Quando o Céu se abre

Tema:

mulher orando céu

“estando ele a orar, o céu se abriu” Lucas 3.21,22

Introdução: Existem momentos que as coisas não fluem como esperamos. Parece que o céu está fechado. Mas o céu se abre toda vez que Deus recebe nossas orações. A porta ou janelas dos céus também se abrem para derramar as bênçãos. Então os céus estão sempre abertos para nós.
Desde que a humanidade pecou, sua comunhão com Deus foi rompida (Romanos 3.23). Mas Jesus ao ser batizado, mostrou em cada ato, a restauração desta comunhão entre o Divino e o humano, como se o céu se abrisse novamente.

Quando o céu se abre para nós?


Vamos refletir no episódio do batismo de Jesus e aprender alguns momentos em que o céu se abre para nós:

1- Quando há OBEDIÊNCIA

v.21ª “aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus”.

O ministério sacerdotal se iniciava com trinta anos de idade (Números 4.3 e 23) quando o candidato ao sacerdote passava por um ritual onde primeiramente deveria ser lavado em água (Êxodo 29.4) e assim “tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério” (Lucas 3.23) somente após ser batizado.
Ao ser batizado, Jesus não fez isso movido pela onda do povo que ia até as águas em multidões. O evangelista Mateus descreve com mais detalhes que João Batista relutou com Jesus “dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti” (Mateus 3.14) e o Mestre deu exemplo de obediência declarando que “convém cumprir toda a justiça” (Mateus 3.15).
Foi por causa da desobediência e do pecado que houve separação entre Deus e o homem e os céus se fecharam (Isaías 59.2). Quando Abraão obedeceu a Deus entregando Isaque, um anjo do céu lhe chamou duas vezes para lhe dar a resposta (Gênesis 22.11 e 15). Por isso Jesus quis obedecer cada detalhe para receber autoridade de Deus e para que os céus estivessem sempre abertos sobre Ele.
O céu se abre quando há obediência!
                              

2- Quando há ORAÇÃO 

v.21b “estando ele a orar, o céu se abriu”

Foi exatamente no momento da oração de Jesus que o céu se abriu. Não sabemos se estava orando silenciosamente ou em voz alta, mas o autor deixa claro que estava orando.
A oração se dirige ao céu, por isso Jesus ensinou orar dizendo “Pai nosso, que estás nos céus” (Mateus 6.9). Para quem não ora, os céus estão fechados, mas que aprendeu a orar sabe que “todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7.8), ou seja, o céu está sempre aberto para a oração.
Quando Jacó estava em Betel e teve uma visão de anjos subindo e descendo a escada, então “despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o SENHOR está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus (Gênesis 28.16,17). A partir daquele momento o céu se abriu para Jacó e sua vida foi transformada.
 O céu se abre quando há Oração!


3- Quando há PODER 

v.22ª “o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba”

Logo em seguida ao céu se abrir veio uma pomba que simbolizava o Espírito Santo e pousou sobre Jesus. Este sinal mostrou que Deus quer repousar o seu Espírito sobre nós. O poder de Deus se manifesta através do Espírito Santo e quando há poder, então os céus estão abertos para que maravilhas aconteçam.
Durante o dilúvio, Noé usou uma pomba para saber quando as águas estariam abaixando. Enquanto não havia lugar para pousar a pomba sempre voltava para a arca até o dia em que trouxe um galho de oliveira e depois não voltou mais porque já havia passado o dilúvio (Gênesis 8.8-12).
O Espírito Santo de Deus ainda procura um lugar para pousar e muitas vezes não encontra porque há morte e enxurrada de pecados destruindo o mundo. Quando há vida, o Espírito mostra a unção, representada pelo galho de oliveira, que produz azeite. Então se há unção também há poder. Todo cristão precisa desta presença do Espírito Santo em sua vida.
O céu se abre quando há poder!

4- Quando há PALAVRA de Deus

v.22b “ouviu-se uma voz do céu”

Assim que a pomba apareceu, todos também ouviram uma voz vinda do céu. A voz de Deus vem do céu quando o céu se abre. Tudo que ouvimos de Deus vem do alto de seu trono de glória. Jesus mostrou que o Senhor quer se comunicar com seus filhos como um Deus que não é mudo como os ídolos, mas que fala (Salmos 115.5).
O apóstolo Pedro também viu o céu aberto e através de uma visão Deus falou com ele o que precisa entender a respeito da pregação aos povos que ainda não conheciam o evangelho (Atos 10.9-11). Deus precisou abrir o céu para mostrar a Pedro que precisava dele para ganhar vidas. Isso porque o apóstolo era um pregador da Palavra e precisava continuar pregando.
Quem ama a Palavra de Deus sempre recebe a mensagem de Deus vinda do céu. Mas quem não tem prazer em estudar as Escrituras não consegue entender a vontade de Deus. Sempre que precisar de uma Palavra do Senhor o céu se abrirá pra você.
O céu se abre quando há Palavra de Deus!

5- Quando há COMPROMISSO

v.22c “Tu és o meu Filho”

O Senhor falou a respeito de Jesus para que todos soubessem que era o Filho de Deus. Isso mostra que pertence a Deus tendo um vínculo de filiação com o Pai Celeste. A partir daquele momento Jesus deveria passar a se comportar como Filho de Deus. Seu ministério começava ali.
Elias era um homem comprometido com Deus em um tempo de apostasia. Por causa de seu compromisso com o Senhor, tinha autoridade espiritual por isso “orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos” (Tiago 5.17,18). Para Elias o céu estava aberto quando precisasse e também fechado para quem não acreditava no Senhor.
Quando nos tornamos filhos de Deus passamos a ter compromisso com o Senhor e os céus estão abertos para nós como Jesus também falou que nos daria as “chaves do reino dos céus” (Mateus 16.19) para abrir ou ligar na terra e no céu. Ter uma chave significa um compromisso muito grande de abrir e fechar. Quem tem a chave está comprometido com o que ela abre. Este compromisso é que proporciona a liberdade para que Deus fale e abra o céu sobre a terra. Deus só fala intimamente com quem é comprometido com Ele (Salmos 25.14).
O céu se abre quando há Compromisso com Deus!

6- Quando há AMOR 

v.22d “amado, em ti me comprazo”

As palavras de Deus a respeito de Jesus foram de amor para que o povo ouvisse que Jesus deve ser amado. Foi graças ao amor de Deus que os céus se abriram para manifestar a presença de Deus ao homem.
O diácono Estêvão era um homem tão cheio do amor de Deus que até quando as pessoas o apedrejavam para mata-lo ele “disse: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem, em pé à destra de Deus” (Atos 7.26). Se Estêvão não conhecesse o amor de Deus não teria condições de enxergar tamanha beleza mesmo em meio à dor das pedradas.
Deus é amor (I João 4.8) e onde Deus está existe amor. O oposto também é verdade, pois onde não há amor, Deus não está presente. Se você quer que o céu esteja aberto sobre sua vida e família, é preciso que “todos os vossos atos sejam feitos com amor” (I Coríntios 16.14). Deus procura um lugar onde possa habitar com seu amor, então abre o céu e se derrama sobre aqueles que o amam.
O céu se abre quando há o amor de Deus!

7- Quando JESUS VOLTAR

João 1.51 “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”

Deus abre o céu muitas vezes para se comunicar com o ser humano. Mas a última vez que o céu vai se abrir será quando Jesus voltar para buscar os seus. Neste momento somente aqueles que viram o céu se abrir e já têm uma ligação com Deus é que poderão ir até a presença do Senhor nas alturas.
O apóstolo João testemunhou uma visão da volta de Jesus dizendo que “vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Apocalipse 19.11). E os apóstolos também viram Jesus subir às alturas e o anjo lhes garantiu que “esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 11.1). Ou seja, “todo olho verá” (Apocalipse 1.7) Jesus voltando, mas e somente aqueles que são suas testemunhas poderão subir com Ele.
Não espere até a volta de Jesus quando o céu se abrirá pela última vez, pois será tarde demais para quem não já tiver visto o céu se abrir.
O céu vai se abrir quando Jesus voltar!

Deus quer abrir o céu sobre você!

CONCLUSÃO

Para quem serve a Deus o céu nunca está fechado. Você pode a qualquer momento bater na porta do céu e ser atendido, pois Jesus prometeu “eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar” (Apocalipse 3.8). Esta porta da presença de Deus está escancarada para quem quiser entrar.
Aprendemos nesta mensagem que o céu se abre sobre nós sempre que obedecemos, oramos, quando há o poder do Espírito Santo, quando cremos na Palavra de Deus, quando temos compromisso e quando amamos. Por fim o céu se abrirá para que Jesus volte e nos leve com Ele.

O céu está sempre aberto para você!

________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp