Derrube o Gigante

Tema: MOTIVACIONAL

Davi e Golias

I Samuel 17.45

Introdução: A história de Davi derrubando o gigante com uma pedra traz grandes exemplos para nossas vidas. Golias enfrentou Davi com uma espada, um escudo e uma lança, além de usar palavras de afronta e ter ajuda de um escudeiro. Já o pequeno Davi disse que iria contra o gigante acompanhado pelo nome do Senhor e levou seu cajado de pastor, uma funda e cinco pedras do ribeiro.

Gigantes são coisas maiores que nós que nos desafiam. Existem situações que somos surpreendidos e não sabemos o que fazer, ficamos amedrontados e nos sentindo pequenos demais para enfrentar. Como fez Davi precisamos buscar forças em Deus para superar as dificuldades.



Como derrubar os gigantes?

Vamos refletir como Davi enfrentou o gigante comparando as ferramentas que usou (cajado, funda e pedras) com valores de sua vida:

 

1- PREPARAÇÃO - Cajado

Davi era menor que seus irmãos (I Samuel 17.12-14), mas sempre foi desafiado por coisas grandes, como lobos, ursos e leões que atacavam o rebanho de seu pai (I Samuel 17.34-36). Quando o rei Saul lhe ofereceu a armadura ele recusou porque não precisava daquilo, mas já estava treinado a jogar pedras com estilingue (I Samuel 17.38-40). Toda sua trajetória foi em preparação para vencer grandes desafios. Além disso, o cajado marcava a sua própria identidade, o que era, um pastor de ovelhas.

Cada luta que enfrentamos é um teste, uma preparação para algo maior. Se você enfrenta algo grande é porque tem o potencial. Deus sabe tudo o que suportamos e não permitirá uma provação além das nossas forças (I Coríntios 10.13). Não percebemos, mas enquanto lutamos estamos crescendo e Deus está nos treinando para algo maior.


2- CORAGEM - Funda

A coragem de Davi e sua determinação em enfrentar o gigante era impressionante. Mesmo com a oposição dos seus irmãos ele insistiu em descobrir o que estava acontecendo (I Samuel 17.26-30). Teve coragem de se apresentar ao rei (I Samuel 17.32,33). Também teve coragem para derrotar o leão e o urso, além de ir ao encontro de Golias sem espada (I Samuel 17.50), que usava a estratégia de amedrontar com palavras de insulto (I Samuel 17.42-44). A raiva de Davi ao ouvir o gigante, se transformou em coragem e não em medo.

O medo nos assombra e enfraquece, mas o amor de Deus lança fora todo o medo (1João 4.18), por isso o inimigo amedronta o ser humano desde a criação, com mentiras, ameaças e dúvidas, pois quando tememos ficamos fracos (Gênesis 3.10). Quanto mais perto de Deus, mas fortes e corajosos ficamos porque sabemos que o Senhor nos defende.


3- FÉ - pedras

Por fim, a maior arma de Davi foi declarada em suas palavras para o gigante, de que iria enfrenta-lo com o poder da fé no nome do Senhor (I Samuel 17.45). A fé também nos prepara e nos dá coragem para vencer. Sem fé não conseguimos avançar, nem ser abençoados (Hebreus 11.6). Davi era um homem de fé, que se colocava inteiramente na dependência do Senhor.

A Palavra de Deus é como uma rocha firme (Salmo 125.1), que nos traz confiança e certeza inabalável (Hebreus 11.11). Pela fé podemos alcançar o impossível com o poder de Deus (Lucas 1.37). Se temos uma Palavra de Deus, podemos enfrentar tudo confiando que venceremos pela fé.


Enfrente os gigantes pela fé!

 

Conclusão

Para vencer os gigantes é preciso sempre estar em Preparação, porque não sabemos quando seremos surpreendidos por algo maior do que nós, então devemos nos alimentar de Coragem e não temer, mas acima de tudo ter Fé de que com o Senhor teremos a vitória.

Não tenha medo porque Deus está contigo!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp