Doses de Graça

Tema: GRAÇA

estudo bíblico sobre a graça de Deus

“todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça” João 1.16

Introdução: A Graça de Deus é o favor imerecido, bênção recebida sem qualquer pagamento. Jesus pagou tudo por nós para que nós recebêssemos de graça, mas para Ele custou muito caro, o preço foi a Sua própria vida.
Quando o texto acima se refere a “graça sobre graça” parece demonstrar que a Graça de Deus é tão grande que se torna imensurável ao ponto de ser liberada sobre nós em doses gradativas até que sejamos totalmente cobertos por ela.

Você conhece a Graça de Deus?

Vejamos comparar com 3 estágios de um tratamento e refletir sobre a GRAÇA de Deus:

 1- Graça Preventiva: Romanos 5.20

Como uma vitamina que fortalece e evita doenças, a Graça Preventiva ou Preveniente é quando Deus nos ama mesmo sem sabermos ou merecermos. O amor de Deus vem antes de tudo. A essência de Deus é seu amor e sua Graça (I João 5.8). Deus no ama mesmo quando nos esquecemos Dele e nos envolve com sua maravilhosa graça para nos dar arrependimento. Antes mesmo de pensarmos em Deus Ele já está pensando em como salvar nossas vidas.
Quando estávamos no mundo pensando que vivíamos longe de Deus, lá mesmo o Senhor por sua infinita Graça nos seguia (Romanos 6.14) até o momento em que o Espírito Santo conseguiu nos convencer deste tão grande amor (João 16.8-11).
Deus te ama antes de tudo!
                              

2- Graça Purificadora: Tito 2.11 e 3.7

Como um remédio ou curativo que traz alívio à dor, a Graça Purificadora ou Justificadora é quando recebemos o perdão dos pecados. Este é o momento em que conhecemos o amor de Deus. A experiência do Novo Nascimento nos traz uma nova vida (II Coríntios 5.17) quando somos purificados pela Graça de Deus. Quando temos um primeiro encontro com Jesus, conhecemos o amor de Deus e experimentamos a salvação pela graça (Efésios 2.8).
Muitas pessoas não entendem como uma pessoa tão pecadora pode ter uma segunda chance e viver como se tudo tivesse mudado facilmente. Quem pensa assim é porque não conhece ainda o poder da Graça de Deus em renovar suas vidas lavando com o sangue de Jesus que é capaz de renovar todas as coisas (Apocalipse 22.14).
O amor de Deus perdoa seus pecados!

3- Graça Santificadora: I Pedro 5.10

Como uma vacina que imuniza contra um vírus, a Graça Santificadora é quando depois de salvos, Deus nos assiste e nos ajuda na luta contra o pecado. Somente pela Graça podemos permanecer em Deus e não voltar atrás na vida de pecado e perdição. A cada dia o Espírito Santo continua esta obra em nossos corações nos trazendo arrependimento e mudança de vida (II Coríntios 4.15).
Não devemos receber a graça de Deus em vão (II Coríntios 6.1-3) por isso devemos anunciar esta tão grande salvação trabalhando na obra de Deus e levando mensagem da graça a outras pessoas (Mateus 10.8). O fato de servimos na obra de Deus demonstra saúde espiritual, ou seja, que estamos prontos para obedecer ao Senhor.
Pela Graça você pode vencer o pecado!

Viva pela Graça!

CONCLUSÃO

João Wesley foi um grande avivalista do século XVIII. Antes era apenas um religioso, mas sua vida mudou quando conheceu a Graça de Deus. Então começou a pregar baseado nesta doutrina, ensinando como se manifesta sobre a humanidade. O resultado foi a transformação de milhares de vidas.
A Graça de Deus age de formas diferentes em cada pessoa de acordo com sua necessidade (I Pedro 4.15). A Graça Preventiva te previne contra o pecado como as vitaminas protegem seu corpo. A Graça Purificadora te cura do pecado como um remédio que sara uma doença. A Graça Santificadora te liberta do pecado como uma vacina que imuniza o organismo contra um vírus. Seja qual for o estágio que estiver vivendo na luta contra a doença chamada pecado, a Graça sempre será o suficiente (II Coríntios 12.9).

Tome uma injeção de Graça!

_________________________


Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada ARA, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp