Graça: Dom de Deus

-Tema: GRAÇA
-Introdução: O mundo cristão de forma geral tem se preocupado muito com coisas seculares e materiais, se ocupando demais com o que não é prioridade. Urge cumprir a palavra de Jesus: “Buscai em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).
O mundo tem sofrido mudanças rápidas e frequentes e nós como igreja, temos que nos atualizar para transmitir o evangelho de forma compreensível à sociedade. O Espírito Santo nos dá a sensibilidade necessária para saber quais são as necessidades e prioridades do mundo atual, definindo a identidade da igreja de acordo com os desafios da comunidade a que está inserida.
O que é Dom e Graça?
Vamos refletir sobre Dom e Graça:

1- O Dom da Graça: “De graça recebestes, de graça dai”
Dom é uma capacidade específica. Existem dons que são talentos naturais que cada pessoa tem. Os dons podem ser desenvolvidos com experiência e ser descobertos com o tempo. O Dom sempre será algo gratuito, ou de graça. Por mais que se pague para aprender algo, seu não tiver o dom não vai fluir. É pela Graça de Deus que recebemos a capacidade de fazer qualquer coisa.
Em toda a Bíblia vemos que homens e mulheres chamados por Deus receberam o dom do Espírito, um carisma especial para exercer seu chamado. Hoje a Igreja, trabalha pelo Reino de Deus, sendo embaixadores de Cristo. Deus chama e capacita e nós como igreja, somos um instrumento usado para chamar e capacitar outras vidas.
A Igreja é “cheia de graça”, sua doutrina, experiência, tradição e prática estão totalmente fundamentadas na graça de Cristo que “é melhor que a vida” (Salmo 63.3). E através dessa graça recebe o dom supremo: o amor, o mesmo amor que fez com que Deus criasse o mundo, desse seu Filho para redimir a humanidade e que hoje nos move como filhos de Deus. A missão da Igreja deve ser amar gratuitamente como Jesus “nos amou primeiro” (I João 4.19).
O Dom vem da Graça de Deus!
2- A Graça do Dom:
Sem o Dom do Espírito Santo, tudo o que fazemos não tem Graça, literalmente. Eu posso cantar ou pregar maravilhosamente, mas nada vai acontecer se não tiver a unção espiritual que só Deus pode dar. O Dom é combustível que faz as coisas funcionarem. Quando fazemos algo por nós mesmos isso não engrandece a Deus. Contudo quando somos movidos pela obediência ao chamado Divino, tudo que fazemos é confirmado pela Palavra de Deus.
Como consequência da fé na graça e amor de Jesus Cristo, recebemos em nossos corações os dons do Espírito Santo. A doutrina do Sacerdócio Universal de todos os crentes (II Pedro 2.9) ensina que todas as pessoas têm talentos. A cada cristão são destinados dons e ministérios, através dos quais, juntos formam um corpo de membros diferentes com funções diversas, mas dependentes um do outro e a consequência disso é a união na prática do melhor dom: o amor.
A Igreja tem sido um instrumento usado por Deus para proclamar libertação aos cativos, anunciar as boas novas e proclamar o ano aceitável do Senhor para a salvação de todo o que crê (Isaías 61.1-3).
A Graça nos capacita a fazer a vontade de Deus!
            Você tem um Dom da Graça de Deus!
-CONCLUSÃO:
O dom supremo de Deus nos foi dado através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, (João 3.16) e não há amor maior do que esse, pois “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tito 2.11).
O objetivo da existência da Igreja é mostrar ao mundo a Graça e o Dom de Deus. Para que sejamos eficientes e eficazes em nossa Missão, Deus também nos capacita para a realização da missão. Quando cremos na Graça de Deus, recebemos Dons. Mas quando não assumimos nossos Dons, estamos negando a Graça de Deus em nossas vidas (II Coríntios 6.1).
A Igreja é conduzida pelo Espírito Santo a deixar as “demais coisas” e buscar o que é mais importante: o Reino de Deus e a sua justiça, proclamando a este mundo injusto a participação pelo sangue do cordeiro e chamando a todos para fazer parte do Reino de Deus.
Busque o Dom da Graça de Deus!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. Ola ..
    Gosto muito das tuas postagens ...
    Gostaria de entender uma coisa ..
    Eu vou fazer um ano de convertida, em todos os cultos quando eu fecho os olhos eu me sinto flutuando saio dançando, movimentos tao leves interpretando as musicas e o clima da igreja ...
    Recebi esse dom, mas nao sei orar em linguas :/ isso me interfere no meu ministerio ??
    Me ajuda por favor ....

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.