Exemplos negativos para Jovens

Tema: JUVENTUDE

jovem com mão no rosto

“alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas” Eclesiastes 11.9

Introdução: Se você vir alguém cair em um buraco, logo fica prevenido para não cometer o mesmo erro.  Quando vemos algo errado devemos tirar lição de vida. Certa vez ou vi um pensamento dizendo que ‘pessoas inteligentes aprendem com seus próprios erros e pessoas sábias aprendem vendo os erros dos outros’.
A Bíblia não esconde os erros das pessoas, mas condena seu pecado. Por isso vemos tantos exemplos negativos na Bíblia que servem para nos ensinar o que não fazer, bem como as consequências destes erros.

Quais erros os jovens devem evitar?

Vamos refletir sobre erros de jovens na Bíblia para tirar lições para nossas vidas:

1- Caim, o jovem que traiu seu irmão: Gênesis 4.8

Caim é conhecido por ter matado seu próprio irmão Abel, mas vamos enfatizar o erro da traição que fez ao chamar seu irmão a um campo e lhe surpreender com a morte.
Talvez você diga: ‘mas eu nunca matei ninguém’. Jesus disse: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo” (Mateus 5.21,22). Com estas palavras aprendemos que para Jesus, quanto proferimos qualquer palavra pesada contra nosso próximo estamos atentando contra sua vida.
Este mau exemplo de Caim ensina para os jovens de hoje que não devemos fazer nada que prejudique nosso próximo (Mateus 7.12). O Bullying é um triste exemplo disso.
Jovem: não faça nem participe de nada contra seu próximo!

2- Esaú, o jovem que abriu mão de seus direitos: Gênesis 25.33,34

O erro de Esaú parece algo simples, mas não foi. Ele estava com fome voltando do trabalho e sentiu o cheiro de comida que seu irmão Jacó cozinhava, então pediu um pouco. Seu irmão Jacó tinha inveja de Esaú que era mais velho e portanto tinha privilégios segundo o costume da época, como uma parte maior da herança, além de uma bênção do pai para ser chefe da família.
Quando Esaú pediu a comida, seu irmão Jacó lhe propôs que em troca da comida Esaú abrisse mão de seus direitos de primogenitura. Naquele momento a fome era tão grande que Esaú não conseguia pensar e foi assim que fez, aceitando a proposta.
As consequências foram desastrosas para Esaú. Não haveria retorno. Por isso aconselhamos aos Jovens que “em haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura” (Hebreus 12.16).
A juventude é um tempo de oportunidades que não podem ser perdidas, mas devem ser aproveitadas com intensidade.
Jovem: não abra mão de seus direitos!

3- Sansão e Dalila, jovens que revelaram segredos: Juízes 16.15-20

Estudando a história de Sansão e Dalila podemos ver muitos erros que cometeram, mas vamos ao erro que foi a causa de sua ruína definitivamente. Sansão tinha um voto com Deus que não poderia ser revelado (Juízes 13.5-7). Um símbolo de sua consagração era seu cabelo que não podia ser cortado (Juízes 13.5).
Dalila insistiu com Sansão e usou de chantagens emocionais para convencê-lo de contar seu segredo. Quando ele contou ela lhe cortou as tranças de cabelo enquanto dormia (Juízes 16.19) e por isso sua força foi perdida, sendo derrotado pelos inimigos do povo de Deus.
Muitos jovens guardam segredos de seus pais, professores, pastores e amigos, mas isso é algo muito perigoso porque Jesus avisou que “nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado” (Marcos 4..22). Então nosso conselho para os jovens é que se tem algo que você não pode fazer sem ter que esconder, então não faça.
Outro conselho muito importante é não se intrometer na vida alheia (Provérbios 11.13) e quando souber de algo não divulgar, mas “pleiteia a tua causa diretamente com o teu próximo e não descubras o segredo de outrem” (Provérbios 25.9). Deus não se agrada de fofocas (Provérbios 20.19).
Jovem: não tenha segredos e não revele segredos dos outros!

4- Filhos de Eli, jovens que não temiam a Deus: I Samuel 2.12

Os dois filhos do sacerdote Eli chamavam-se Ofni e Finéias (I Samuel 1.3). Eles aproveitavam do seu posto de sacerdotes para tomar parte do sacrifício que pertencia a Deus (I Samuel 2.13-17). Além deste pecado de avareza eles também se prostituíam com as mulheres que serviam no tabernáculo (I Samuel 2.22). O jovem Samuel foi levantado por Deus para alertar estes jovens de seu pecado, mas não deram ouvidos (I Samuel 2.23-25).
O erro dos filhos de Eli foi de tocar em coisas consagradas para Deus e fazer o que é pecado diante do santuário de Deus. Isso ascendeu a ira Divina que os consumiu (I Samuel 4.17). Mesmo sendo avisados não tiveram medo de continuar seus erros (I Samuel 2.34).
Muitos jovens, mesmo sendo cristãos hoje estão perdendo o temor de Deus que “é o princípio da sabedoria” (Salmos 11.10). Não importa se você é filho de alguém abençoado nem o cargo que você tem na igreja e sim se você teme a Deus de todo coração porque “de tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem” (Eclesiastes 12.13).
Jovem: tenha temor de Deus em tudo que fizer!

5- Filhos de Samuel, jovens que não honraram seu pai: I Samuel 8.1-3

Os filhos do profeta Samuel se chamavam Joel e Abias (I Samuel 8.2). Seu erro foi semelhante aos filhos de Eli, porque também se inclinaram à avareza negociando coisas consagradas a Deus (I Samuel 8.3). Eles aproveitaram que seu pai Samuel já estava velho e não conseguia ver tudo para trapacear as pessoas (I Samuel 8.1)
Vamos destacar no erro destes jovens o fato de que não seguiram o bom exemplo de seu pai e não aprenderam com a lição do castigo de Deus sobre os filhos de Eli.
A obediência agrada a Deus mais do que sacrifícios (I Samuel 15.22). Deus quer que como filhos honremos nossos pais, pois “honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa)” (Efésios 6.2). Não faça nada que venha desonrar a história de sua família ou envergonhar seus pais. Se você tem honrado seus pais lembre-se: Deus tem promessas pra você.
Jovem: não desonre sua família!

6- Absalão, um jovem que foi orgulhoso: II Samuel 15.6

O problema de Absalão começou quando seu orgulho foi ferido ao saber que sua irmã Tamar tinha sido abusada por Amnom (II Samuel 13.6-15), então Absalão tramou a morte de Amnom que também era seu irmão para se vingar do que fez (II Samuel 13.26-29). Com isso o ódio passou a habitar no coração de Absalão. Desde então Absalão esteve fugindo de seu pai, o rei Davi (II Samuel 13.37-39).
Absalão era um jovem forte, alto e muito bonito ao ponto de que “Não havia, porém, em todo o Israel homem tão celebrado por sua beleza como Absalão; da planta do pé ao alto da cabeça, não havia nele defeito algum” (II Samuel 14.25). Com isso se tornou arrogante e vaidoso. Formou seu próprio exército e andava em um carro de guerra (II Samuel 15.1). Então passou a ficar na porta da cidade de Jerusalém orientando as pessoas e conseguiu o carisma do povo para então se rebelar contra seu pai e tomar o seu trono (II Samuel 15.6).
O orgulho de Absalão foi tão grande que uma série de erros se seguiram ao ponto de o rei fugir de Jerusalém por medo do filho (II Samuel 15.14), que usurpou do seu trono e abusou das esposas de seu próprio pai (II Samuel 16.21,22). Por fim ele morreu pendurado em uma árvore quando perseguia seu pai e seu exército (II Samuel 18.9,10).
Isso tudo aconteceu com Absalão porque “a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16.18). Então o conselho que damos aos jovens é que não sejam orgulhosos nem vaidosos por seu méritos, mas que sejam humildes sempre, “porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça” (I Pedro 5.5).
Jovem: não seja orgulhoso, mas humilde!

7- Filho pródigo, o jovem que tomou uma herança antes da hora: Lucas 15.13

O filho pródigo tinha tudo para ser feliz, mas queria algo mais. Por isso pediu ao seu pai que lhe desse sua herança para ser livre e viver sua vida (Lucas 15.12). Uma herança só pode ser entregue com a morte do pai (Hebreus 9.16), então isso seria o mesmo que dizer que seu pai estava morto para ele.
O filho pródigo foi para longe de sua família e gastou tudo o que tinha chegando a passar necessidades e foi parar num chiqueiro com porcos (Lucas 15.14,15). Foi ali no meio da lama e lavagem que descobriu que estava errado e voltou a tempo para seu pai (Lucas 15.18-24). Felizmente sua história terminou bem, mas consequentemente causou muitos transtornos em sua família (Lucas 15.25-30).
Muitos jovens querem receber algo mais rápido, como por exemplo o direito de uma vida sexual ativa e então procuram fazer isso antes da hora adequada, que seria através do casamento. Mas sempre acontecem problemas quando uma herança é tomada antes da hora, pois “a posse antecipada de uma herança no fim não será abençoada” (Provérbios 20.21). Por isso aconselhamos os jovens a esperar a sua hora e receber o que lhe é devido. Confie em Deus que lhe dará a recompensa e honra por tudo o que semeou (Salmos 126.5,6).
Jovem: espere o tempo de sua recompensa chegar!

Jovem: seus erros terão consequências!

CONCLUSÃO

A Bíblia apresenta inúmeros jovens que foram um mau exemplo nos seus dias. Eles foram o que os jovens da atualidade não devem ser.
Os exemplos destes jovens nos ensinam o que não devemos fazer, como não trair nosso irmão como fez Caim, não abrir mão de nossos direitos como fez Esaú, não revelar segredos como fizeram Sansão e Dalila, não deixar de ser temente a Deus como foram os filhos de Eli, não ser desobedientes e desrespeitosos como os filhos de Samuel, não ser orgulhosos como foi Absalão e não querer receber uma recompensa ou herança antes da hora como fez o filho pródigo.

Jovem: evite erros e não sofrerá suas consequências!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp