Acsa e as fontes no deserto

Tema: RESTAURAÇÃO 

Acsa filha de Calebe

Juízes 11-15

Introdução: Quando Josué repartiu a Terra Prometida, seu companheiro Calebe, que junto com ele foram os únicos que chegaram ao final da caminhada rumo a Canaã (Números 32.12). Mas Josué deu para Calebe a terra de Hebrom, então chamada Quiriate-Arba, que era território de gigantes, filhos de Anaque (Josué 15.13-15). Para tomar esse local, Calebe fez um desafio de quem conquistasse essa terra se casaria com sua filha Acsa (v.12). Quem conquistou foi seu sobrinho Otoniel (v.13), que se tornou o primeiro Juiz de Israel, após a morte de Josué (Juízes 3.7-11).

Acsa tinha recebido apenas terra seca como herança e agora seu pai lhe oferece como prêmio para quem ganhasse a guerra. Mas ela não se deixou ser apenas vítima das consequências da vida, nem da cultura desigual. Reagiu diante da situação e deu a volta por cima.



O que tem dado errado em sua vida?

Vamos aprender lições com a história de Acsa:


1- Disposição para mudar

v.15ª “Esta, quando foi morar com Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela. Quando ela desceu do jumento, Calebe lhe perguntou: — O que é que você quer?”

A atitude de Acsa não foi de se conformar, ela reagiu imediatamente:

Descer do jumento: v.14 “quando ela desceu do jumento”

Atitude demonstra DISPOSIÇÃO e também HUMILDADE.

O pedido: v.14b “Calebe lhe perguntou: O que é que você quer?”

Esta foi uma OPORTUNIDADE de MUDANÇA, que seu pai viu sua coragem e lhe ofereceu o que quisesse, então ela aproveitou.

Acsa teve disposição para mudar, desceu do jumento e fez o pedido ao seu pai. Isso nos ensina que devemos ser mais humildes e ter a iniciativa de fazer o nosso papel, batendo nas portas para Deus abrir (Mateus 7.7).


2- A herança – terra seca

v.15ª “Ela respondeu: — Quero que me dê um presente. Já que o senhor me deu uma terra seca, me dê também algumas fontes de água...”

Acsa tinha recebido de seu pai a terra do Neguebe, que é o deserto ao sul de Israel, por isso foi até seu pai e lhe pediu fontes de água (v.14,15).

A terra secado deserto representa:

INCERTEZAS: a solidão e secura do deserto não traz esperanças de um futuro melhor.

MEDO: a dúvida sobre o que aconteceria dali pra frente.

Existem heranças de deserto em nossas vidas que precisam ser superadas. Desde a carga genética, à cultura, o temperamento, costumes ruins e vícios que aprendemos com a família. Isso é inevitável, mas podemos reverter a situação.


3- O presente – fontes de água

v.15b “Então Calebe lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.”

O pedido de Acsa foi atendido por seu pai, que lhe deu as fontes superiores e as inferiores. Provavelmente havia oásis no deserto, que não faziam parte da herança dela, então seu pai lhe deu as superiores, porque jorravam para as inferiores, se desse somente as de baixo, alguém poderia desviar as águas de cima.

Estas fontes significam:

Fontes superiores: coisas espirituais, que vêm de cima (Tiago 1.17);

Fontes inferiores: virtudes, que devemos cultivar em nós (2Pedro 1.5);

Às vezes não conseguimos entender o motivo de crises que vivemos, reações e problemas que carregamos. Na verdade, porque estamos num deserto. Mas precisamos destas fontes que Deus quer gerar para cada um de nós.


Deus tem fontes para sua vida!

CONCLUSÃO

Se você se sente como Acsa, refém das circunstâncias e num deserto, peça ao Pai agora que Ele lhe dará fontes de vida (João 4.14) e todo deserto em sua vida se tornará em um manancial (Apocalipse 7.17).

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

MANSER, Martin e REID, Debra K. Quem é quem na Bíblia Sagrada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1ª Ed. 2013.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 45 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp