PER-seguindo até a Morte

-Tema: CONVERSÃO 
“Persegui este caminho até a morte, prendendo e metendo em cárceres, homens e mulheres”
Atos 22.4
-Introdução: Você já ouviu alguém falar que ‘nem morto eu faço isso ou aquilo’, mas morto é incapaz de fazer qualquer coisa, então as pessoas usam essa expressão para dizer que jamais fará tal coisa. Saulo perseguia a Jesus, o Caminho e talvez possa ter dito: ‘nem morto eu sigo este caminho’, pois planejava persegui-lo até a morte ao invés de seguir. 
Nas redes sociais é comum uma pessoa ‘seguir’ a outra apenas para saber o que está acontecendo e há até quem convide para ‘ser amigo’ uma pessoa que nem cumprimente na rua. Estes na verdade não seguidores e sim perseguidores.
Você tem seguido ou perseguido Jesus?
Vamos refletir sobre o sentido da morte e do perseguir neste texto:

1- Seguir ou Perseguir:
Saulo perseguiu a Jesus até o dia em que se encontrou com Ele e o encontro que Paulo teve com Jesus foi tio marcante que mudou a sua vida e mudou o seu nome de Saulo para Paulo. A partir de então passou de perseguidor para seguidor de Jesus.
Vamos a diferença entre estas duas palavras:
a) SEGUIR: acompanhar ou ir atrás de alguém com objetivo de estar junto e aprender. Exemplo: Discípulos de Jesus (Marcos 3.14).
b) PERSEGUIR: fazer forte oposição contra alguém em tudo o que fizer ou falar. Exemplo: Fariseus e saduceus que iam atrás de Jesus para vigiá-lo e ver se cometia algum erro (Mateus 16.16).
É importante esclarecer que não existe meio termo entre seguir ou perseguir, ou seja, se você não segue você persegue. Mesmo que você no seja contra Jesus, quando nós não o seguimos temos atitudes que o negam e isso é perseguição.
Jesus disse que “quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha (Mateus 12.30), então não podemos negligenciar a seriedade de uma decisão em seguir a Jesus. Muitos fazem como Pedro quando “seguia Jesus de longe” (Mateus 26.58) com medo de que soubessem que era um dos discípulos e foi neste momento que negou a Jesus.
Tome a decisão de seguir e não perseguir Jesus!
                              
2- Morrer para o mundo ou para Deus:
Na estrada de Damasco morreu Saulo para o mundo e nasceu Paulo para o Espírito Santo usar. Então Paulo disse: "já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).
Talvez você já tenha dito ou diz que nem morto seguir a Jesus, mas hoje eu quero te apresentar duas formas de se perseguir a Jesus até a morte:
a) MORTE FÍSICA: Aqui você persegue Jesus toda a sua vida e morre (literalmente) e é enterrado, então você para de perseguir porque depois de morto já não pode fazer nada. Quem persegue Jesus e morre nessa situação, embora pare de O perseguir, passa a ser perseguido pela morte e pela dor do inferno, que segundo a Palavra, não dá descanso nem de dia nem de noite. Quem persegue a Jesus até morrer, perde sua oportunidade de salvação e morre duas vezes: física e espiritualmente (veja Apocalipse 14.11).
b) MORTE PARA O MUNDO: Aqui você deixa de seguir a Jesus até o dia em que tem um encontro com ele, então você morre para o mundo e nasce de novo para Deus (João 3.8). Então poderá dizer como Paulo que “o viver é Cristo, e o morrer é lucro (Filipenses 1.21). Quando morremos para o mundo deixamos as vontades da carne (Gálatas 5.19,20), mas recebemos uma nova vida com alegria muito maior (Marcos 10.29,30).
Só há duas formas de perseguir a Jesus: até a morte quando você já não tem vida e pode ir para o inferno ou até a sua morte para o mundo e para as coisas da carne, quando você se encontra com Jesus e ouve a sua voz.
Morra para o mundo e viva para Deus!
Tome uma decisão agora!
-CONCLUSÃO:
Emobra parece uma mensagem dura, apenas mostra a realidade espiritual. Hoje mesmo você pode se encontrar com Jesus, morrer para o seu velho passado e nascer de novo, se tornando nova criatura e recebendo um novo nome (Apocalipse 2.1) e uma nova vida (II Coríntios 5.17). Confesse a Jesus como Senhor e receba a vida eterna (Romanos 10.9).
O que você escolhe?

Escolha seguir Jesus!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

11 comentários:

  1. Diacono Wilton Carlos Me.ezes24 de agosto de 2015 10:52

    otimo estudo e uma grande realidade .estou levando a serio e quero tra.smitir par a outras pessoas Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
  2. muito bom mesmo este estudo e edificante, que Deus abenćoe o altor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.parabens pelo otimo estudo.Deus abencoe.

    ResponderExcluir
  4. Luíz Carlos muito bom otimo

    ResponderExcluir
  5. É o primeiro que li ,mas estou amando ! Muita bênção.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse estudo.Já tinha feito estudos até fez da net, mas agora com o aplicativo ficou melhor. Deys abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  7. Andrea Belo dos Santos25 de novembro de 2015 17:49

    Muito bom esse estudo pode aprender bastante com ele e vou dar esse estudo pra minha igreja as vezes perseguimos Jesus Cristo sem perceber com as nossas atitudes erradas

    ResponderExcluir
  8. Bom de mais aprendi muitas coisas gloria a Deus pelo escritor

    ResponderExcluir
  9. Excelente palavras cada dia amo mais esse Deus e tenho mas vontade de segui-lo

    ResponderExcluir
  10. Gostei do estudo, um aprendizado e tanto. Que Deus continue usando pessoas para nos ensinar mais e mais sobre a Palavra.

    ResponderExcluir
  11. Muito o bom ese estudo pretendo ir profundo nele pois é muito importante é mas fácil de aprender em nome de Jesus Cristo vou orar aDeus pra me dar entendimento e me capacitar acada dia más Amém

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.