Como evangelizar?

-Tema: MISSÃO
“não me esquivei de vos anunciar coisa alguma que útil seja, ensinando-vos publicamente e de casa em casa”. Atos 20.20
-Introdução: Ser testemunha de Jesus em todo tempo e lugar. Em sua casa, na rua e na Igreja. O limite para o testemunho cristão começa em Jerusalém, que representa onde estamos perto, na Judéia, que pode ser o local mais próximo de nós, em Samaria, um pouco mais adiante e “até os confins da terra” (Atos 1.8).
No versículo citado o apóstolo Paulo deixa claro que evangeliza em todos os lugares, tanto de casa em casa como publicamente (v.20), mas também deixa claro em seguida que evangeliza todo tipo de pessoas (Atos 20.21) e se preocupava em ensinar todo o conteúdo do evangelho (Atos 20.27).

Como, quem e onde evangelizar?

Vejamos 3 formas de testemunhar de Jesus através dos principais modelos de evangelização:

1- Evangelização pessoal: João 1.35-37; 40-46

A primeira forma de evangelizar é pessoalmente, ou seja, falando direto com a pessoa que desejamos levar até Jesus. Antes é necessário orar preparando sua vida e também intercedendo por quem desejamos evangelizar.
Foi assim que aconteceu quando João Batista anunciou que Jesus era o Cordeiro de Deus apontando para Ele quando passava pelo Jordão (v.36), então dois discípulos de João seguiram a Jesus (v.37), que os chamou (v.39). Um destes dois discípulos era André (v.40) e ele chamou seu irmão Pedro (v.41), que também o chamou (v.42). Depois Filipe chamou seu amigo Natanael para seguir a Jesus (v.45).
Esta simples atitude de falar ou convidar faz uma enorme diferença na evangelização. Você deve procurar quem está mais perto de você e anunciar o evangelho de Jesus.
O evangelismo pessoal leva a um testemunho e responsabilidade de quem evangeliza para com quem é evangelizado, desencadeando imediatamente no processo de discipulado.
Evangelize pessoalmente!
                              

2- Discipulado: II Timóteo 2.2

O discipulado é o acompanhamento da pessoa que você evangelizou de forma pessoal. Quando você cuida da pessoa que evangeliza, logo está discipulando a mesma.
Um conceito importante para o discipulado é o de ser discípulo primeiro para depois fazer seus discípulos. O apóstolo Paulo deixa isto claro quando diz para Timóteo que este deveria ensinar aquilo que aprendeu com seu mestre (II Timóteo 2.2).
Jesus foi o maior exemplo de discipulador, pois chamava as pessoas para o seguir (Marcos 3.14). O discipulado não é uma opção, pois a ordem de Jesus para nós como seus seguidores é que façamos discípulos (Mateus 28.20).
Na era das redes sociais as pessoas procuram seguidores em seu perfil e isso ilustra o que é o discipulado. Quando você busca o perfil de Cristo e segue seus exemplos, outras pessoas que também desejam ter um perfil cristão procuram te seguir.
Faça discípulos!

3- Publicamente: II Timóteo 4.2
Na evangelização pública você promove atos ou eventos públicos para falar de Jesus às pessoas. Isso pode ser na igreja, numa rua ou praça, através da mídia como internet, rádio e TV, ou seja, qualquer meio público para alcançar todo tipo de pessoas.
Evangelizar de forma pública requer recursos e um carisma especial para isso. Nem todos conseguem tal capacidade ou condições para fazer isso, mas a Igreja ou o ministério de Evangelização pode promover atividades evangelísticas para que juntos possam evangelizar publicamente.
As igrejas precisam investir mais em cultos ao ar livre, mutirões de evangelização e cruzadas onde todos juntem forças para ganhar vidas. Esta expressão promove união do povo de Deus no propósito da evangelização.
A vantagem da evangelização pública é que alcança muitas pessoas de uma só vez, mas a desvantagem é que estas pessoas podem não ser conhecidas ou alcançadas pessoalmente. Por isso o trabalho de evangelização pública deve ser consequência ou ter um projeto de evangelismo pessoal e de discipulado das pessoas que foram alcançadas.
Evangelize publicamente!

Não deixe de Evangelizar!

-CONCLUSÃO: Atos 1.8
Nossa tarefa é falar de Jesus para todas as pessoas. Como diz uma máxima missionária “levar todo o evangelho, a todas as pessoas em todo o mundo”. Devemos fazer isso de todas as formas possível. Você pode evangelizar pessoalmente alguém que conhece, fazer um acompanhamento em forma de discipulado e também pode promover o evangelismo público para muitas pessoas de uma vez.

Evangelize de forma pessoal, discipulando ou publicamente!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

7 comentários:

  1. Deus abençoe seu ministério, a recompensa não é aqui na terra, mas no céu.

    ResponderExcluir
  2. Você tem sido uma benção para o meu ministério, muito obrigado. tenho usado o seu material para abençoar outros e Deus tem sido glorificado, um dia receberá por certo a sua recompensa eterna, graça e paz. pastor Paulo Figueiredo.

    ResponderExcluir
  3. Deus seja louvado pelos estudos e por vossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pois está me ajudando a evangelizar e aprendendo tambem quero busca Deus todos os dias tenho muito medo de ficar si ele voltar pessoal ore por mim pois sou muito medroso principalmente de Trovão Raios creio que Deus vai tirar esse medo de mim

    ResponderExcluir
  5. Deus tem mindado outra oportunidade louvado seza a deus

    ResponderExcluir
  6. TENHO BEBIDO DESTA FONTE, E TENHO VISTO QUE ESTA AGUA É SAUDAVEL.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.