Qual é a sua Missão?

Tema: MISSÕES 

pregação Isaías 6 missão

Isaías 6.1-8

Introdução: A razão de nossa existência é cumprir uma missão na qual o Senhor confia a cada um de nós. De maneira geral todos temos a tarefa de seguir Jesus e levar o evangelho (Mateus 28.18-19). Mas de forma específica Deus tem um chamado para cada pessoa e para isso proporciona dons como ferramentas espirituais para exercer esse chamado (Romanos 12.3-9).

O profeta Isaías recebeu o chamado missionário em meio a uma grande crise quando o rei Uzias havia morrido (v.1), mas foi nesse tempo que aprendeu a confiar na soberania de Deus sobre todas as coisas e ser conduzido pelo Senhor em uma missão (v.8).



Como descobrir sua missão?

Vamos refletir sobre o chamado missionário de Isaías e aprender como descobrir qual a missão em nossas vidas:

 

1- OLHOS – Mudança de Visão

Isaías 6.1 “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo”.


A primeira coisa que Isaías fez em meio a tantas lutas que enfrentava foi entrar no Templo do Senhor onde contemplou a glória de Deus assentado em seu trono (v.1). Com isso Isaías aprendeu que o Altíssimo é Soberano sobre tudo. A visão de Isaías foi transformada porque passou a olhar não somente para os problemas, mas a glória de Deus.

Quando olhamos as circunstâncias ao nosso redor não encontramos uma alternativa a não ser buscar ao Senhor. Diante de tantas coisas ruins que acontecem no mundo, muitos perguntam: “onde está Deus?”, mas a resposta é que Ele é o Senhor e Rei, por isso permanece no mesmo lugar: em seu trono reinando, mas também em nosso coração (Isaías 57.15).

Se olharmos as dificuldades que temos em nossas vidas, não veremos solução, mas se buscarmos a Deus pela fé, mesmo sem ver humanamente podemos crer e viver o sobrenatural (Hebreus 11.1).

A nossa missão pode ser percebida quando abrimos os olhos espirituais e contemplamos o que Deus tem para nossas vidas com seu poder de transformar todas as coisas (Efésios 1.18).

Abra seus olhos e veja sua Missão!

 

2- OUVIDOS – Mudança de Entendimento

Isaías 6.2-4 “Serafins estavam por cima dele. Cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e o templo se encheu de fumaça.


O que Isaías ouviu no templo foi louvor a Deus com anjos cantando e declarando a glória do Senhor e que “toda a terra está cheia da sua glória”. Do lado de fora no mundo haviam reclamações e muitos problemas, mas de nada adiantava apenas reafirmar o que todos sabiam. Contudo o louvor muda tudo e este ambiente de adoração transformou a vida Isaías completamente.

Em meio à adoração Deus opera livremente (II Coríntios 3.17). Quando paramos de reclamar e passamos a adorar tudo é transformado porque estamos invocando a glória de Deus, que é o único que pode mudar todas as coisas.

Muitos problemas que vivemos são porque o homem quer receber glória e por isso colhe a consequência de seu egoísmo. Mas quando nos humilhamos diante do Senhor e o adoramos, com sua misericórdia o Senhor transforma a situação.

A missão é descoberta quando paramos de ouvir problemas e passamos a nos alimentar de coisas que edificam então passamos a expressar o que enche o nosso coração (Lucas 6.45). Deus está nos chamando, mas nem sempre paramos para ouvir porque estamos ocupados demais.

Abra os ouvidos e escute o Senhor te chamando!

 

3- LÁBIOS – Mudança nas Palavras

Isaías 6.5-7 Então eu disse: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! Então um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma pinça. Com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que esta brasa tocou os seus lábios. A sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado, perdoado.”


A reação de Isaías ao ver a glória de Deus e ouvir o louvor dos anjos foi reconhecer que seus lábios estavam sujos, então um anjo tomou uma brasa do altar e tocou a boca do profeta para o purificar (v.5-7). A partir desse ato Isaías estava habilitado para proclamar a Palavra de Deus com um chamado profético.

Um dos maiores empecilhos para a percepção do chamado são as nossas próprias palavras. Muitas vezes reafirmamos os problemas com que dizemos e esquecemos que temos autoridade de ‘ligar’ e ‘desligar’ na terra e no céu (Mateus 18.18,19).

O profeta anuncia a vontade de Deus e não o que todos já sabem. Quando recebemos um chamado missionário precisamos evitar todo tipo de palavras que não edificam porque nossos lábios devem ser consagrados ao Senhor para anunciar a sua Palavra.

A Missão é descoberta quando nossos lábios são purificados por Deus através da confissão dos pecados e principalmente com dedicação para anunciar a verdade da Palavra de Deus.

Seus lábios são consagrados para levar o Evangelho!

 

4- PÉS – Mudança de Direção

Isaías 6.8 “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Eu respondi: Eis-me aqui, envia-me a mim.”


Após a mudança nos olhos, nos ouvidos e nos lábios, agora os pés de Isaías recebem uma direção para seguir, quando ele escuta o chamado do Senhor e agora sem impedimento algum aceita o propósito de Deus par sua vida.

Isaías saiu do templo já como um profeta chamado por Deus e logo começou a anunciar a Palavra do Senhor (Isaías 6.9,10). A partir de agora sua vida seria conduzida pelo Espírito Santo para declarar a vontade de Deus.

Quando lutamos contra o chamado que Deus tem em nossa vida, parece que nada dá vai pra frente e estamos sempre tentando sem perceber que o que está errado não pode dar certo. Mas quando nos rendemos ao Senhor e aceitamos a Missão que nos confiou, então passamos a ser direcionados por um propósito no qual o maior interessado é o próprio Deus. Quando estamos na direção certa da missão de Deus, por onde formos seremos abençoados.

Siga na direção certa do chamado missionário!

 

Você tem uma Missão!

CONCLUSÃO

Deus tem uma missão para você não se esqueça disso. Se você não descobriu ainda qual é o seu chamado então ore ao Senhor e peça ao Espírito Santo te mostre, te conduzindo a fazer a vontade de Deus para sua vida.

Viver sem uma missão seria uma vida vazia e sem sentido, por isso Deus tem um propósito especial para cada pessoa. A maior realização que alguém pode ter é fazer aquilo que nasceu para viver. Deus também tem prazer em nos usar para fazer a sua obra e quando o que vemos, ouvimos, falamos e fazemos está alinhado com o Senhor, nada pode nos impedir.

Deus tem uma missão para você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp