O que a Bíblia diz sobre o Aborto?

feto no ventre materno

Êxodo 20.13 “Não Matarás”.
Introdução: A Palavra de Deus é muito clara quando diz que não temos autoridade para encerrar a vida de qualquer pessoa. O único que pode dar a vida e tirar é Deus (Jó 1.21). A vida humana é um dom de Deus, que nos criou à sua “imagem e semelhança” (Gênesis 1.26,27). Esta questão envolve a ética quanto à vida que pertence a Deus (Ezequiel 18.1-4).
Historicamente, podemos perceber que este assunto não é novo, mas permeia as discussões éticas e teológicas por séculos. No primeiro século da era cristã o aborto era algo comum à cultura romana, mas os cristãos primitivos não aceitavam esta prática, julgando-a como pecado.1 Vários pais da Igreja como Atenágoras e Tertuliano falaram claramente sobre o assunto doutrinando a Igreja Cristã.2 O fato de não praticar o aborto e o infanticídio foi um dos motivos do crescimento do cristianismo.3
Neste estudo estamos nos referindo à aprovação do aborto como algo lícito e comum. Os argumentos mais fortes a favor do aborto, são no caso extremo de um estupro ou quando a vida da mãe está em risco. Quanto a isso, a justiça determina o que fazer, avaliando cada situação. Descriminalizar o aborto abre precedentes para injustiças desvalorizando a vida e os filhos não devem pagar pelos erros dos pais (Ezequiel 18.1-20).

Qual o posicionamento bíblico sobre o aborto?

Vamos compreender as passagens bíblicas que orientam a respeito desta questão:

 1- O ser humano é fruto de um projeto de Deus

Jeremias 1.5 “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da mãe te santifiquei; às nações te dei por profeta”.
A vida é um milagre de Deus. Quando a pessoa é gerada no ventre de sua mãe, Deus tem um propósito para sua existência. Mesmo que tudo pareça contrário aos olhos humanos, Deus está acima de tudo e sabe todas as coisas. Mesmo uma gravidez indesejada pode se tornar uma bênção através do amor de Deus (Romanos 8.28). O propósito de Deus é maior que as desventuras humanas (Isaías 55.9,10).
Você faz parte de um projeto Divino!

2- O feto já é um ser vivo

Salmos 139.13-14 “Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.”
O texto bíblico deixa bem claro que o que está dentro do ventre de uma mulher grávida é uma vida preciosa para Deus. Quando Maria mãe de Jesus visitou sua prima Isabel, ambas grávidas, o bebê saltou dentro da barriga (Lucas 1.44). Deus nos conhece antes mesmo de sermos gerados (Isaías 49.1). A tecnologia atual dos exames de ultrassonografia mostram com clareza a vida do feto sendo gerado.
Deus te conhece antes mesmo de nascer!

3- Não devemos destruir nosso corpo

I Coríntios 3.16 e 17 “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus que sois vós é sagrado.”
Um sério perigo para quem pratica o aborto é a questão do risco de vida que se expõe. Por outro lado, o feto dentro da mulher se torna parte do seu corpo durante a gestação e não podemos destruir nosso corpo que foi criado por Deus, muito menos uma nova vida que está sendo gerada de forma inocente (João 10.10). Não podemos intentar contra uma pessoa que é criado à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 9.6).
Deus ama a criança que está sendo gerada!

4- A Prática do aborto tem origem pagã

Salmo 106.35-38 “Antes, se mesclaram com as nações e lhes aprenderam as obras; deram culto a seus ídolos, os quais se lhes converteram em laço; pois imolaram seus filhos e suas filhas aos demônios e derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã; e a terra foi contaminada com sangue”.
A Bíblia relata que os povos pagãos prestavam culto aos seus ídolos oferecendo seus filhos recém nascidos em sacrifício a estes deuses. Isso foi considerado abominável para Deus. A gravidez para o povo de Deus era considerada uma bênção do Senhor (Êxodo 23.26).

Deuteronômio 18.10  “Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria”.
A crueldade de ferir até a morte uma criança inocente é o pior tipo de assassinato. Um ato cometido sem nenhum temor de Deus.
Busque o temor de Deus antes de tudo!

5- Provocar o aborto é pecado

Êxodo 21.22,23 “Se homens brigarem, e ferirem mulher grávida, e forem causa de que aborte, porém sem maior dano, aquele que feriu será obrigado a indenizar segundo o que lhe exigir o marido da mulher; e pagará como os juízes lhe determinarem. Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida”.
Se devemos amar o nosso próximo, quanto mais uma vida que está dentro de si (Marcos 12.31-33). Quando o povo de Deus se tornou uma nação para o Senhor, Deus lhes deixou leis específicas para que não cometessem os erros dos povos que não conheciam a Deus. Dentre as leis estava a respeito de não ferir o seu próximo. Quando alguém ferisse uma mulher grávida e ela abortasse por isso, a pessoa era condenada à morte. Isso mostra que Deus não aceita o aborto e não quer que seja provocado (João 10.10).
Quem ama o seu próximo não aceita o aborto!

Diga NÃO ao aborto!

CONCLUSÃO 
Marcos 8.37 “Que daria um homem em troca de sua alma?”.
Você teve a chance de viver. Sua vida vale muito para Deus (Mateus 6.26). Do mesmo modo a criança que está sendo gerada é especial para Deus e merece esta oportunidade de existir. Não compete a nós julgar quem merece viver ou não, pois somente Deus é o Dono da vida.
Se você já fez um aborto, já apoiou alguém que fez ou ajudou a fazer, peça perdão ao Senhor e se arrependa deste pecado (Provérbios 28.13). Deus por sua misericórdia nos perdoa todos os pecados (I João 1.7-9). Mas as consequências devemos assumir (Romanos 6.23).
Não faça nem apoie o aborto!
______________________________
Fontes Bibliográficas:

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp