Reedificando a Família

Tema: FAMÍLIA

família casa

“Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam” Salmos 127ª

Introdução: Vivemos em meio ao mundo onde acontece muita destruição. As catástrofes estão acontecendo com tanta frequência, que muitas pessoas já se acostumaram com as estatísticas revelando números devastadores de violência, acidentes, vícios e doenças.
O ‘trabalho’ do diabo é “roubar, matar e destruir” (João 10.10) e satanás não brinca nem por um segundo (I Pedro 4.8). Como uma construção que parece não terminar, a edificação da família é um trabalho contínuo. Por isso precisamos sempre reedificar nossa casa. Mesmo que o mundo venha tentar desfazer sua família, lute para restaurá-la pedindo ao Senhor que edifique sua casa.


Como restaurar a família em tempo de destruição?

Vamos refletir sobre famílias que venceram a destruição edificando suas casas:

1- ABRAÃO – Casa Abençoada: Gênesis 12.1-3

Abrão e Sara receberam uma promessa de Deus para sua família. Embora parecesse impossível, seriam progenitores de uma grande geração (Romanos 4.18-20). Mas a primeira coisa que deveriam fazer é sair de sua terra paterna, deixando seus parentes para edificar uma nova casa. Recebeu a bênção de Melquisedeque (Gênesis 14.18-20) e a promessa Divina de ser Pai de muitas nações (Gênesis 15.4-6).
Abraão nunca aceitou a destruição em sua casa. Venceu o rei de Sodoma defendendo Ló seu parente (Gênesis 14.12-17) e quando Sodoma e Gomorra seriam destruídas, orou pela família de Ló pedindo livramento ao Senhor (Gênesis 18.22-32). Além disso, foi provado quando teve que oferecer seu filho Isaque em sacrifício ao Deus, crendo que Deus lhe preservaria seu filho (Gênesis 22.1-16). Também se preocupou com a constituição da família de Isaque, dando orientações para edificar o seu lar (Gênesis 24.1-14).
Como Abraão, precisamos pedir a Deus que abençoe nossas casas, buscando ser uma bênção para então abençoar nossos familiares (Gênesis 12.2). Através de Abraão não somente sua casa foi abençoada, mas foram “benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3).
Busque a bênção de Deus sobre sua casa!

2- NOÉ – Casa de Salvação: Gênesis 7.1

O contexto em que Noé viveu foi de completa desvalorização da família (Gênesis 6.4-7). Um tempo de depravação moral na sociedade que nos faz compara com os dias atuais. Por causa disso Deus anunciou uma grande destruição no mundo, mas salvaria a família de Noé (Gênesis 6.8-10). Contudo, Noé teria a tarefa de edificar uma arca, que seria sua casa durante o dilúvio (Gênesis 6.14).
Se Noé não tivesse trabalhado para construir o barco, certamente não teria abrigo para salvar sua família. Isso mostra que para resgatar nossos familiares precisamos trabalhar muito resistindo ao cenário de destruição que o mundo apresenta. A primeira coisa que Noé fez quando saiu da arca foi levantar um altar ao Senhor que se agradou de sua oferta e fez uma promessa de bênção para a humanidade (Gênesis 8.20-22).
Como Noé, devemos andar na presença de Deus e trabalhar para salvar nossos familiares. Deus nos preparou a Igreja que é a Arca de Salvação para nossa família. A Igreja também é um abrigo em tempos de crise para quem busca consolo das tribulações deste mundo. A maior bênção para a casa é levar a salvação em Cristo para todos os familiares (Atos 16.31).
Trabalhe para a salvação de sua casa!

3- JOSUÉ – Casa de Decisão: Josué 24.15

Após a conquista da terra de Canaã, Josué dividiu as terras para o povo que começaram a edificar suas casas. Depois de um tempo de luta e destruição, chega o momento de restaurar as famílias. Mas Josué percebe que havia pecado no meio do povo e os convoca à obediência (Josué 23.1-16). Haviam vencido muitos inimigos fora das famílias e não podiam deixar nenhum mal dentro de suas casas.
Ao renovar a Aliança com Deus, Josué chama a todos para tomar uma decisão em suas vidas para deixar toda idolatria e escolherem seguir somente ao Senhor que os livrou da escravidão. Antes que respondessem Josué já deu seu parecer com a célebre declaração “eu e minha casa serviremos ao Senhor” (v.15). Ao fazer isso, Josué diz que sua decisão já estava tomada e não abriria mão de servir a Deus.
Quando vamos edificar nossas famílias, devemos ser decididos e determinados a lutar pelo nosso lar. Também precisamos servir a Deus com integridade abandonando tudo que nos separa do Senhor.
Tome uma decisão de lutar por sua família!

4- OBEDE-EDOM – Casa de Adoração: II Samuel 6.11,12

O povo de Deus lutou muito contra os inimigos ao redor até que Davi conseguiu estabelecer seu reino definitivamente sobre Israel. Passaram por tantas perseguições que até a Arca da Aliança, símbolo da presença de Deus, foi roubada pelos filisteus. Davi conseguiu resgatar a Arca da Aliança trazendo-a de volta para Jerusalém (II Samuel 6.2).
Enquanto a Arca ia sendo carregada rumo a Jerusalém, aconteceu um imprevisto que fez tombar e Uzá estendeu a mão para segurar, contudo isso não era permitido, por isso morreu diante da ira Divina (II Samuel 6.6,7). Devido a isso a viagem da Arca foi interrompida e precisou ser deixada na casa de Obede-Edom até que preparassem seu transporte de forma correta.
Durante o tempo que a Arca ficou na casa de Obede-Edom, seu lar foi abençoado por Deus. Talvez até suas plantações e animais sentiram a diferença. O ambiente estava impregnado de temor e adoração a Deus.
Nossa casa também é um lugar da presença de Deus e por isso precisamos adorar ao Senhor dentro do lar. Ter um momento de oração, louvor e meditação na Palavra de Deus são rotinas que devem ser aprendidas e resgatadas na família.
Faça de sua casa um lugar de adoração!

5- EZEQUIAS – Casa em Ordem: Isaías 38.1

O rei Ezequias servia ao Senhor, mas ficou enfermo e recebeu notícia de que morreria. O profeta Isaías transmitiu o recado Divino anunciando ao rei que deveria colocar sua casa em ordem preparando-se para sua morte. Como rei deveria deixar organizadas as questões sobre a sucessão do trono e demais necessidades de sua família e Reino.
A reação de Ezequias, antes de chamar os familiares, conselheiros ou súditos, não quis conversar com ninguém, apenas se voltou para a parede e orou a Deus. Foi através daquela oração que Deus mandou o profeta Isaías voltar e dar a boa nova de que teria mais uma chance (II reis 20.5,6). Deus o curou, protegeu a cidade e o povo e houve paz em sua casa.
Em meio à desordem deste mundo, muitas vezes queremos organizar as coisas de nosso jeito, mas a melhor forma de colocar tudo em seu devido lugar é através da oração. A oração deve vir antes de tomar qualquer decisão. Quando oramos, Deus age e tudo fica em ordem.
Através da oração Deus organiza sua família!

Deus edifica sua família!

CONCLUSÃO

Estes foram exemplos de servos de Deus que lutaram contra a destruição ao seu redor e conseguiram edificar suas famílias. Isso nos inspira a lutar pela reedificação de lares que estão sendo bombardeados por todos os lados.
A edificação da família é um trabalho contínuo. Nunca podemos parar ou pensar que não vamos conseguir. Também não podemos nos iludir achando que está tudo bem e não devemos cuidar melhor.
Para manter a família edificada por Deus é necessários buscar a bênção do Senhor, levar o evangelho de salvação para todos os familiares, ser decido a favor de Deus e contra o mal, cultuar a Deus em família e colocar tudo em ordem através da oração.

Não deixe sua casa desmoronar!

______________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp