Quando é chegada a hora


ampulheta relógio tempo

“Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem”. João 12.23

Introdução: Em vários momentos Jesus usou a expressão “chegada a hora”, para mostrar quando ainda não era o tempo e quando já era momento certo para agir. Por isso Jesus usa a mesma expressão tanto na forma negativa ‘não é chegada a hora’ como na forma positiva ‘é chegada a hora’.
Jesus é o “Pai da eternidade” (Isaías 9.6) e sabe tudo de todos os tempos antes da fundação do mundo (João 1.1). Cristo se manifestou para revelar a “plenitude dos tempos” (Gálatas 4.4). Ninguém melhor do que Jesus para nos dar exemplo para remir o tempo (Efésios 5.19). Não é à toa que a história se divide em dois tempos: antes e depois de Cristo.

Como entender o tempo?

Vamos aprender com Jesus como discernir o tempo:

1- A hora que ainda não chegou

As três vezes que Jesus disse que não é chegada a sua hora, nos mostram lições para aprender a compreender o tempo de Deus.

Quando ainda não é chegada a hora devemos:

ESPERAR: João 2.4 “Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”.
Jesus pediu Maria para esperar, pois ela não entendia o tempo Divino. Não era o momento de expor a figura de Jesus. Mesmo assim operou seu primeiro milagre naquele momento. Devemos esperar em Deus quando ainda não é chegada a nossa hora (Salmos 40.1).

PACIÊNCIA: João 7.30 “Então, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, porque ainda não era chegada a sua hora”.
Os irmãos de Jesus também o procuraram dando conselhos para se expor e mostrar quem era para todos. Mas Jesus viu que não era o momento certo de agir. A longanimidade é fruto do Espírito Santo que nos ensina a ser pacientes (Gálatas 5.22,23).

SABEDORIA: João 8.20 “Proferiu ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque não era ainda chegada a sua hora”.
Jesus estava no templo e muitos inimigos queriam uma oportunidade para pegá-lo em algum deslize. Mas Jesus mostrou sua sabedoria embora as pessoas nem sempre entendiam (João 8.22). Jesus sabia a hora certa de entrar e sair (João 8.21). Devemos pedir a Deus sabedoria para saber a hora certa de agir (Tiago 1.5).

Quando percebemos que nosso momento ainda não chegou, devemos aprender a esperar, ter paciência e buscar sabedoria de Deus.
A hora de Deus vai chegar pra você!

2- A hora do tempo oportuno

Jesus também usou a expressão positiva mostrando que já chegou a hora de Deus agir. Isso nos ensina que devemos estar atentos para entender o agir de Deus.

Quando Deus mostra que chegou a hora, devemos:

ORAR: Mateus 26.45 “Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores”.
Sempre é tempo de orar (I Tessalonicenses 5.17). Por isso, devemos estar em oração para perceber o tempo de Deus em nossas vidas. Quando Jesus viu que seria entregue, chamou seus discípulos para se preparar em oração.

AMAR: João 13.1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim”.
O amor também deve ser buscado em todo tempo. Quando estiver chegando a hora de Deus te abençoar, comece a expressar mais amor ainda pelas pessoas, especialmente por seus inimigos ou quem te persegue (Mateus 5.44).

ADORAR: João 17.1 “Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti”.
Na hora crucial da entrega de Jesus por nós ele adorou a Deus e clamou por sua glória. Quando chega a hora de Deus para nós devemos estar em posição de adoradores, fazendo tudo para a glória de Deus (I Coríntios 10.21).

Quando chega o tempo de Deus para sua vida, é o momento de orar mais, demonstrar amor para as pessoas e adorar com mais intensidade.
Aproveite o tempo de Deus para você!

Aproveite o tempo que Deus te dá!

CONCLUSÃO

Apocalipse 14.7 “dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”.

Um dia vai chegar o tempo de Deus julgar todas as pessoas e mostrar sua justiça. Nesta hora todos que foram humilhados serão exaltados e os exaltados humilhados (Mateus 23.12). Até este momento devemos viver o tempo de Deus para nós.
Jesus sabia quando era chegada a hora e quando não era o tempo certo de agir. Somente com Jesus podemos aproveitar e entender o tempo certo de agir ou de esperar (Eclesiastes 3.1-8).
O tempo humano é chamado de chronos ou tempo contável, mas o tempo de Deus é o kairós, que é o tempo da oportunidade (Atos 1.7). Então precisamos aprender a discernir o tempo para entender o tempo normal de nossas vidas e receber o tempo de Deus para nós.

Deus tem um tempo pra você!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp