Melquisedeque: rei de justiça e rei de paz

Tema: ESTUDO BÍBLICO


pregação Melquisedeque

Gênesis 14.18-20

Introdução: O nome Melquisedeque é atribuído a uma pessoa, mas o sentido é que era um rei de paz, um sacerdote. Muito se discute se este texto revela uma teofania ou cristofania (manifestação prévia de Cristo ou da presença de Deus no Antigo Testamento), havendo um consenso de que Melquisedeque seja uma tipologia da pessoa de Cristo revelada antecipadamente¹. Então a função deste personagem é apontar para Cristo.

Quem era Melquisedeque?

Vamos aprender algumas características deste personagem comparando a pessoa de Cristo:

1- Melquisedeque era SACERDOTE: Gênesis 14.18-20

O sacerdócio de Melquisedeque é “para sempre” (Salmo 110.4; Hebreus 5.6; 6.20 e 7.3 e 17) porque representa o sacerdócio do próprio Cristo. Somente Jesus é o nosso mediador eternamente (Hebreus 9.15), pois está a direita da majestade nas alturas (Hebreus 1.3). Jesus é o nosso sumo sacerdote não segundo Arão ou a lei (Hebreus 7.11) e sim da “ordem de Melquisedeque” (Salmo 110.4; Hebreus 5.6; 5.10; 6.20 e 7.17).

Como sacerdote, Melquisedeque ministrou:

Pão e vinho (Gênesis 14.18): prefigurando a Santa Ceia ordenada por Cristo como símbolo de seu corpo e sangue (Mateus 26.26-30).
Dízimos (Gênesis 14.20): um sinal de fidelidade e dedicação a Deus.

Jesus é o nosso Sumo Sacerdote superior e eterno (Hebreus 4.14) que nos ministrou seu sangue e seu corpo e também é o Deus dono do céu e a da terra a quem devolvemos nossos dízimos em fidelidade e amor.
Jesus é o verdadeiro Sacerdote!

2- Melquisedeque era REI: Hebreus 7.1,2

Salém era a antiga Jerusalém, que significa terra de paz. O personagem de Melquisedeque se mistura entre ser sacerdote e ser rei assim como Jesus também foi.

Como rei, Melquisedeque operou:

Justiça: levando esperança de justiça para Abraão em meio a luta que enfrentaria. Isso também lembra que Jesus é o único “justo e justificador” (Romanos 3.26).
Paz: Melquisedeque foi um rei de uma terra de paz que foi ao encontro de Abraão em um tempo de guerra. Jesus é o “príncipe da paz” (Isaías 9.6), o único que pode governar em paz e nos ordenar a sua paz (João 14.27).

Jesus entrou triunfante em Jerusalém para mostrar que é o verdadeiro Rei dos reis (Mateus 21.1-11). Em sua condenação estava escrito sobre a cruz como condenação em três idiomas “hebraico, latim e grego” (João 19.20) que Jesus era o Rei dos judeus. Quando Jesus voltar se revelará como o “Rei dos reis e Senhor dos Senhores” (Apocalipse 19.16).
Jesus é o Verdadeiro Rei!

3- Melquisedeque era PROFETA: Hebreus 7.3 e 6

Melquisedeque não tinha linhagem (Hebreus 7.3 e 6), ou seja, ninguém sabia de onde veio ou a qual família pertencia. Abraão não se importou com este detalhe porque já tinha recebido a promessa de que através dele todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gênesis 12.3). Mas Abraão precisou da bênção de Melquisedeque para sua família.

Melquisedeque como profeta:

Foi humilde (Hebreus 5.5-10): para mostrar a humildade de Cristo ao se humilhar por nós numa cruz (Filipenses 2.8).
Ensinou a verdade (Hebreus 6.17-20): as palavras de Melquisedeque foram verdadeiras e poderosas para Abraão e as palavras de Jesus trazem vida e libertam por causa da verdade (João 6.68 e 8.32).

Jesus Cristo também tinha uma origem espiritual porque foi gerado do Espírito Santo (Mateus 1.20), mas foi contado na linhagem de Davi para cumprir as profecias (Mateus 1.1). Jesus foi reconhecido como profeta de Deus (Mateus 21.11), sendo sempre humilde e verdadeiro. Jesus é o maior de todos os profetas (Mateus 12.41).
Jesus é o nosso Profeta Maior!

Jesus é o Sacerdote, Rei e Profeta!

CONCLUSÃO

Se a função do personagem Melquisedeque era ilustrar ou apontar para Cristo, então seu papel foi realizado com êxito. Mas se a passagem ou aparição de Melquisedeque era a própria pessoa de Cristo, nada impediria que o Verbo Vivo fizesse isso, visto que sempre existiu como Senhor de tudo (João 1.1). O importante é saber que Jesus é o Rei dos reis que traz o Reino de Deus para nossas vidas (Mateus 6.10), também é o nosso sacerdote que intercede por nós (II Timóteo 2.5) e o verdadeiro Profeta que sabe tudo a nosso respeito.
Reconheça a Jesus como seu Sacerdote, Rei e Profeta!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp