Vinho novo, Odres novos e Vestes novas

Tema: CONVERSÃO    

pregação sobre o vinho novo e odres novos

Mateus 9.16,17
-Introdução: Velho é o pecado o mundo e o diabo. Nosso Deus é Eterno e sempre se renova (Lamentações 3.21). Por isso precisamos renovar nossas vidas a cada dia.
Jesus falava sobre o jejum quando perguntaram por que seus discípulos não jejuavam, então ensinou que a vida cristã não é apenas um ritual religioso. Jesus disse isso para mostrar que não seria mais um pregador ou profeta, dando apenas continuidade à antiga aliança, mas veio para renovar todas as coisas. Com Jesus tudo é novo.


Como renovar minha vida?

Vamos aprender o que Jesus quer nos renovar:

1- VINHO NOVO: v.17ª

Quando se fala de vinho na Bíblia, refere-se a tudo o que seja de origem da uva (João 15.4). Era a bebida mais usada na época por seu teor nutritivo e saboroso além de ser de fácil conservação para uso doméstico, em viagens no deserto para saciar a sede, além das festas familiares (João 2.1-12).

Contudo havia três tipos de vinho:

VINHO NOVO: é o que Jesus chamou de “fruto da videira” (Mateus 26.29), ou seja, o suco da uva pisada no lagar (Isaías 63.2), ainda fresco e sem mistura (Apocalipse 14.10). O vinho mais usado diariamente nas famílias era novo com propósito apenas de alimentação, não tendo tempo nem para envelhecer e fermentar.

VINHO VELHO: é o vinho guardado em odres durante muito tempo para fermentar. O suco da uva quando envelhecido se torna mais forte (Josué 9.4). O fermente sempre foi símbolo da influencia do pecado (Marcos 8.15; I Coríntios 5.7,8).

VINHO MISTURADO: é quando se acrescenta ao suco da uva uma mistura que lhe dê maior teor alcoólico (Provérbios 23.20; Isaías 5.22), também chamado de “bebida forte” (Levítico 10.9; Deuteronômio 29.6; Provérbios 20.1) toda pessoa que se consagrasse ao Senhor deveria se abster desta bebida (Juízes 13.9, 7 e 14; Número 6.3; Lucas 1.15). Por isso Jesus não quis beber o vinho com fel quando estava na cruz (Mateus 27.34).

O Senhor quer nos renovar como o Vinho Novo que representa o Sangue de Jesus (I Coríntios 10.16) e o fluir do Espírito Santo para que “não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18). Se formos lavados pelo sangue de Jesus, não podemos deixar que o vinho, ou seja, a vida de Cristo que há em nós se envelheça e seja misturado com o pecado mundo. Este Vinho Novo também significa o frescor para os desertos da vida e alegria para nossas festas.
Deus quer te dar Vinho Novo!
                              

2- ODRES NOVOS: v.17b

O odre era um saco de pele animal costurada que servia de recipiente para guardar líquidos como água (Gênesis 21.14,15,19), leite (Juízes 4.19) e vinho (Josué 9.4). Mas deveria ser usado especificamente para cada coisa separada para não deixar sabor de leite no vinho ou deste na água por exemplo.
O odre envelhece com o tempo. O couro encolhe e enruga. O sabor do vinho velho ou de qualquer outra mistura pode estragar o vinho novo. Mas o vinho novo é mais ácido e pode corroer o odre. Além disso, o vinho novo vai liberando gases com o tempo e esticando o couro, então o se o odre já estiver velho pode estourar. Por isso Jesus disse que “vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam]” (Lucas 5.38).
Um dos animais mais usados para fazer odres do seu couro era a ovelha, além do cabrito. Sua pele era retirada cuidadosamente e depois de um pouco cozida exposta na fumaça (Salmos 119.23) era costurada bem apertado deixando apenas o pescoço aberto para inserir os líquidos e depois ser amarrado.
O odre da pele de ovelha representa a nossa carne fraca (Marcos 14.38) que precisa ser arrancada de nós para não vivermos mais para nós mesmos e sim para Deus (Gálatas 2.20-22). O Espírito Santo quer habitar em nós e nosso corpo deve ser templo do Senhor (I Coríntios 3.16), mas nossa carne corruptível não suporta o poder de Deus (I Coríntios 15.50). Por isso precisamos ser renovados como um odre novo para receber o vinho novo.
Esta renovação do odre significa renunciar às vontades da carne (Efésios 2.3) negando-se a si mesmo para seguir a Jesus (Marcos 8.34). Deixando a cada dia as obras da carne para buscar o fruto do Espírito (Gálatas 5.19-23). Muitas vezes envelhecemos com o pecado e coisas do mundo. Somente Deus pode renovar nosso ser de tal maneira que até mesmo nossa carne seja transformada e possamos ser mais espirituais.
Deus quer renovar o seu odre!

3- VESTES NOVAS: v.16

Uma roupa velha remendada com parte de pano novo não é uma roupa nova nem velha. É um desperdício de tecido novo que poderia ser feita uma veste nova. As roupas caracterizam as pessoas e muitas vezes julgamos pela aparência (I Samuel 16.7). As vestes novas também representam esta nova vida, não somente no exterior porque uma pessoa pode ser bem vestida e guardar pensamentos velhos e sujos.
O filho pródigo quando voltou para a casa do pai, chegou sujo e maltrapilho e seu pai lhe deu a melhor roupa (Lucas 15.22) demonstrando a renovação que seu filho passava, porque “estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado” (Lucas 15.24).
Quando Jesus voltar e nos receber, vai nos dar “vestiduras brancas” (Apocalipse 3.5) porque “lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Apocalipse 7.14).
O apóstolo Paulo Em Efésios 4.21-24 orienta aos crentes que “vos despojeis do velho homem” (v.22), “vos renoveis no espírito do vosso entendimento” e “vos revistais do novo homem”. Como uma mudança de roupa é a nova vida que Deus nos dá e todos percebem que “aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17).
A nudez é um símbolo de pecado na Bíblia (Gênesis 3.7; Êxodo 20.26). Deus foi quem fez a primeira roupa de peles para Adão e Eva (Gênesis 3.21). Com isso, o Senhor não foi apenas o primeiro costureiro, mas ofereceu o primeiro sacrifício pelo perdão da humanidade derramando o sangue de um cordeiro para cobrir o pecado. Deus não quer remendar algo de novo em sua vida, mas te renovar completamente.
Deus quer te dar Vestes Novas!

Renove sua vida!

CONCLUSÃO

Deixe Jesus renovar sua vida totalmente.
O vinho novo é a vida interior, aquilo que está dentro de você como o sangue que corre em suas veias. Se houver em você o vinho velho do passado ou misturado do pecado, Ele te dá o vinho novo de alegria do Espírito Santo e o lavar do sangue de Jesus.
O odre novo é nossa carne ou sentimentos e vontades. Se sua carne estiver envelhecida com hábitos mundanos, Deus quer renovar seu ser completamente para habitar em sua vida.
As vestes novas representam o testemunho. Se você ainda tem algum remendo ou rasgado de vestes velhas, receba novas vestes para que todos vejam que você é filho de Deus.
Renove tudo em sua vida!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp