O que a Bíblia diz sobre Homossexualidade

Romanos 1.21-28
-Introdução: Vamos deixar a Bíblia falar sobre a prática homossexual sem tentar distorcer a Palavra de Deus para adequar às nossas opiniões. Primeiro devemos ler todos os textos bíblicos que citam a homossexualidade claramente e entender o posicionamento na questão e depois entender como podemos agir na prática em relação à questão.
O homossexual é uma vida amada por Deus e precisa saber que foi criado para viver em semelhança do seu Criador (Gênesis 1.27), segundo o propósito de Deus para sua vida.

Qual a posição bíblica sobre homossexualidade?

Vamos aprender o que a Bíblia diz e o que devemos fazer:

1- A Bíblia diz que Homossexualidade é pecado:

A Bíblia traz textos com leis e declarações sobre a homossexualidade e também conta fatos de pessoas que praticaram atos homossexuais. 
As palavras bíblicas usadas para se referir à homossexualidade são sodomia e pederastia e aos homossexual os termos pederasta ou sodomita.

1.1 – Textos Bíblicos sobre Homossexualidade

Não aceitar ofertas do sodomita (homossexual), prostituto que que se relaciona com outros homens, chamados também de “prostitutos cultuais” (I Reis 14.24).
Deuteronômio 23.18 - “não trarás o salário da prostituta nem o aluguel do sodomita para a casa do Senhor teu Deus por qualquer voto, porque uma e outra coisa são igualmente abomináveis ao Senhor teu Deus”.
A lei diz que homem não pode se relacionar sexualmente com outro homem.
Levítico 18.22 - “Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação”.
A lei do Antigo Testamento declarava pena de morte para quem praticasse sexo homossexual. Segundo a interpretação da lei mosaica esta prática era tão abominável que deveria ser castigada fatalmente. Tanto quem fizesse ou deixasse fazer consigo1
No tempo da Graça podemos interpretar que realmente o salário de todo pecado é a morte (Romanos 6.23) e quando nascemos de novo o velho homem morre e Deus nos perdoa de todos os pecados nos libertando para uma nova vida.
Levítico 20.13 - “Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles”.
Deus criou apenas macho e fêmea, não havendo outro tipo de alternativa sexual para a natureza humana.
Mateus 19.4-6 - “Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea” (ARC).
Os homossexuais passivos (efeminados) ou ativos (sodomitas) não entrarão no reino de Deus.
I Coríntios 6.9-10 – “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus” (NVI).
Apologia ou defesa ao homossexualismo é algo contrário à Palavra de Deus.
I Timóteo 1.10 – “para os devassos, os sodomitas, os roubadores de homens, os mentirosos, os perjuros, e para tudo que for contrário à sã doutrina” (ARA).

1.2 – Relatos Bíblicos sobre Homossexualidade

Os moradores de Sodoma assediaram os anjos enviados por Deus à casa de Ló.
Gênesis 19.5-7 – “Cha­maram Ló e lhe disseram: "Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles". Ló saiu da casa, fechou a porta atrás de si e lhes disse: "Não, meus ­amigos! Não façam essa perversidade!”.
Os homens de Gibeá quiseram abusar sexualmente de um homem levita, mas um ancião que hospedava o levita o defendeu, então estupraram a concubina dele.
Juízes 19.22-23 – “Quando estavam entretidos, alguns vadios da cidade cercaram a casa. Esmurrando a porta, gritaram para o homem idoso, dono da casa: "Traga para fora o homem que entrou em sua casa para que tenhamos relações com ele!" O dono da casa saiu e lhes disse: "Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura”.
No tempo do rei Roboão, filho de Salomão, haviam homens que praticavam sodomia, como influência de outros povos pagãos.
I Reis 14.24 – “e havia também sodomitas na terra: fizeram conforme todas as abominações dos povos que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel”.
O rei Asa e seu filho Josafá foram honrados por combater a prática da sodomia.
I Reis 15.12 - “Porque tirou da terra os sodomitas, e removeu todos os ídolos que seus pais tinham feito”.
I Reis 22.47 - “Também expulsou da terra o restante dos sodomitas, que ficaram nos dias de seu pai Asa”.
O rei Josias fez uma reforma religiosa e destituiu os prostitutos cultuais que haviam se infiltrado no templo.
II Reis 23.7 - “Derrubou as casas dos sodomitas que estavam na casa do Senhor, em que as mulheres teciam cortinas para a Asera”.
O apóstolo Paulo declara que havia na cultura greco-romana costumes homossexuais reprováveis à prática cristã.
Romanos 1.26,27 – “Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão”.

Baseado nestas textos acima podemos entender que a Bíblia condena a prática homossexual como um desvio do propósito de Deus para o ser humano.
Homossexualismo é pecado!

2- O tratamento com pessoas homossexuais:

Baseados na Palavra de Deus devemos pensar como tratar uma pessoa que é homossexual. O que devemos fazer?
2.1 – Amar
Devemos amar as pessoas com suas diferenças, tentar compreender sua história e ajudar quando solicitam apoio.
Romanos 13.9 – “Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
2.2 – Respeitar
A pessoa deve ser tratada com respeito como um ser humano independente do que fizer.
Mateus 7.12 - “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhe também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas”.
2.3 – Ensinar
Podemos ensinar às pessoas homossexuais o que a Palavra de Deus fiz desta prática. Para isso é preciso conquistar estas vidas sendo discipuladores, ou mentores espirituais que os abençoem (Mateus 28.19). Isso deve ser feito em forma de edificação e nunca de condenação. Quem convence a pessoa a mudar é o Espírito Santo (João 16.8-11) e a pessoa arrependida se confessa a Deus (Atos 3.19).
João 8.32 – “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.
2.4 – Acolher
Quando um homossexual se converte e deseja estar na igreja, deve ser cuidado e acolhido pela comunidade. Cada pessoa muda de vida e deixa suas práticas do mundo num ritmo próprio, então devemos ter paciência e muito amor (I Tessalonicenses 5.14). Uma coisa é o perdão que a pessoa recebe de Deus apagando seus pecados e outra é sua mudança de vida que pode ser gradual de acordo com cada um (II Coríntios 5.17).
Romanos 14.1 - “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos”.

Dizer que a prática homossexual é pecado coloca a pessoa homossexual no mesmo nível de todas outras pessoas, pois todos somos pecadores (Romanos 3.23). Então ao tratar com nosso próximo devemos lembrar que também somos pecadores e não atirar pedras (João 8.7).
Nunca podemos julgar nosso próximo (Mateus 7.1-5) e sempre devemos estar abertos para saber que Deus perdoa os pecados e não nos compete fazer o julgamento. Se alguém se converte então deverá ser cuidado pela Igreja sabendo que seus pecados foram apagados (Isaías 43.25). Deus não leva em conta o passado e o tempo da ignorância (Atos 17.30).
Precisamos evangelizar os homossexuais!

Deus ama e perdoa o homossexual!

-CONCLUSÃO:
O tempo que gastamos discutindo ou condenando o pecado homossexual deveríamos gastar refletindo sobre nossos próprios pecados e principalmente evangelizando estas pessoas com amor. Como podermos querer que se convertam se reprimirmos eles? Então devemos demonstrar um testemunho que os conquiste para Deus.
Cada igreja e pastor dará os encaminhamentos para receber o homossexual e acompanhar sua transformação segundo suas doutrinas, assim como todos os demais pecadores são cuidados e aceitos. Do mesmo modo que as igrejas tratam outras práticas como vícios, adultério, desonestidade e outros pecados, o homossexualismo também é tratado conduzindo ao arrependimento.
A igreja evangélica precisa investir em ministérios que alcancem os homossexuais que são parte dos povos que Jesus mandou irmos ao seu encontro (Marcos 16.15). Grupos de apoio e tratamento podem ser criados para abençoar homossexuais que procuram ajuda.
Nossa missão é ganhar almas!


______________________
1 MAIMÔNIDES, Os 613 Mandamentos: Tariag Há-Mitzvoth / Moshé bem Maimon; tradução: Giuseppe Nahaissi. São Paulo: Nova Stella, 1990. Páginas 339-342.


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

5 comentários:

  1. A Paz do SENHOR JESUS CRISTO para o amado pastor. Tenho lido frequentemente suas pregações neste espaço, inclusive, tenho-as usado como subsídio, para pregações na igreja onde congrego. Mas sinceramente,fiquei admirado com sua sabedoria neste tema tão comentado e polêmico. Confesso que não via por esse ângulo, pois a sociedade em geral nos leva a discriminação,e suas palavras me levaram a refletir sobre o assunto, principalmente quando é citado " Nossa missão é ganhar almas " . Falou tudo. Que DEUS continue te abençoando com muita sabedoria, e muitos anos de vida, para que possamos aprender contigo, o que muitos poderiam também fazer (dai de graça aquilo que aprendestes de graça). De um grande admirador da Palavra de DEUS e seu. Mauro Alfredo.

    ResponderExcluir
  2. María Zilma Sena, gostei muito, seria bom, que muitos evangélico entendesse assim, eu louvo ao meu Deus, que um dia tive a oportunidade de evangelizar, um que trabalhava comigo, ele chorava, me fazia pergunta, eles são muito carente, principalmente de Deus, eles sabe que Deus não se agrada, eles acha que não tem mais jeito,, é terrível a vida deles, temos que ter amor, por essas pessoas, e ser verdadeira com eles. Que Deus continue abençoando vocês, o seu ministério, para a gloria de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Uma bênção este conteúdo... Muito dificante para minha vida pessoal e meu ministério de ensino,pregação da palavra e louvor... Deus continue lhe usando mais e mais.. Meu nome é Evandro Padilha sou de Cruz Alta RS

    ResponderExcluir
  4. Muito bom os ensinamentos dentro da biblia. Postado no evangelho de Cristo Jesus.
    Paz a todo povo de Deus.
    Evandro Lourenço

    ResponderExcluir
  5. Perfeitamente, porque o amor deve reina sempre somos nós todos.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.