Como ler a Bíblia?


“Até à minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” I Timóteo 4.13
Introdução: O problema da leitura, não se refere apenas às Escrituras. Vivemos um tempo de escassez de leitores. Infelizmente se torna cada vez mais raro, o exercício da leitura. Contudo, não podemos nos conformar com isso. O povo de Deus precisa ser culto e principalmente conhecedor da Bíblia.
Quanto à leitura da Palavra de Deus, podemos encontrar nela mesma, várias orientações sobre como fazer sua leitura corretamente.

Você já leu a Bíblia?

A Bíblia deve ser lida de forma:

1- Leia a Bíblia com CALMA 

Neemias 8.8,9 “Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia. Levantando-se no seu lugar, leram no Livro da Lei do SENHOR, seu Deus, uma quarta parte do dia; em outra quarta parte dele fizeram confissão e adoraram o SENHOR, seu Deus”.
Neemias promoveu um grande ‘recital’ de proclamação das Escrituras para ensinar ao povo sobre a vontade de Deus. Por isso a leitura foi feita “claramente” sem pressa ao ponto de gastar “uma quarta parte do dia” na leitura, ou seja, seis horas seguidas.
A atenção é imprescindível para uma boa leitura. Ainda mais se tratando da Palavra de Deus, que não pode ser lida de forma relaxada.
Para uma leitura adequada, sente-se e o faça de forma tranquila e sem pressa de terminar. Prepare o ambiente da leitura evitando distrações como celular e outros aparelhos sonoros. Invista tempo na leitura bíblica.
Leia a Bíblia com Calma!
              

2- Leia a Bíblia com CONSTÂNCIA

Lucas 4.16 “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”.
Jesus tinha o hábito da leitura, por isso teve a liberdade de usar da palavra na sinagoga, que certamente não permitiria um estranho fazer isso. Desde sua infância, o Mestre tinha prazer em meditar sobre as Escrituras (Lucas 2.46). No confronto com Satanás no deserto, Jesus mostrou que tinha conhecimento da Palavra e foi com ela que venceu o inimigo (Mateus 4.1-11).
Engana-se quem pensa que uma única leitura já revela o sentido da mensagem Bíblica. Com a própria Escritura orienta, para entendê-la, o leitor a “terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida” (Deuteronômio 17.19). Torna-se necessário uma leitura constante para uma compreensão cada vez maior da Palavra. Quanto mais vamos lendo, mais intimidade vamos criando com a Palavra e conseguimos discernir seu significado.
Leia a Bíblia Constantemente!

3- Leia a Bíblia com REFLEXÃO 

Atos 8.30  “Correndo Filipe, ouviu-o ler o profeta Isaías e perguntou: Compreendes o que vens lendo?”.
O evangelista Felipe explicou a mensagem para o etíope que lia, mas não conseguia compreender a Palavra. Sem a revelação do Espírito Santo é impossível entender as Escrituras (II Coríntios 3.14,15). 
A Bíblia é um livro que foi escrito em idiomas muito diferentes de nossa linguagem, em um tempo muito antigo e por isso sua tradução, por melhor que seja, está muito distante de nossa realidade. Portanto é necessário muito esforço para refletir sobre sua mensagem. Contudo não exclui sua utilidade ou atualidade de suas palavras (II Timóteo 2.15).
Para refletir na leitura da Bíblia é preciso inquirir sobre o texto com o próprio texto, pesquisando em livros de auxílio e perguntando a pessoas mais experientes (Atos 13.15). Aos poucos o leitor vai aprendendo a traduzir os símbolos e expressões presentes no texto bíblico.
A melhor forma de refletir sobre a mensagem bíblica é tentando aplicar para a vida pessoal. Quando refletimos pessoalmente nas palavras da Bíblia, somos cortados pela espada da Palavra que fala ao nosso coração (Hebreus 4.12). Assim passamos a viver e sentir o que está escrito.
Leia a Bíblia de forma Reflexiva!

4- Leia a Bíblia com PROPÓSITO 

II Reis 22.8 “Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o Livro da Lei na Casa do SENHOR. Hilquias entregou o livro a Safã, e este o leu”.
Durante um tempo, o povo de Deus deixou as Escrituras, que ficaram perdidas na própria casa de Deus. Quando Hilquias encontrou o livro da lei e este foi lido, aconteceu uma transformação no povo que estava vivendo em ignorância e pecado. O próprio rei Josias quis ouvir e obedecer às palavras do livro encontrado, renovando a aliança de Deus com seu povo (II Reis 23.4 e 24).
A falta de organização faz com que muitas pessoas percam a Bíblia de vista, “porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos (Romanos 10.8). Não podemos reclamar como se a Palavra de Deus estivesse longe de nós (Romanos 10.6,7). Não podemos ignorar nenhuma parte da mensagem de Deus para nós, mas devemos ler “todas as palavras do SENHOR” (Jeremias 36.6). Muitas pessoas não conseguem ler a Bíblia porque falta perseverança para isso. Faça um propósito de leitura diária da Bíblia. Nunca passe um dia sequer sem ler a Palavra de Deus.
Leia a Bíblia com Propósito!

Leia a Bíblia!

CONCLUSÃO 

“quem lê entenda” Mateus 24.15
Jesus incentivou a leitura bíblica em diversos momentos. Exortou aos escribas perguntando “não tendes lido?” (Mateus 19.4 e 22.31). Mandou que examinássemos as Escrituras para encontrar nela salvação e o testemunho a seu respeito (João 5.39).
Jesus é o Verbo revelado (João 1.1), a Palavra encarnada (João 1.14), por isso, devemos ler para compreender, mas se não lermos não vamos entender.
A falta de prática e intimidade com as Escrituras faz com que o leitor tenha dificuldades na leitura (Isaías 29.11,12). A falta de conhecimento leva o povo a perecer sem a Palavra de Deus (Oséias 4.6). Por isso é urgente criar o hábito de ler a Palavra de Deus.
Leia a Bíblia de forma calma, constante reflexiva e com propósito!

______________________________
Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil. 

Ebook: Interpretação Bíblica


Como Ler, Estudar e Compreender a BÍBLIA?
Aprenda a ler, estudar, compreender a Bíblia de forma simples e prática.
A Bíblia é ou apenas contém a Palavra de Deus? Como um livro fechado, para mentes e corações fechados, a Bíblia apenas contém a Palavra de Deus. Já para quem se abre diante das letras nela impressas com mente e coração dispostos a compreender, a Bíblia é a voz de Deus falando direta e profundamente.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp