Você sabe agradecer?

Tema: GRATIDÃO

mulher mãos levantadas crepúsculo

Lucas 17.11-19
-Introdução: Uma das maiores lições sobre gratidão nas Escrituras é a história dos dez leprosos. Somente um voltou para agradecer. Este resultado pode ser como uma estatística sobre a gratidão. Apenas 10% das pessoas sabem ser gratas.
Agradecer é um exercício que deve ser feito com esforço por todos nós. A natureza humana se tornou ingrata devido ao pecado. Este é um tema que precisa ser mais falado, para ensinar as pessoas a agradecer.

Como aprender a ser grato?

Vamos aprender como agradecer e os benefícios da gratidão são:

1- Como ser Grato

Para ser grato é preciso:

a) Obediência: v.14

Os leprosos foram curados porque obedeceram a Jesus se apresentando aos sacerdotes. Tiveram coragem para isso, pois não eram bem vindos ao templo, mas conforme mandava a lei, somente o sacerdote poderia declarar a cura da lepra (Levítico 14.1-32).

b) Voltar: v.15 “voltou”.

Para agradecer é preciso sair do seu lugar e tomar a iniciativa. Quando o leproso voltou a Jesus (v.15), mostrou que desejava seguir o Mestre antes mesmo de se ir para sua casa. Ele não apenas voltou a Jesus como ficou com o Senhor em seu coração para sempre.

c) Glorificar a Deus: v.15 “dando glória a Deus em voz alta”.

O único leproso que voltou para agradecer a Jesus, não teve receio ao fazer isso, mesmo sendo samaritano (v.18). Sua atitude foi tão espontânea que parecia desejar que todos soubesse o que Jesus havia feito. Quando se trata de outra pessoa, que não Deus diretamente, devemos aprender a elogiar e reconhecer o que a pessoa fez de bom.

d) Render-se ao Senhor: v.16

A primeira atitude do ex leproso foi se prostrar diante de Jesus. Assim devemos nos entregar totalmente ao Senhor sabendo que sem Deus, nossa vida está sujeita à lepra do pecado neste mundo.

Ser grato é um exercício de obediência, de glorificar ao Senhor e de voltar para se entregar a Deus. Mesmo quando não estamos sentindo vontade, devemos sempre “em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus” (I Tessalonicenses 5.18).

2- Benefícios da Gratidão

Alguns benefícios de ser grato são:

a) Ser curado: v.15 “vendo que fora curado”

As dores, mau cheiro e o preconceito eram marcas da vida de um leproso. Ao ser curado, estava livre de tudo isso. Os outros leprosos, que não agradeceram, ficaram no mundo sujeito a todos os males.  Quem agradece recebe a bênção definitiva.

b) Levantar-se: v.19ª “levanta-te e vai”.

O leproso que estava prostrado aos pés de Jesus, ouviu o Mestre lhe dizer para se levantar. Já havia passado anos se encurvando diante das pessoas e fugindo de pedradas. Agora chegou o tempo de estar de pé e prosseguir sua vida. Neste ‘vai’ de Jesus, recebeu autorização para realizar tudo que não tinha conseguido até então.

c) Ter FÉ: v.19b “a tua fé”.

Os leprosos tinham visto Jesus, mas “ficaram de longe” (v.13). O ex-leproso que agora voltou para se encontrar com Jesus, o viu de perto, ouviu sua voz, pode conhecer o Mestre pessoalmente. Isso foi uma atitude de fé. Através da fé, todos os milagres podem acontecer. Então aquele homem aprendeu a continuar vivendo pela fé.

d) Ser Salvo: v.19c “te salvou”.

Jesus disse que não apenas estava curado das feridas da lepra, mas também foi salvo por Deus da condenação do pecado. O leproso era considerado pecador e distante de Deus, não podia nem entrar no templo. Agora aquele homem recebeu a salvação completa para sua vida.

Quando somos gratos a Deus, recebemos muitas bênçãos a mais do que já alcançamos. Podemos nos levantar e continuar a ser abençoados. Aprendemos a ter fé para vivenciar mais milagres. Contudo a maior de todas as bênçãos é receber a salvação em Cristo.

Aprenda a ser grato!

CONCLUSÃO

Todos nós somos ‘ex’ alguma coisa: um ex doente, ex viciado, ex depressivo, etc. Ou então passamos por um ‘quase’ que foi um verdadeiro sufoco: quase morto, quase acidentado, etc. Tudo isso é motivo de voltar a Jesus e agradecer.

Procure agradecer mais e reclamar menos!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp