Luzes do Natal

-Tema: NATAL
“a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem”. João 1.9
-Introdução: Ao ver residências, praças e lojas ornamentadas com temas natalinos, não há outra reação senão admirar tanta beleza e criatividade. Ao pensar o motivo de tudo isso (que não seja pelo comércio), constatamos que ainda é pouco diante da dignidade do homenageado.
Qual é a verdadeira luz do Natal?
Vamos meditar sobre a luz do Natal através de textos da narração de Mateus sobre a luz natalina:

1- Luz da Vida: Mateus 1.21,23 “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco”.
Neste texto, a profecia de Isaías 7.14 é repetida para confirmar seu cumprimento.
O Deus que criou a vida, agora vem viver na existência humana e terrena. Ele viveu, mas já vivia antes e sempre existiu. Quando o menino Jesus veio à luz, toda a energia vital do Criador estava ali, mesmo que contrastando com a fragilidade que se sujeitou.
Desde o primeiro chorinho de bebê aos brados na cruz, a vida de Jesus foi a luz mais forte que este mundo já conheceu. Desde quando seus olhinhos frágeis viram a luz pela primeira vez até o momento que a pedra da sepultura foi aberta para que sua luz raiasse mais uma vez, Cristo sempre foi a maior luz.
Jesus é a luz da vida!
                              
2- Luz de Deus: Mateus 2.2 e 10 “E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo” “E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo”.
Os magos era estudiosos que procuravam uma luz. A luz do conhecimento. A luz da sabedoria. Mas sabiam que a luz mais forte vem de Deus. Por isso, uniram seu conhecimento dos astros, sua sabedoria nas experiências da vida e o seu temor ao Senhor, numa busca pela verdadeira luz de Deus.
A estela que raiou até Belém foi o guia para os magos. Nenhuma ciência ou cultura poderia explicar este fato. Embora todos percebessem o brilho da estrela, muitos não conseguiam enxergar seu significado (Lucas 2.32). Sua visão era ofuscada. Somente pela fé se podia ver tamanho brilho. Só Deus pode iluminar o ser humano.
Jesus é a Luz de Deus!

3- Luz do mundo: Mateus 4.16 “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”.
Este texto é uma citação de Isaías 9.2 quando se cumpriu esta profecia. Realmente o mundo viveu em trevas até que Jesus se manifestou. Todo conhecimento de Deus era obscuro e de difícil acesso até que a revelação se tornou clara como uma luz na vida de Cristo.
O Mestre mesmo disse “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12). Somente com Jesus podemos também ser “luz do mundo” (Mateus 5.14), como o Senhor nos ensinou que “assim brilhe também a vossa luz diante dos homens” (Mateus 5.16). Jesus sempre será o nosso foco e fonte de energia. Sem ele estaríamos apagados em trevas.
Jesus é a Luz do mundo!

Jesus é a LUZ do Natal!
-CONCLUSÃO:
Nem todas as luzes do mundo ao mesmo tempo poderiam expressar o brilho do significado natalino. A luz de Jesus é incomparavelmente maior.
Que através das festividades familiares e do congraçamento entre amigos, Jesus seja o assunto principal. Um Natal cheio de enfeites é sem brilho se não tiver a luz verdadeira que somente Jesus pode dar.
Não deixe seu Natal no escuro sem Jesus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

Um comentário:

  1. Uma bênção de mensagem muito inspiradora e cheia de Luz! Deus lhe abençoe Pr.Welfany Nolasco.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.