O sentido da Vida

Tema: VIDA CRISTà  

pregação sentido da vida

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” 
João 11.25

Introdução: Vida é um conceito que muitos estudiosos discutem em busca de respostas. Para a ciência, a Vida é um estado de energia que traz animação para a matéria física durante um período entre o nascimento e a morte[1]
   Contudo para a fé cristã a Vida é muito mais do que isso. A Vida é uma pessoa: JESUS! Ele foi quem criou a vida e veio ao mundo e viveu entre nós ao ponto de vencer a morte e nos dar a Vida Eterna.
Somente conhecendo Jesus é possível saber o sentido da Vida. Jesus mostrou que Ele é a Vida Verdadeira e respondeu a perguntas que homem algum soube responder. São quatro perguntas essenciais: Quem é você? De onde você veio? O que você está fazendo? Para onde você vai? Estas respostas ajudam a compreender a razão de viver.


Qual o sentido da sua Vida?

Vamos refletir nas respostas de Jesus para encontrar o Sentido da Vida:

1- Quem é você? 

João 8.58 “Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU

A pergunta mais difícil de responder é esta: quem é você? Muitos se confundem dizendo o que fazem ou como se comportam e esta não é a resposta correta. Saber qual é a sua essência é dizer o que é. Por exemplo, posso dizer que uma cadeira é de madeira e uma mesa é deita de ferro, mas antes de ser cadeira ou mesa eram madeira ou ferro em sua essência.
O evangelista João se preocupa em registrar as definições que Jesus deixou sobre si mesmo mostrando que Jesus sabia quem ele é. Quando Jesus dizia ‘EU SOU’ estava declarando que não apenas ‘estava’ ou simplesmente ‘existia’, mas que sua vida e propósito são eternos e permanentes.

Jesus declarou que Ele é:
         -o Pão da Vida: João 6.35 e 48
         -a Luz do mundo: João 8.12
         -a Porta das ovelhas: João 10.7 e 9
         -o Bom Pastor: João 10.11 e 14
         -a Ressurreição e a Vida: João 11.25
         -o Caminho, a Verdade e a Vida: João 14.6
         -a Videira Verdadeira: João 15.1 e 5

Muitas pessoas não são felizes porque não sabem quem são e o propósito de sua existência. A palavra de Deus diz que “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome (João 1.12). Ou seja, você é um Filho de Deus a partir do momento que crê em Jesus.
Agora você sabe quem é você?
Creia que você é um filho ou filha de Deus!

2- De onde você veio? 

João 8.42 “porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou

Outra resposta importante é saber de onde veio. Quando moramos em outras cidades, vivemos respondendo esta pergunta para explicar nossa origem.
Quando as pessoas viam Jesus tão diferente de todas as pessoas que já tinham conhecido, queriam saber de onde veio. O Mestre era conhecido como Nazareno porque veio da pequena cidade de Nazaré e isso não era motivo de orgulho para muitos (João 1.46).
Jesus mostrou que mesmo você tendo vindo de um lugar humilde, mesmo assim pode ser uma grande pessoa “não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus (II Coríntios 3.5). Então creia que você não é obra do acaso e sim que você veio de Deus. Foi o Senhor quem te criou e te escolheu para nascer aonde você veio.
Agora você sabe de onde veio?
Creia que você veio de Deus!

3- O que você está fazendo? 

João 10.10 “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância

Muitas pessoas também não entendem o que estão fazendo aqui na terra e qual a sua missão. Por isso vivem infelizes não conseguindo alcançar seus objetivos na vida. Por causa disso muitas pessoas não conseguem levar adiante seus projetos e não se firmam em busca de seus sonhos.
Jesus sabia o que estava fazendo e o objetivo de sua vinda ao mundo, por isso não se importava com as perseguições e críticas. Tinha certeza de seu propósito dizendo que “Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (João 12.46) e o que não devia fazer “porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo” (João 12.47).
Normalmente as pessoas só fazem aquilo que têm vontade. Mas, com o tempo, a vontade passa e vem o tédio. Onde cada um faz a sua vontade vira confusão. E para que nossa vida não seja sem sentido, Jesus nos deixou uma missão de “indo pregai o evangelho” (Mateus 28.20) cumprindo a “vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos(Mateus 18.14). Quem crê em Jesus “fará também as obras que eu faço e outras maiores fará” (João 14.12).
Você sabe o que está fazendo?
Cumpra a Vontade de Deus que é anunciar o Evangelho!

4- Para onde você vai? 

João 16.28 “Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai”

A última pergunta também é de igual importância para mostrar o destino de cada pessoa. Quem não tem um alvo ou meta, vive sem orientação.
Jesus sabia para onde iria e por isso conseguiu suportar a passagem pela cruz. Este era o motivo de sua determinação e confiança, por isso “disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou” (João 8.14).
O futuro de cada ser humano é incerto tendo apenas uma coisa certa que é a morte como fim da vida. Contudo Jesus deixou algo mais para nós prometendo que “na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar (João 14.2). Deus tem um lugar preparado para você no céu.
Muitos dizem que não podemos ter a certeza da vida eterna, mas isso não é verdade, pois Jesus garantiu que “aquele que crê em mim tem a vida eterna” (João 6.47) e isso não é uma dúvida se não teria dito ‘talvez’ ou ‘às vezes’, contudo nos deu garantia dizendo no presente afirmativo que já temos a vida eterna.
Agora você sabe para onde vai?
Creia que você vai para o céu!

Com Jesus a sua vida tem sentido!

CONCLUSÃO

Responder estas quatro perguntas cruciais não é nada fácil e seria impossível se Jesus não tivesse já nos dado a resposta. Por isso a vida só tem sentido se tiver o Dono da vida que é Jesus.

Agora se alguém te perguntar você tem resposta:
Quem é você? Eu sou um filho de Deus, foi Ele quem me criou!
De onde você veio? Eu vim de Deus e foi Ele quem me colocou aqui!
O que você está fazendo? Estou cumprindo a vontade de Deus que é anunciar o evangelho da Salvação!
Para onde você vai? Eu vou morar no céu onde há um lugar preparado para mim!

Não aceite dúvidas ou conceitos que não sejam aqueles que Jesus tem para você porque Ele é o criador da vida e também venceu a morte, por isso somente Ele pode dizer qual é o sentido de viver.
Sua vida tem sentido?

Jesus dá sentido ao seu viver!

_______________________
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Vida

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp