A promessa do Espírito Santo

pomba Espírito Santo fogo coração

Lucas 24.49 e 53
Introdução: Jesus havia prometido que morreria, mas ressuscitaria. Agora relembra aos discípulos de outra promessa que é o derramar do Espírito Santo sobre sua Igreja.
O critério estabelecido por Jesus para receber o Espírito foi a Perseverança. Orientou sue discípulos a permanecerem na cidade (v.49) em oração (v.53). Os discípulos “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações (Atos 2.42).


Você já recebeu o Espírito Santo?

Medite sobre dois detalhes sobre o envio do Espírito Santo:

1- O sopro de Jesus: João 20.22

O apóstolo João acrescenta um detalhe ao momento em que Jesus promete mais uma vez enviar o Espírito Santo. Um fato que talvez os outros evangelistas não percebessem que foi apenas um sopro, mas não era um suspiro qualquer. Foi um sopro proposital.
A palavra espírito é pneuma, que tem o sentido de “vento, respiração” 1. Isso significa que ao soprar, Jesus estava literalmente doando o seu Espírito sobre a vida dos discípulos. O mesmo sopro que Deus deu vida ao ser humano (Gênesis 2.7) e que ressuscitou os ossos secos (Ezequiel 37.9,10). O Espírito Santo veio direto de Jesus.
Naquele instante não aconteceu nada visível. Apenas ouviram o sopro seguido da promessa: “recebei o Espírito Santo” (João 20.22). Contudo, a fé não se baseia em coisas visíveis, nem mesmo em sensações (João 20.27-29). Mesmo se você não vir nada de especial acontecer, creia que já recebeu o Espírito Santo.
Jesus assoprou o Espírito sobre você!

2- O vento do Espírito: Atos 2.1-4

Embora não tenha acontecido nada anteriormente, quando Jesus soprou, os discípulos permaneceram em oração. Cumprida esta condição da perseverança, estavam preparados para receber a promessa. Então aquele mesmo sopro de Jesus, se avolumou e “de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados (Atos 2.2).
O texto enfatiza que “estavam todos reunidos (v.1) e que todos ficaram cheios do Espírito Santo(v.4). Isso nos ensina que Deus quer alcançar cada um de seus filhos com esta promessa poderosa. Ninguém é excluído por Deus de receber o seu Espírito. Todos que pedirem esta promessa e permanecerem fiéis receberão (Mateus 7.11).
Aquele sopro de Jesus se tornou em um turbilhão de poder espiritual. Por isso Jesus disse que “o vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito (João 3.8). Quando recebemos o Espírito Santo, Deus move com o vento de poder para conduzir nossas vidas.
O vento do Espírito conduz o seu viver!

Receba a promessa do Espírito Santo!

CONCLUSÃO

A promessa se cumpriu. O Espírito Santo foi derramado sobre todos que pertencem a Jesus (I Coríntios 12.3). Este poder foi liberado para nós (Atos 2.39). Basta perseverar na presença do Senhor e receber esta promessa.

Esta promessa é para você: Receba!

______________________________

obras da carne e fruto do espírito

E-Book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book



Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp