DISCIPULADO: o projeto de Jesus

-Tema: DISCIPULADO
Mateus 28.18
-Introdução: O grande imperativo de Jesus foi “fazei discípulos”. Este é o projeto de igreja praticado por Jesus. A comunidade dos discípulos se baseava em relacionamentos em torno de seu Mestre Jesus. Não faziam parte de nenhuma instituição nem fundaram um grupo religioso. Apenas andavam com Jesus.
Embora pareça utópico, uma igreja assim, não podemos ignorar este é o projeto criado por Jesus. O modelo de trabalho com discipulado, baseia-se na conivência entre discípulos e todos buscam a presença do Mestre Jesus.

Como executar um projeto de discipulado?

Vamos refletir algumas perguntas a respeito do projeto de Jesus chamado discipulado:

1- QUEM: o que é ser discípulo?

Marcos 3.14 “Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar”.
A palavra discípulo no original grego é matetés (μαθητής)1, que significa aluno e se refere aos seguidores de um pensamento ou grupo. Ser discípulo é reconhecer-se como aprendiz e seguidor. Os personagens principais deste projeto são as pessoas e não uma estrutura hierárquica religiosa.
O discipulado é o chamado cristão para seguir ao Mestre Jesus Cristo. Primeiro os discípulos devem “estar” com Jesus e viver com Ele (Marcos 3.14).
Para começar um projeto de discipulado, primeiramente é preciso tomar tempo buscando a presença do Mestre Jesus e também cuidando de pessoas.
Se você quer ser um discipulador, primeiro precisa ser discípulo de Jesus e também de algum líder espiritual, que te conduza a imitar os passos de Cristo (Efésios 5.1). Depois você precisa procurar pessoas e leva-las para conhecer a Jesus (João 1.40-45).
Como discípulos, somos irmãos e devemos caminhar juntos na presença do Senhor. O discipulado não pode acontecer sozinho, sendo preciso a companhia do próximo para aprender e ensinar os princípios do Evangelho.
O discípulo é a pessoa mais importante no projeto de discipulado!

2- ONDE: qual caminho a seguir para o discipulado?
Atos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”.
Os caminhos da missão na perspectiva do discipulado, acontecem naturalmente como Jesus orientou “indo” [ou ide, mas no original o texto é gerúndio, que indica continuidade e processo]. A palavra original para ‘ide’ é Poreuthentes (Πορευθέντες), que tem o sentido de ‘fazer o caminho2.
A mensagem central do ‘ide’ significa que por onde passarmos devemos levar as marcas do discipulado conduzindo vidas a Jesus, pois devemos fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28.18).
Então, por onde formos devemos falar do Evangelho. Os limites deste caminho missionário, começam com a presença do Espírito Santo que nos faz testemunhar onde estamos e vão “até os confins da terra” (Atos 1.8).
Se você deseja fazer discípulos, deve começar já onde estiver e continuar por onde for, procurando pessoas e junto com estas, buscar a presença de Jesus, que prometeu estar conosco sempre (Mateus 28.20) e onde estiverem reunidos dois ou três em seu nome (Mateus 18.20). Mas acima de tudo não podemos caminhar sem o Caminho que é Jesus (João 14.6).
O discipulado se faz em todo lugar, na presença de Jesus!

3- COMO: quais são os frutos?
Mateus 7.20 “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis”.
O principal objetivo de Jesus é que produzamos frutos de uma vida transformada pelo seu poder. O primeiro fruto que devemos produzir é o arrependimento dos nossos pecados (Mateus 3.8). Os frutos do discipulado passam por uma transformação do caráter para aprender o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.21-23).
Jesus disse que uma pessoa é conhecida por seus frutos (Mateus 7.16). Para produzir frutos é preciso deixar morrer a vontade da carne para viver espiritualmente (João 12.24). Também devemos permanecer na presença do Senhor, pois Jesus é a videira e Deus o agricultor, nós somos apenas ramos (João 15.1-5).
O projeto de discipulado investe o máximo tempo possível na busca dos frutos da vida cristã. Quando passamos muito tempo na igreja apenas fazendo coisas ‘para’ Deus, nem sempre conseguimos produzir frutos. Mas se simplesmente nos colocarmos à disposição do Senhor para nos usar, Deus pode fazer com que sejamos frutíferos em sua presença.
O discipulado nos faz ser frutíferos!

4- POR QUÊ: é possível alcançar a santidade?
I Pedro 1.16 “porque escrito está: sede santos, porque eu sou santo”.
No projeto de discipulado criado por Jesus, cada discípulo deveria seguir o Mestre visando o aprendizado e crescimento até ao ponto de realizar as mesmas obras ou “maiores ainda” (João).
A busca de uma vida santificada deve ser o alvo essencial para a vida cristã (Hebreus 12.14). Uma vida santificada, não significa ausência de pecado, mas sim o reconhecimento dos erros pedindo a Deus o perdão (I João 1.7). A santificação é um processo que o cristão busca por toda sua vida (Filipenses 3.13-15). Só podemos almejar a santidade ao procurar cada dia mais ser semelhante a Jesus.
O objetivo do discípulo é procurar ser como o seu mestre (I Coríntios 11.1). Jesus é santo, então precisamos buscar a santidade que vem Dele para nos ensinar a abandonar o pecado.
Cada discípulo busca a santidade reconhecendo que é pecador e precisa de Deus (Romanos 3.23). No discipulado, um irmão confessa seus pecados com o outro (Tiago 5.16) e juntos aprendem com a Palavra de Deus que nos santifica (João 17.17).
O principal objetivo do discipulado é buscar santidade!

Faça parte deste projeto de Jesus!
-CONCLUSÃO: Quando?
Agora! Faça discípulos imediatamente. Foi assim que Jesus enviou os seus discípulos para um projeto urgente. Vidas estão perecendo e precisa de ouvir o evangelho (Romanos).
O discipulado gera uma igreja saudável e cristãos maduros. Por isso é considerado uma das formas mais adequadas para os projetos de crescimento da Igreja, pois é o projeto de Jesus. Através do discipulado, somos apenas irmãos e o nosso único Mestre é Cristo3. Então não pode haver divisões e dificuldades entre os irmãos, pois não é importante a hierarquia e sim o amor em união. Jesus mesmo deu exemplo de amor humilde (João 13.1-8) e de serviço ao próximo para conquistar seus discípulos (Marcos 10.45).
Se você quer fazer discípulos, precisa aprender a caminhar com as pessoas, andar no ritmo delas e ir onde estão. Faça como Jesus que foi à beira mar para encontrar pescadores, entrou em seus barcos, enfrentou as tempestades e dali os chamou para seguir (Lucas 5.1-10).
Seja um discípulo e discipulador!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Verbete 3101, página 2290.
2 IDEM, verbete 4198, página 2366.
3 SCHWARZ, Christian A. O Desenvolvimento Natural da Igreja – Um guia prático para as oito marcas de qualidade essenciais das igrejas saudáveis. Curitiba : Editora Evangélica Esperança, 3ª ed., 2010. Páginas 6-14.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões.
Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo.
Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Licenciatura em Letras pela ISEED - Instituto Educacional Elvira Dayrell.
Extensão em Grego Bíblico pela MACKENZIE - CPAJ.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. PR.Welfany o Sr. É benção para nossas vidas,cada comentário bíblico feito tem edificado minha vida e garanto que de muitas pessoas tbm, que Deus continue te usando para honra e glória do seu nome!grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.