR LEMBRANDO SEMPRE. SEJA EFRAIM E NAO MANASSES, SEJA PROSPERO EM SEUS PENSAMENTOS E NAO MANASSES. GLORIA DEUS POR TER-MOS ESSE DEUS QUE NOS ENSINA QUE QDO ESTAMOS NA SUA PRESENCA, PRECISAMOS PERDER, PARA PODE-MOS GANHAR. PORTANTO PERCA MEU AMADO SEU HORGULHO E AS COISAS HERDADAS DESTE MUNDO FAZ, ASSIM SIM SERA EFRAIM. AMO VC EM CRISTO JESUS.

      Excluir

  4. eu acho tudo isso uma bobagem da ignorância do conhecimento das "leis da Natureza".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc não pode entender a palavra de deus porque vc não pertence a deus{1 coríntios.2:14} ainda a tempo de se arrepender e conhecer a salvação em Cristo Jesus {romanos.10:9}

      Excluir
    2. Entendo que a sua percepção em relação ao que, aqui, está sendo tratado, seja abjeto, seja incompreensível, no entanto, a própria Palavra nos alerta sobre esse tipo de pensamento: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14. Portanto, amigo ou amiga busque o entendimento na fonte antes de criticar e deixe de reproduzir apenas o que os outros dizem ou pensam. E certamente, você terá um caminho mais real e feliz, a seguir.

      Excluir
    3. PRECISAMOS ENTENDER O QUE DEUS QUER PARA CONOSCO, NAO COM A NOSSA INTELIGENCIA, NAO COM A NOSSA INTELECTUALIDADE E SIM EM ESPIRITO, POIS SAO CODIGOS DIFERENTE, CODIGO DA CRUZ E CODIGO DO MUNDO. POR TANTO MEU AMADO PECA AJUDA AO TODO PODEROSO E SERA ATENDIDO, NAO ESQUECA DE QUEM PRECISA DE QUEM, HA QUEM E MAIS IMPORTANTE O CRIADOR OU A CRIATURA, O POETA OU A POESIA, AMAMOS VC EM CRISTO JESUS E QUEREMOS MAS UM SOLDADO EM NOSSO EXERCITO.

      Excluir
  5. Parabens pr londa mensagem e de grande proveito!

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito feliz na presença do senho em nome de Jesus nunca mais sairei
    Do caminho do senho obrigado por abrir cada vez mais o meu coração...

    ResponderExcluir
  7. a cada dia fico mais edificada com essas palavras ,aprendo mais e mais,e assim posso p
    passar um pouco pro meus irmãos

    ResponderExcluir
  8. essas palavras são uma benção na minha vida!!

    ResponderExcluir
  9. Mais do que importante para edificar a minha vida é uma palavra abençoada e essa foi uma!
    Além disso eu estou aprendendo para praticar.
    Parabéns,
    Pastor responsável,
    Que Deus possa fazer a continuar assim,
    Amém,

    ResponderExcluir
  10. QUE DEUS TE ABENÇOE MAIS E MAIS
    ESTA MENSAGEM ME EDIFICOU MUITO

    ResponderExcluir
  11. Irmãos desculpe-me se de alguma forma sentir em minhas escritas o não concordar com algumas citações feitas, mas tenho que falar por meio desta escrita, o filho Manasses ou melhor o nome a este filho foi de alguma forma em agradecimento a Deus e principalmente uma forma de o mesmo nunca mais esquecer do que Deus usou a forma a que lhe conveio para cumprir os seus propósitos.Me faz lembra de uma citação do apostolo Paulo que disse "Esquecendo-me o que para traz fica...!" Pois com a vinda daquele primeiro filho, por intermédio daquela mulher que cremos que ele a amava. Aquela dadiva de Deus fez com que a alegria fosse tanta que ultrapassou, ou melhor superou todo o sofrimento que ele havia passado. Porque não foi cancelado de sua memoria, ele lembraria até por uma questão de dar testemunho, mas isto não mais o entristeceria. Ele estava livre da dor do passado.E no segundo filho ele também fez o mesmo, colocou um nome ao qual também lembraria para o resto de sua vida que as promessas de Deus havia se cumprido na sua vida pois aquele, que Profetizou a cumpriu!

    ResponderExcluir
  12. Jório Afrânio Cutrim de Oliveira28 de março de 2015 02:50

    Louvado seja Deus, meu querido Pastor que o senhor JESUS continue te abençoando e te guardando, linda mensagem para Gloria de Deus.
    meu nome Jório Afrânio Cutrim de Oliveira - São Luis - MA Fone - (98) 98822-7815 - 98131-6199

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pr. Por mais uma mensagens abençoada, seja muito próspero em nome de Jesus.



    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, sou Adriana Azevedo serva do Deus Altíssimo. Estava já a alguns dias meditando na história de José e na forma que Deus trabalhara em sua vida para concretizar seus planos,cheguei aqui para pesquisar mais sobre e verdadeiramente me impactei com aquilo que o nosso Deus faz para dar vitória aos teus escolhidos. Muito lindo a revelação que o Senhor deu a esta a pessoa que ministrou esta pregação.Muito lindo, muito forte,muito impactante para o coração do povo de Deus.

    ResponderExcluir
  15. Glórias à Deus palavra abençoada 🙏

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.