O Silêncio de Deus

Tema: ORAÇÃO 

pregação silêncio de Deus

I Samuel 14.36,37 e 28.5,6

Introdução: Deus sempre está pronto a falar conosco e nos responder, desde o início da criação sempre falava com o homem e a mulher (Gênesis 3.1-8), mas o ser humano se afasta do Senhor e não consegue ouvir a sua voz (Isaías 59.1,2). No tempo dos profetas, a manifestação do Espírito Santo era rara, mas Deus sempre levantava seus servos para falar em seu nome (I Samuel 3.1 e 9.9).

O rei Saul foi um triste exemplo de pessoa que recebeu a unção de Deus e ouvia a voz do Senhor, mas se afastou e foi perdendo sua vida espiritual. No começo Saul era cheio do Espírito Santo e profetizava, sendo usado com poder (I Samuel 10.1-10).

Como Deus fala conosco? Deus pode usar a natureza, os anjos, sonhos, visões, profetas, pregadores e principalmente falar diretamente em nossos corações através de sua Palavra revelada pelo Espírito Santo.

Leia o estudo: As sete formas de Deus falar



Por que as vezes não ouvimos a voz de Deus?

Vamos refletir no exemplo do rei Saul e aprender sobre motivos que nos impedem de ouvir a voz do Senhor:

 

1- VAIDADE

I Samuel 14.36,37 "Disse mais Saul: Desçamos esta noite no encalço dos filisteus, e despojemo-los, até o raiar do dia, e não deixemos de resto um homem sequer deles. E disseram: Faze tudo o que bem te parecer. Disse, porém, o sacerdote: Cheguemo-nos aqui a Deus. Então, consultou Saul a Deus, dizendo: Descerei no encalço dos filisteus? Entregá-los-ás nas mãos de Israel?
Porém aquele dia Deus não lhe respondeu."


Saul era um homem forte e bonito, que se destacava no meio do povo (I Samuel 9.2). Quando foi ungido rei e começou a prosperar, a vaidade entrou em seu coração e começou a agir de forma independente de Deus.


Alguns fatos que demonstram a vaidade de Saul:

- Oferecer sacrifício no lugar do sacerdote (I Samuel 13.8-23).

- Juramentos com arrogância, colocando vidas em risco (I Samuel 14.24-30).

- Levantou um altar na intenção de convencer a Deus (I Samuel 14.35).


Saul começou bem e terminou mal. Recebeu a unção e cresceu, mas se envaideceu achando que seria seu próprio EGO e sua capacidade que lhe davam sucesso.

A vaidade nos impede de ouvir a voz de Deus, pois “se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido” (Salmos 66.18). Por isso o mundo tem enchido as pessoas de vaidades, orgulho e arrogância que a cada vez mais tem afastado muitas vidas da presença de Deus. Vaidade é tudo o que é passageiro, desnecessário, mas que supervalorizamos.

Confesse toda Vaidade ao Senhor e ouça a sua voz!

 

2- DESOBEDIÊNCIA

I Samuel 28.5,6 "Vendo Saul o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas."


Saul prosseguiu pelo caminho da autossuficiência, tentando viver por si mesmo e sem Deus. A vaidade de Saul se tornou em rebeldia, por causa da desobediência. Parou de fazer o que Deus queria para seguir sua própria vontade.


Exemplos da desobediência de Saul:

         - Ofereceu sacrifícios que Deus não aceitava (I Samuel 15.1-22).

         - Rasgou o manto do profeta Samuel (I Samuel 15.27-30).

         - Procurou uma feiticeira para consultar mortos (I Samuel 28.6,7).


Despois que Saul seguiu sem Deus em desobediência cometeu diversas atrocidades, demonstrando realmente sua distância do Senhor. O seu declínio foi rápido e com um final drástico, com sofrimento não somente para ele, mas para sua família e para todo o povo.

A obediência traz a bênção de Deus, mas a desobediência atrai desgraças inevitáveis. Por mais que pareça ser difícil, saiba que “obedecer é melhor do que sacrificar” (I Samuel 15.22). Muitas vezes Deus fala conosco e não obedecemos, por isso não conseguimos ouvir mais a sua voz, pois o Senhor já falou e só voltará a falar quando obedecermos.

Confesse toda Desobediência ao Senhor e ouça a sua voz!

 

Ouça a voz do Senhor!

CONCLUSÃO

Muitas vezes fazemos como Saul e mesmo sendo abençoados, ungidos e capacitados, nos envaidecemos e desobedecemos a Deus. Mesmo sendo religiosos, cumprindo todos os rituais, nada acontece, porque a voz de Deus é que rege todo o universo e o mundo espiritual.

Deus quer falar conosco sempre, por isso precisamos ficar atentos a ouvis sua voz. Se há alguma coisa em sua vida que te afastou de Deus impedindo de entender quando Deus quer falar contigo, deixe tudo e volte para a presença do Senhor.

Deus quer falar com você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp