A Verdadeira Fé

Tema:

criança pulando no colo do pai

Romanos 4.16-21

Introdução: Existem muitos tipos de fé, mas só uma é a fé verdadeira, totalmente vertical, que vem de Deus e se direciona somente a Ele (Efésios 2.8). Se você perguntar às pessoas na rua se tem fé, praticamente todos dirão que sim, contudo nem sempre estão acreditando na coisa certa e da maneira correta.

Alguns tipos errados de fé são:
-Fé Racional, ou apenas intelectual, que precisa ver para crer, como Tomé (João 20.24-28);
-Fé Circunstancial, que acredita quanto tudo está bem ou só busca a Deus quando passa por uma dificuldade, como Pedro que quis andar sobre a água, mas temeu ao ver as ondas e o vento (Mateus 14.28-31);
-Fé Interesseira, que só crê se for receber alguma coisa como os nove leprosos que só acreditaram para ser curados e não aceitaram o Senhor (Lucas 17.12-19).

Além disso, existem outros tipos de fé, como pessoas que acreditam em ídolos, fenômenos da natureza ou até em outras pessoas como se estas fossem mais espirituais. Na verdade estas são crendices que não estão de acordo com a verdadeira fé. Também há muitas pessoas que não têm mais fé, pois desacreditaram devido a decepções, provavelmente porque sua fé não era verdadeira.
Abraão é chamado de ‘pai da fé’ (Romanos 4.12), porque foi um dos primeiros homens a crer verdadeiramente. A fé de Abraão era no único Deus verdadeiro, por isso era uma fé verdadeira. Além de tudo Abraão teve fé para receber a bênção que era seu filho e também teve fé para entregar seu filho a Deus. Seu exemplo serve para nós como base para conhecer a fé verdadeira.

Como é a fé verdadeira?

Vamos aprender 7 características da Verdadeira Fé:

1- Graça 

v.16 “Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós”


Abraão viveu muito antes de vir a lei de Moisés e mais antes ainda da manifestação de Jesus Cristo, mesmo assim já conhecia a Graça de Deus. Seu relacionamento com Deus era tão próximo que “foi chamado amigo de Deus (Tiago 2.23). Desde já a Graça Divina já estava sobre a vida de Abraão.
Graça é algo gratuito, sem pagamento, como um presente. A fé vem da graça porque não precisamos fazer nada além de acreditar. Se tiver que fazer algo para crer então não é Fé verdadeira e sim autoconfiança. As obras são fruto da fé e não a fé fruto das obras (Efésios 2.10).
A Verdadeira Fé é cheia da graça de Deus!

2- Invisível 

v.17 “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem

Deus é o “autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2). Quando Deus criou todas as coisas, não havia nada que lhe fosse matéria prima, então tudo foi feito a partir do nada através de sua Palavra (Hebreus 11.3). Tudo o que existe, antes de se tornar visível, primeiro foi invisível na mente e no coração de quem imagina e depois foi realizado na prática. Por exemplo, um artesão, primeiro pensa como fará sua obra (invisível) e depois a executa (visível).
A verdadeira fé chama à existência as coisas que não existem, como Jesus ordenou que “se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele (Marcos 11.23). Deus é Criador por natureza e faz todas as coisas, abrindo portas onde não havia portas e fazendo portas para que sejam abertas. Se precisar ver é porque não é fé.
A Verdadeira Fé é invisível!

3- Esperança 

v.18 “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência”

A esperança é a continuação da fé. Ter esperança é esperar crendo. Muitas pessoas afirmam que têm fé, mas não estão dispostas a esperar. Mas a verdadeira fé tem tanta certeza do que acredita, que espera confiante na realização. Você só espera um ônibus, por exemplo, se acreditar que está perto do horário de vir. Assim a esperança se baseia na fé diante da Palavra de Deus de que tudo tem o seu tempo certo de se realizar (Eclesiastes 3.1).
Abraão esperou sem ter nenhuma esperança aparente de que teria um filho e mesmo assim confiou aguardando o tempo de Deus. Quem afirma que crê, mas não espera é porque na verdade tem dúvida. O desespero, medo, dúvida e ansiedade são sintomas de pessoas que não têm a fé verdadeira.
A Verdadeira Fé consegue esperar!

4- Superação 

v.19 “E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara”

Abraão sabia de sua condição física, bem como de sua esposa, sendo os dois já muito idosos. Todas as circunstâncias eram contrárias às condições necessárias para que tivessem um filho. Mesmo assim Abraão não se enfraqueceu e ficou pronto para receber a bênção. Se olhasse para si mesmo ou para os problemas, não teria forças para enfrentar esta situação e vencer.
A verdadeira fé não se baseia na situação ou circunstâncias. Por isso traz disposição para enfrentar qualquer dificuldade acreditando não naquilo que se vê e sim no que é invisível “visto que andamos por fé e não pelo que vemos (II Coríntios 5.7). Uma pessoa que diz ter fé, mas só vê obstáculos, não tem a fé verdadeira.
A Verdadeira Fé supera tudo!

5- Certeza 

v.20ª não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus”

A estratégia do inimigo é colocar dúvida. Por isso o diabo enganou o homem e a mulher fazendo perguntas que colocassem em dúvida a Palavra de Deus (Gênesis 3.1-8). A verdadeira fé não duvida porque a “fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem” (Hebreus 11.1).
O contrário de fé é o medo, incerteza e dúvida. Quando vierem perguntas à sua cabeça, peça ao Senhor que te dê a certeza. Use o ‘capacete da salvação’ para proteger sua mente e o ‘escudo da fé’ que vai na frente te protegendo contra todas as setas duvidosas do inimigo (Efésios 6.13-17).
A Verdadeira Fé tem certeza e não duvida!

6- Força 

v.20b “mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus

Abraão não deixava sua fé enfraquecer porque sempre dava glória a Deus. Sua vida de oração e intimidade com Deus era mais forte que qualquer problema que enfrentasse. As pessoas riam dele, e a própria Sara sorriu quando ouviu a promessa de Deus, mas depois aprenderam a buscar forças dando glória a Deus (Gênesis 21.6).
Para fortalecer a sua fé é preciso sempre se alimentar porque “a fé vem pelo ouvir a Palavra” (Romanos 10.17). Muitas pessoas deixam sua fé enfraquecer porque ficam desnutridos sem a Palavra de Deus. Além disso, dar glória a Deus em todo momento é uma atitude que fortalece a fé. Uma fé que enfraquece ou que glorifica ao homem não é a fé verdadeira. Mesmo com dificuldades precisamos confiar que “quando sou fraco, então, é que sou forte (II Coríntios 12.10) e que “posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).
A Verdadeira Fé se fortalece dando glória a Deus!

7- Promessa 

v.21 “estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera”

A vida de Abraão foi dedicada a uma promessa que Deus lhe dera. Tudo parecia contrário, mas ele sempre confiava na Palavra que Deus lhe havida dado.
Quem tem fé sabe que precisa se firmar nas promessas da Palavra de Deus. Mesmo que todos digam o contrário, nunca podemos esquecer que a última palavra vem do Senhor.
Se você tem promessas de Deus para sua vida, não pense no que os outros falam e sim somente no que Deus te garantiu, pois “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei (Isaías 55.11).
A Verdadeira Fé se baseia na Promessa de Deus!

Busque a Fé Verdadeira!

CONCLUSÃO

Como uma criança que pula de um lugar mais alto nos braços de seu pai porque tem certeza que será amparado, a Verdadeira Fé nunca vai te decepcionar porque ela não vem do homem e nem se direciona a nada além do Deus Verdadeiro.
Precisamos procurar a cada dia esta fé verdadeira para não sermos enganarmos por tantas mentiras e falsas crenças que existem no mundo. Então não podemos esquecer que a Verdadeira Fé vem da graça de Deus, é invisível, sabe esperar o tempo de Deus, supera dificuldades, tem certeza, se fortalece em Deus e se baseia nas promessas do Senhor.

Peça a Deus que te guie por esta Fé Verdadeira!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp