O que é GRAÇA?

Tema: ESTUDO BÍBLICO

acróstico da palavra GRAÇA

“Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada”. Efésios 3.2

Introdução: A graça é o ‘favor imerecido’ de Deus para conosco. Mas também pode ser um ato de amor para com o nosso próximo. Somente quem já recebeu uma bênção da Graça Divina sabe o significado de agir com graça também.
O apóstolo Paulo demonstra perguntar se as pessoas estavam ouvindo e recebendo a Graça que ele estava ministrando sobre eles vinda da parte de Deus. Isso nos mostra que assim como recebemos Graça também devemos agir graciosamente com os outros (Mateus 10.8).

Você conhece a Graça Divina?

Vamos formar um acróstico* com as letras da palavra GRAÇA e refletir sobre seu conceito baseando em textos da carta aos Efésios dando o sentido referente à Graça vinda de Deus e como manifestar Graça ao próximo:

1- Gratuita 

Efésios 1.6 “para o louvor da glória da sua graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado”.

Primeiramente a graça deve ser gratuita, pois assim como “de graças recebestes, de graça dai” (Mateus 2.8). Se algo não for de gratuito não é de Graça.
Deus nos ama por sua Graça porque “estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Efésios 2.5). Devemos manifestar a Graça de Deus aos outros agindo com gratuidade, ou seja, fazendo tudo para as pessoas sem desejar algo em troca. Por isso a Igreja deve ser graciosa ao cair na graça de todo o povo (Atos 2.47).
Deus te ama de Graça!

2- Respeito

Efésios 4.7 “Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo”.

A graça também é respeito porque Deus nos respeita e não invade a privacidade humana, mesmo sendo Soberano e Senhor de Deus, em seu amor Deus nos dá o livre arbítrio. O remédio de Deus para todos os pecadores é sua Graça dispensada a todos nós em seu propósito eterno (Efésios 2.7).
Devemos mostrar esta graça em respeito a nosso próximo, aceitando as pessoas como são, suas opiniões e sua liberdade de expressão. Acima de tudo isso está a Graça de Deus e através dela conseguimos amar como fomos amados pelo Senhor (I João 4.19).
Respeitar é uma atitude de Graça!

3- Amor

Efésios 6.24 “A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível”.

Esta letra do meio representa a maior expressão de Graça, que é o amor. O amor incondicional de Deus para conosco que nos perdoa os nossos pecados (Efésios 1.7). A graça é tão maravilhosa que por causa deste amor, pessoas como o apóstolo Paulo, em quem ninguém esperava, se tornou uma pessoa usada por Deus (Efésios 3.7,8).
Do mesmo modo que Deus nos ama por sua Graça também devemos amar nosso próximo. E também como não somos merecedores do perdão de Deus, não podemos julgar o merecimento das pessoas. Por isso devemos agir com graça, ou seja com um amor que é dom de Deus (Efésios 2.8).
A Graça é o amor de Deus!

4- Caráter 

Efésios 4.29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem”.

A graça é o Caráter de Deus, porque “Deus é amor” (I João 4.8). A Graça revela a essência Divina.
Observação: usamos a letra C com seu som original porque em língua portuguesa não existe palavra iniciando com Ç.
A palavra Graça no grego bíblico é Xaris1 que também pode ser traduzida como carisma ou capacidade espiritual. Mas também revela o caráter cristão. Um servo do Senhor deve ser cheio da Graça testemunhando o amor de Deus ao mundo.
Por isso devemos agir com Graça ao ter um testemunho de vida que condiz com o evangelho. Principalmente cuidando de nossas palavras para transmitir Graça e o comportamento onde não haja “nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças” (Efésios 5.4).
A Graça revela o Caráter de Deus!

5- Alegria

Efésios 5.20 “sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

A Graça também traz alegria porque quem sabe agradecer vive melhor e mais feliz. A Graça de Deus nos dá uma paz inexplicável. A palavra Xaris no grego bíblico também tem o sentido de prazer2, por isso Deus declara que acha graça de seus servos e servas como Noé (Gênesis 6.8), Moisés (Êxodo 33.17), Ana (I Samuel 1.18) e Maria (|Lucas 1.30).
Esta alegria que é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22) deve ser compartilhada com as pessoas de forma que também achemos graça aos olhos de quem está ao nosso redor como José achou graça aos olhos de Potifar (Gênesis 34.9), Rute achou graça aos olhos de Boaz (Rute 2.10,13), Davi que achou graça aos olhos de Saul (I Samuel 16.22), do rei filisteu Áquis (I Samuel 27.5) e de Jônatas (I Samuel 20.3) e também Daniel que achou graça aos olhos do chefe dos Eunucos (Daniel 1.9).
Isso mostra que o cristão deve ser ‘engraçado’, ou seja cheio de graça, uma pessoa que traga alegria e paz por onde passar.
A graça transmite alegria!

A Graça de Deus está em sua vida!

CONCLUSÃO

O cristianismo nos desafia a manifestar a Graça de Deus para as pessoas assim como recebemos de Deus. É o sentido da cruz que revela o amor vertical (Deus para nós) e horizontal (de uns para com os outros).

Resumindo, Graça é:
         Gratuita
         Respeito
         Amor
         Caráter
         Alegria

Receba e transmita a Graça de Deus!

Sugerimos fazer cartazes com as letras da palavra GRAÇA colocando os textos bíblicos e simbolismo de cada letra.

______________________________

2 IDEM, página 679.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp