O perfil da mulher idônea

-Tema: MULHER
Gênesis 2.18-24
-Introdução: A história da criação da mulher mostra quanto o homem precisa de uma pessoa ao seu lado. Quando o homem nomeou os animais e percebeu que todos tinham sua companheiro, sentiu-se sozinho (Gênesis 2.20). Por isso Deus criou a mulher, para estar ao lado do homem e ser este complemento que lhe faltava.

Idônea significa confiável, correta, honesta, responsável, verdadeira, fiel e capaz. Também tem o sentido de alguém igual ou do mesmo nível.

Como deve ser a mulher idônea?

Vamos refletir sobre o papel da esposa como mulher de Deus:

1- Mulher Auxiliadora

Gênesis 2.18 “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea”.
De acordo com o propósito de Deus para a mulher, esta seria uma pessoa que ajudaria o homem, seria alguém que sempre poderia contar com seu apoio.
Todo homem precisa de alguém que lhe motive. A frustração e baixa autoestima é um dos maiores problemas de homens que reagem com sintomas depressivos ou até mesmo tentando se defender e reafirmar através da violência.
Ser auxiliadora não significa ser serva ou obrigada a fazer tudo para o homem. O texto deixa claro que a mulher é “ajudadora idônea” (v.20), ou seja, alguém que ajude o homem como este também deve ajudar a mulher.
Mulher: seja auxiliadora de seu marido!

2- Mulher Edificadora

Provérbios 14.1 “Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos”.
A mulher também faz uma enorme diferença no lar. Uma casa sem mulher falta um ‘toque feminino’ que faz tudo parecer perfeito. Em todos os sentidos, a mulher sabe como fazer o lar estar bem, por isso é chama de ‘a dona da casa’. Mas quanto falta sabedoria à mulher, tudo o mais se torna instável na família.
O homem também tem a tarefa de edificar a casa (Mateus 7.24-27), como líder espiritual da família. Contudo, um homem sem uma mulher que lhe apoie é um homem pela metade. Grandes homens sempre foram acompanhados de mulheres grandiosas em sabedoria.
Para ser uma mulher edificadora, a esposa deve sempre procurar falar e fazer coisas que tragam edificação e acréscimo à família e evitar tudo o que desconstrói ou não edifica o lar.
Seja uma mulher edificadora de sua casa!

3- Mulher Santificadora

I Coríntios 7.14 “Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos”.
Outra característica da mulher no lar é ser santificadora. O texto deixa claro que este também é papel do marido, mas uma mulher intercessora, mulher de oração, faz do homem um grande servo de Deus.
A mulher santifica o marido quando lhe é fiel, fazendo com que sinta-se bem e não procure outros prazeres do mundo, orando pelo esposo e família. Além disso, como a ‘outra metade’, a mulher santificada faz com que o home queira também se purificar. A mulher santificadora luta para que seu lar seja protegido contra o pecado.
Muitos homens preferem estar em bares ou locais públicos, com outros homens ao invés de estar em casa com a família. Isso pode ser porque não encontram em casa a aceitação que há entre seus amigos. Acima de tudo a mulher santificadora recebe o homem com o maior de todos os poderes: o amor (I Coríntios 13.1).
Seja uma mulher que santifica o seu lar!

Seja uma mulher idônea!

-CONCLUSÃO:
Tanto o homem como a mulher têm as mesmas obrigações de auxiliar um ao outro, edificar a casa e santificar-se. Entretanto, os textos acima citados enfatizam a mulher por seu dom persuasivo e amoroso que influencia o homem com muita facilidade. Por isso a mulher idônea faz também do homem um servo de Deus.

Seja uma mulher de Deus!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.