Armadilhas da mente

 Tema: CONVERSÃO

cérebro

Romanos 12.1,2 “Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Introdução: A maior guerra do mundo não foi a 1ª Guerra Mundial com mais 37 milhões de mortes, nem a 2ª Guerra Mundial com mais de 72 milhões de mortes. A maior batalha acontece em nossa mente todos os dias e milhares de vidas se perdem em seus pensamentos. O inimigo se aproveita disso tudo para nos fragilizar e tentar destruir (João 10.10).

Por causa dessa luta interior, o apóstolo Paulo orientou os cristãos a renovarem sua mente todos os dias. Essa renovação dos pensamentos é a única solução para vencer estas batalhas da mente. Em Romanos 12, encontramos vários conselhos sobre a vida cristã e conduta, bem como ensinamentos para a transformação de nossa mente.



Você consegue controlar seus pensamentos?

Vamos refletir sobre os ataques que recebemos em nossa mente:


1º ataque - DÚVIDA

v.3 “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um de vocês que não pense de si mesmo além do que convém. Pelo contrário, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

O primeiro ataque é a dúvida. Assim como satanás fez com o homem no jardim, com interrogações sobre o que Deus os havia ensinado, assim faz até hoje (Gênesis 3.1-8). O diabo trabalha com a dúvida, mas Deus nos ensina a certeza da FÉ (Hebreus 1.1). Dos versos 4 a 8 o texto de Romanos 12 ensina sobre a importância de exercer um ministério, que é onde colocamos nossa fé em prática.

Consequências da Dúvida:

- Malícia: questionar as intenções dos outros;

- Incredulidade: não acreditar, não ter esperança;

As dúvidas sobre o que somos, em relação às pessoas, aos nossos sonhos, projetos e quanto ao futuro, são frequentemente usadas pelo inimigo.

A arma para vencer a dúvida é a Fé!


2º ataque - MEDO

v.9-12 “O amor seja sem hipocrisia. Odeiem o mal e apeguem-se ao bem. Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros. Quanto ao zelo, não sejam preguiçosos. Sejam fervorosos de espírito, servindo o Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.”

O medo é a segunda armadilha que o diabo usa contra nossas mentes. Como uma criança que se sente segura no escuro se estiver nos braços do Pai, assim Deus nos cura do medo com seu amor e nos usa para curar outras pessoas (v.9,10).

Consequências do Medo:

- Ilusões: criar imaginações e fantasias que não existem;

- Inércia: não conseguir reagir, sentir-se preso e paralisado;

O medo é poderoso, aprisiona pessoas em suas mentes, sem as permitir avançar. Mas o amor de Deus é mais forte, porque “o perfeito amor lança fora todo medo” (1João 4.18). Então quando buscamos este amor de Deus, conseguimos superar os temores, perseverando na esperança (v.12).

A arma que vence o medo é o Amor!


3º ataque - ACUSAÇÕES

v.13-16 “Ajudem a suprir as necessidades dos santos. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que perseguem vocês; abençoem e não amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham o mesmo modo de pensar de uns para com os outros. Em vez de serem orgulhosos, sejam solidários com os humildes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.”

Quando a pessoa já está fragilizada com a dúvida e o medo, agora o inimigo lança acusações contra ela. O diabo distorce a imagem das pessoas para acusarmos elas ou a nós mesmos. Por isso Paulo trabalha os relacionamentos entre as pessoas da igreja, para que não ficassem se culpando, mas ajudem aos outros (v.13-15). Em Cristo somos livres de toda condenação do pecado (Romanos 8.1).

Consequências da Acusação:

- Raiva: mágoa contra si mesmo e as pessoas;

- Traumas: complexos de culpa, por erros cometidos;

Jesus nos perdoa de toda culpa e pecado, basta se arrepender, confessar e deixar (1João 1.7-9). O papel do diabo é ser acusador (Apocalipse 12.10). Por isso não devemos julgar as pessoas (Mateus 7.1,2). Arrumar um culpado não resolve o problema. Todos devemos reconhecer nossos erros (v.16).

A arma que vence as acusações é o Perdão!


4º ataque - MENTIRA

v.17-20 “Não paguem a ninguém mal por mal; procurem fazer o bem diante de todos. Se possível, no que depender de vocês, vivam em paz com todas as pessoas. Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” Façam o contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele.”

Quando a pessoa foi abalada por dúvidas, medo e acusações, agora está pronta para acreditar em mentiras. Essa é a estratégia do inimigo. As mentiras do diabo são “crenças limitantes”, inverdades, quando a pessoa acredita no mal, como se fosse bem. Por isso Paulo adverte para não se vingar das pessoas, mas crer na justiça de Deus (v.19,20). Os cristãos presos pela religiosidade estavam se enganando a si mesmo, quando se vingavam (v.18).

Consequências da Mentira:

- Decepção: a mentira ilude na hora e depois decepciona;

- Rebeldia: quando a pessoa não quer mudar;

A única forma de vencer as mentiras é através da verdade libertadora da Palavra de Deus (João 8.32). Por isso Paulo fala que a verdade de Deus, através do amor é como “brasas vivas sobre a sua cabeça” (v.20).

A arma que vence as mentiras é a Verdade!


Liberte sua mente!

CONCLUSÃO

Romanos 12.21 “Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem.

A força do bem, que vem de Deus é muito maior do que as armas do mal e podem superar todas as coisas. Quando lutamos do lado de Deus, estamos certos de que venceremos com seu poder infinito.

Para cada ataque da mente temos uma arma:

         A Fé vence a Dúvida;

         O Amor vence o Medo;

         O Perdão vence a Acusação;

         A Verdade vence a Mentira;

Deus nos deu todas as armas para vencer! A nossa mente precisa do “capacete da salvação” (Efésios 6.17), para proteger nossos pensamentos, contra armadilhas.

Vença os ataques da mente!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp